Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Uma viagem pela imaginação

A finalizar as andanças com a leitura, no fim deste ano lectivo, a BE recebeu os meninos do Jardim de Infância do Tojeiro, no dia 22 de Junho. Alguns, já de férias com as famílias, não estiveram presentes, mas para o pequeno grupo que veio descobrir a Biblioteca foi uma manhã divertida... À sua espera estavam as coloridas estantes deste espaço e uma mesa repleta para eles explorarem!


A descoberta das estantes e dos "tesouros" que por lá se escondem "abriu alas" à Hora do Conto, que sacou da prateleira o livro Adoro-te de todas as cores, de Alain Chiche.


E depois... quem quer desenhar a flor do nosso livro, na sua cor preferida?... - Eeeuuuuu!...
 

E surgiram flores de todas as cores das mãos dos meninos. Uma viagem pela imaginação! 

terça-feira, 22 de junho de 2010

O Quadro Roubado - uma viagem pela Arte

Tal como previsto, o dia 17 de Junho encerrou da forma mais bela (literalmente) um ano de convívio com livros, histórias, poemas e autores. Ilse Losa, Autora do Mês de Junho, foi o último nome deste desfile de grandes escritores, que desejámos variado, de acordo com o nosso público de diferentes idades. Da obra de Ilse Losa, destacámos O Quadro Roubado, um livro que, desde o 2º Período, nos permitiu uma incursão por diferentes áreas da cultura e por outras artes, num trabalho que se pretendeu colaborativo entre vários sectores da vida escolar.
Numa dramatização que envolveu o esforço de professores e alunos, foi recriado na Biblioteca o livro de Ilse Losa, sobre o cenário admirável de muitos quadros pintados no Clube de Artes, sob orientação da Prof. Filomena Neves, por participantes de todas as idades. A ideia desta performance surgiu no âmbito do Autor do Mês, ao escolhermos Ilse Losa e O Quadro Roubado para finalizar o ano lectivo. A prof. Filomena Neves "levou" a mensagem do livro para a sua disciplina de EVT e, pouco a pouco, foi construindo a história que viria a ser encenada.
Para além da protagonista turma do 6º A, destacou-se ainda a participação notável da Joana Bernardo, do 8º A;  a prof. São Luís encarregou-se da selecção musical, que muito contribuiu para encher de vida toda a encenação; a prof. Virgínia Azevedo explorou com as turmas do 6º Ano, nas aulas de Língua Portuguesa, o livro de Ilse Losa, pois sem a compreensão da obra e da sua mensagem essencial não seria possível reinventá-la; o prof. Jorge Silva ensinou a dança israelita com que os alunos do 6º A abriram o espectáculo, recordando as origens de Ilse Losa; a prof. Ângela Relvão preparou e projectou o power-point com os rostos dos pintores evocados durante a dramatização, cada um acompanhado de um quadro seu, representativo do movimento artístico em que se notabilizou;  a prof. Aurora Martelo resposabilizou-se pelos textos informativos sobre os vários pintores e movimentos relembrados, que alguns alunos/ actores disseram durtante o espectáculo, em sintonia com a projecção; em cena, com os alunos, estiveram ainda as profs. Filomena Neves e Ângela Relvão; o prof. João Corticeiro foi o nosso cameraman, realizando a filmagem deste momento especial; a D. Alice Silva, assistente da nossa Equipa, tratou do espaço da BE, antes e depois do espectáculo... E até o Louis Pires, do 9º B, prestável e simpático como sempre, ajudou a arrumar tudo no fim.
A todos quantos estiveram connosco e nos apoiaram (pais, alunos, professores e assistentes operacionais) o nosso agradecimento. São experiências como esta que reavivam o gosto pela Literatura, e, recordando o Professor Cardoso Bernardes, alimentam em nós a paixão de a ensinar.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Garrett e o Romanceiro

Autor do Mês de Maio, Garrett levou-nos a viajar no tempo e a (re)descobrir a sua poesia de palavras intensas e vivas, a sua personalidade apaixonada: uma aproximação ao Romantismo guiada apenas pelas sensações trazidas pela poesia. Numa fase de estudos mais avançada, os alunos reencontrarão o poeta, a sua época e o complexo movimento em que se formou a sua obra. Por agora, o contacto com este autor centrou-se principalmente no Romanceiro, tendo os alunos do 5ºA, 6ºA e B e 7º A preparado nas aulas de Língua Portuguesa diferentes dramatizações inspiradas nos romances «A Nau Catrineta», «Bela Infanta» e «Donzela que vai à guerra». Aliando a poesia à música e às imagens projectadas, o resultado foi encantador.

Os nossos amigos animais...

Na sequência do encontro com o poeta popular Manuel Teixeira, que nos visitou no passado dia 20 de Maio, os alunos da EB1 das Faíscas, que estiveram na BE nessa manhã, produziram desenhos inspirados num dos poemas do autor: «Os direitos dos animais». Neste início de Junho, temos em exposição esses belos desenhos, acompanhados dos livros que Manuel Maria Teixeira, gentilmente, ofereceu à BE.

Ilse Losa - Autora do Mês de Junho

Estamos a chegar ao fim deste ano lectivo, marcado pela (re)descoberta de tantos autores e importantes obras; alguns deram-nos o privilégio da sua visita e pudemos conhecê-los pessoalmente, outros, mais distantes no tempo ou na geografia, visitaram-nos através da sua obra intemporal.
Junho foi reservado a Ilse Losa, um dos maiores talentos da Literatura portuguesa para a Infância, que enriqueceu o nosso património literário com a densidade humana das suas memórias e a riqueza de uma vida que espelha a história da Europa do séc. XX.
O Quadro Roubado foi o livro que, do conjunto da sua obra, escolhemos para relembrar a escritora, no habitual ciclo de leitura em diferentes contextos: da BE para as aulas de EVT ou para o Clube de Artes e destas para Língua Portuguesa; da Pintura à Literatura; da Literatura ao Teatro e à Música e novamente à Pintura... Ao longo de um período que se vem estendendo desde o início da Primavera, estamos, em espírito de equipa, a preparar uma dramatização muito especial, inspirada n' O Quadro Roubado, de Ilse Losa.
A colaborar connosco estão ainda o Clube de Fotografia e Vídeo, o Clube de Música e a disciplina de Ed. Física. Tudo agendado para dia 17 de Junho, na última semana de aulas.

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011