Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Maria Alberta Menéres - autora do mês de Janeiro

Ao longo deste mês que agora termina, os alunos do 5º e do 6º Ano estiveram a descobrir e a aprofundar o conhecimento desta grande senhora da literatura para crianças. Autora de uma vasta obra, com muitos títulos célebres, Maria Alberta Menéres contribuiu também para manter viva a literatura de tradição oral.

Alguns dos seus livros estiveram em destaque na BE, durante as semanas de Janeiro, mas não estacionaram por muito tempo junto ao placard do «Autor do Mês»: andaram de mão em mão, requisitados pelos leitores do 5º Ano, que foram completando a exposição com informações e fotos sobre a autora e a sua obra.


No dia 26 de Janeiro, o 5º A veio à BE para uma aula diferente: quem quis leu em voz alta um trecho de uma obra da autora, partilhando o livro que andou a ler durante este mês, e apresentou o livro à turma. A antologia De que são feitos os sonhos?, que reúne alguns dos mais importantes nomes da literatura infanto-juvenil portuguesa, com pequenos textos autobiográficos de cada autor, deu o mote para esta aula de homenagem a Maria Alberta Menéres.


Em breve, e para encerrar da melhor forma esta incursão pela obra de Maria Alberta Menéres, as turmas do 6º Ano e os respectivos professores de Língua Portuguesa irão exibir na BE uma exposição de trabalhos manuais inspirados no livro Ulisses, que têm vindo a explorar nas aulas daquela disciplina. Os trabalhos resultam da colaboração entre várias disciplinas. Daremos notícias; fiquem atentos!

Como tudo começou...

Cem Histórias à Janela é o título de mais um maravilhoso livro de António Torrado. Contadas à maneira deste autor, estas histórias são um desfile de curiosidades, personagens e peripécias que se oferecem ao olhar do escritor, debruçado à janela, sobre a realidade. 

O grupo 1 da EB1 da Bunhosa esteve na BE, no passado dia 25 de Janeiro, para se deliciar com uma destas  histórias: «Como tudo Começou». Depois de uma volta pela Biblioteca, descobrindo a organização das estantes de acordo com os diferentes assuntos, e para não se esquecerem de «como tudo começou», os nossos visitantes completaram os marcadores de livros que levaram consigo. Boas leituras!

Sou Especial porque Sou Eu

Este livro é sempre uma boa escolha, chegada a Hora do Conto: os leitores seguem as expectativas e desilusões sucessivas do protagonista, um menino que cada dia experimenta a rejeição dos colegas, que o remetem sempre para papéis secundários nas brincadeiras. A Mãe ajuda-o a ver cada situação pela positiva e devolve-lhe a confiança. Até que o menino inventa a brincadeira mais divertida de sempre - e todos participam alegremente. Dá que pensar a pequenos e grandes.

A turma do 1º CEB das Faíscas veio à BE, na tarde do dia 21 de Janeiro, para ouvir esta história. Antes de começar, o tema de conversa foram as brincadeiras preferidas de cada um e o modo como nelas participavam...

E a história do Ivo foi ainda mais interessante.

No fim, um folheto especial, distribuído por cada aluno, apresentou-lhes o desafio de se desenharem a si próprios na sua brincadeira favorita. E houve desenhos muito giros!







terça-feira, 18 de janeiro de 2011

«O Príncipe Feliz»





Foi ainda em Dezembro que o 4º Ano da EB 1de Arazede veio à BE. Na Hora do Conto, todas as atenções se voltaram para o belíssimo conto de Oscar Wilde, «O Príncipe Feliz». Uma história forte e emocionante que nos interpela sobre o que é verdadeiramente valioso na nossa vida. Da leitura resultaram as ilustrações que, no início deste 2º Período, estiveram expostas na BE.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

«Uma Árvore no Paraíso»

Em tempo de Reis, o grupo do 5º C de EMRC veio apresentar  uma peça de teatro à BE, convidando-nos a pensar sobre o Natal. Será que os anjos fazem árvore de Natal? Que presentes lá colocam? O que fará mais falta à Humanidade?



Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011