Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

sábado, 18 de dezembro de 2010

Semana do Livro e da Leitura - momentos para recordar...


Abertura da Feira do Livro: actuação musical do 8º B
Hora do Conto: Elmer, de David Mackee (história projectada pelo 8º B).


Na Feira do Livro



No último dia da Semana do Livro e da Leitura, houve teatro na BE: «A Festa do Mar», pelos jovens da APPACDM de Montemor-o-Velho.


Bem-vindos à nossa Festa!


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Saber navegar para saber aprender

Os alunos do CEF Informática apresentaram recentemente uma breve mas importante acção de formação para os nossos utilizadores do 5º e do 6º Ano, com a ajuda da professora Catarina Tavares, coordenadora do PTE. Tendo como preocupação essencial a segurança na Internet, «Saber navegar para saber aprender» foi o tema proposto pela BE, desafiando a turma do CEF e a professora Catarina a explicarem aos mais novos, de uma forma interactiva, os principais cuidados a seguir na utilização da Web. Ao mesmo tempo que nos proporciona ferramentas fantásticas de pesquisa e de comunicação, a Internet esconde perigos que todos devem conhecer. Sabem o que é o Phishing? E com o Chat, que precauções devemos ter?


As turmas participantes mostraram interesse e interagiram com os colegas mais velhos. Esperamos que tenham apreciado esta iniciativa!

Sophia de Mello Breyner - autora de Novembro


Aproxima-se o Natal e com ele a nostalgia das grandes histórias. Algumas delas encheram a nossa infância escolar e, ciclicamente, vêm visitar-nos na infância dos nossos alunos. Quem não recorda A Fada Oriana, O Cavaleiro da Dinamarca, A Menina do Mar?... Mas Sophia é autora de uma obra magnífica e diversificada, em que a Poesia se destaca, através de livros como O Búzio de Cós, Dia do Mar ou No Tempo Dividido.
Os alunos do 5º A e B tomaram contacto com a autora nas aulas de Língua Portuguesa e, utilizando os recursos da BE, ficaram a saber mais sobre a sua vida e obra. Ao longo das semanas de Novembro, foram preenchendo o placard do Autor do Mês, com informações biográficas, fotografias, poemas e trechos narrativos que deram a conhecer a todos quem é e o que escreveu Sophia de Mello Breyner.
Da descoberta feita pelos alunos, destacou-se A Noite de Natal, que as duas turmas leram e recomendam!


Folhas Dispersas

No ensejo de incentivar os alunos à produção escrita, a BE inspirou-se no Outono, que enche a natureza de tantas cores e formas, de modo especial nesta nossa região do baixo Mondego. «Folhas Dispersas» foi o mote com que partimos à conquista de talentos mais ou menos escondidos do nosso Agrupamento: quantas vezes se ocultam numa gaveta envergonhada textos interessantíssimos, pouco elaborados, mas sinceros e cheios de emoção? É essa simplicidade povoada de palavras fortes e ousadas que faz o encanto destes textos. Já recebemos algumas «folhas dispersas» da autoria de alunos do 7º e do 8º Anos, que nos surpreenderam. De características diversas, do Diário à Poesia ou à simples reflexão pessoal, reservámos um espaço na BE para mostrar estes textos e divulgar os seus jovens autores. Vale a pena ler!

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011