Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

terça-feira, 27 de abril de 2010

25 de Abril em Festa


Símbolo da Liberdade e da Democracia no nosso país, o 25 de Abril foi uma vez mais celebrado em festa na nossa escola. Também a Biblioteca se abriu a este Abril, através de uma exposição, patente na semana que antecedeu esta data, procurando contar a sua história. Foram assim expostos textos, fotografias, cartazes, livros, etc., materiais que evocam a madrugada de 24 para 25 de Abril de 1974. A par da exposição, foram ainda projectadas apresentações em power-point, que permitiram explicar o funcionamento e o alcance da censura, durante o Estado Novo, e confrontar alguns aspectos fundamentais da Constituição portuguesa antes e depois da Revolução de Abril, sobretudo no que toca os Direitos dos cidadãos. Nos dias 22 e 23, foi exibido o filme Capitães de Abril, de Maria de Medeiros. Quer o filme, quer os materiais em suporte digital foram facultados à BE pelo professor João Corticeiro, pelo que lhe agradecemos.
Mas Abril é também o mês dos Livros, e a literatura, especialmente a poesia, teve lugar de destaque nesta semana festiva: Poemas de Abril foi a actividade com que unimos a poesia e a música a esta data histórica. Projectados durante a manhã de Quinta-feira, dia 22, os Poemas de Abril proporcionaram momentos de cumplicidade à volta da poesia e das canções que se tornaram ícones da liberdade; um verdadeiro prazer de ler em voz alta (e de cantarmos juntos). Para todos aqueles que estiveram na BE nesta manhã de Abril, alunos, professores, pessoal não docente, foi uma experiência especial, resultante de uma incursão pela História, pela Língua e a Literatura portuguesas, cultivando a consciência cívica e o ideal da liberdade e da democracia.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Fórum entre Palavras - Debate Interturmas

Dia 13 de Abril, pelas 12.30h, teve lugar na BE o debate interturmas, no âmbito do 6º Fórum da Leitura e Debate de Ideias - Fórum Entre Palavras. Esta iniciativa do Jornal de Notícias tem vindo a ser acolhida pelas Professoras de Língua Portuguesa da nossa escola, há alguns anos a esta parte, permitindo associar a interiorização das regras do debate à leitura e à literacia em torno de temas da actualidade. Numa primeira fase, os debates desenrolam-se na sala de aula, dando posteriormente lugar a um debate interturmas na Biblioteca. Pró ou Contra a utilização de redes sociais? foi o tema em discussão, num frente a frente que opôs dois grupos de alunos, seleccionados das várias turmas do 7º ao 9º Ano. Ideias contrárias, mas quase sempre válidas e bem fundamentadas deram a todos os assistentes um bom momento de reflexão, a que não faltou o sentido de humor e a inteligência de algumas intervenções especialmente oportunas. Findo o debate, nova selecção reuniu um grupo de seis elementos que irá agora representar a escola na fase distrital, no próximo dia 3 de Maio, no auditório do Instituto da Juventude, em Coimbra. Boa sorte!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Lurdes Breda - momentos mágicos na BE de Arazede

Estava prometido: os meninos dos Jardins de Infância da Bunhosa e de Liceia iriam ter alguém muito especial à sua espera na BE de Arazede, no dia 13 de Abril... Lurdes Breda, escritora e divertida contadora de histórias, trazia o seu mais recente livro para lhes mostrar: O Duende Barnabé e as Cores Mágicas. Depois de uma animada conversa, e de muitas histórias e risos, todos nos sentámos e escutámos a autora que, folha a folha, contou a história do Barnabé. Contou, mas não o fez sozinha: à sua voz juntaram-se as vozes ávidas e os gestos vivaços dos seus ouvintes mais novos. E por entre as aventuras e surpresas do protagonista, a sua inventora fazia surgir uma flor, uma borboleta, uma nuvem, uma fada, símbolos coloridos por ela desenhados que avivaram ainda mais a história.
No fim, a compositora da canção do Barnabé, Lina Carregã, também ali presente, ensinou-nos a letra e a música da composição que termina a obra. E foi numa dança de roda, cantando, que todas as crianças (mesmo as adultas) concluiram este encontro. A descoberta de um bom livro é sempre uma experiência mágica.

Mulheres que Mudaram o Mundo

Generosidade, coragem, determinação são características que as tornaram verdadeiras heroínas, mostrando que não existe o “sexo forte”, mas sim seres humanos de grande força interior. Graças a esta força, elas foram Mulheres que Mudaram o Mundo. Numa exposição que esteve patente entre os dias 9 e 12 de Março, a BE deu a conhecer o rosto e a história de algumas delas. No campo da solidariedade e da paz, no campo da ciência ou da política, elas destacaram-se e nas circunstâncias em que viveram contribuíram para um mundo mais humano e justo. A exposição divulgou mulheres como Madre Teresa de Calcutá, Florence Nigthingale, inspiradora da Enfermagem moderna, Irena Sendler, heroína da 2ª Guerra Mundial, ou Helen Keller, que venceu grandes obstáculos pessoais e com o seu exemplo ajudou muitas pessoas com deficiência. Foram também lembradas algumas mulheres distinguidas com o Prémio Nobel, em diversas áreas, assim como as que se destacaram na luta pelos Direitos da Mulher, na viragem do séc. XIX para o séc. XX.



Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011