Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 25 de março de 2011

Poesia é Alegria!

No dia 21 de Março, o calendário une a Poesia e a Floresta, convidando-nos facilmente a associá-las na mesma homenagem. Assim foi entre nós: articulando a BE, a disciplina de Língua Portuguesa e o Projecto Bué d'Eco, deu-se a voz à Poesia, em sessões que, ao longo dos dias 21 e 22 de Março, reuniram na BE 2 ou 3 turmas de cada vez, de idades e níveis diferentes, para uma partilha de poemas entre alunos e professores. E também a Música se associou à festa em algumas ocasiões.
Relembremos que Março foi por nós escolhido como o Mês da Poesia, desafiando os alunos a pesquisarem sobre poetas de língua portuguesa, extrapolando a sala de aula e inundando a escola com um rio de palavras e de música.
No âmbito do Dia Mundial da Floresta, a Árvore foi protagonista, nos versos de diversos poetas portugueses do séc. XX, entre os quais, António Gedeão. Mas outros temas universais e apaixonantes andaram de boca em boca: o Amor, a Amizade, o Sonho, a própria Poesia... Seguindo as palavras no papel trémulo, ou na projecção, quem quis levantou-se para dizer o seu poema preferido. As mantas estendidas no chão foram um convite à escuta e à simples  fruição da alegria que a Poesia também pode ser. 
Mas a Poesia chegou ainda à Sala de Professores, numa pequena mas agradável experiência. É que nem só os professores de Letras dizem Poesia e gostam dela... No fim, a professora Conceição Luís brindou-nos com a inigualável canção «Águas de Março», de Tom Jobim. Soube-nos a pouco «e, portanto», como diria o Sérgio Godinho, soube-nos «a tanto».










sexta-feira, 18 de março de 2011

Teatro na BE - Lily e a sua carteira de plástico roxa, de Kevin Henkes


O Grupo de Teatro da Biblioteca Municipal de Cantanhede veio apresentar na nossa biblioteca a peça Lily e a sua carteira de plástico roxa, baseada no livro infantil de Kevin Henkes. A representação decorreu no dia 16 de Março, por volta das 15.00 horas, perante cerca de 30 alunos do 1º CEB. Inspirando-se no tema da indisciplina na sala de aula, o Grupo presenteou o nosso público com momentos muito divertidos e que, ao mesmo tempo, convidavam à reflexão: Lily, a protagonista, é irrequieta e conversadora, e nem sempre acata as chamadas de atenção do professor... Um dia, resolveu vingar-se, mas, ao ler o carinhoso bilhete que o professor lhe colocou na sua carteira nova, viu-se com um grande peso de consciência... Com a ajuda dos Pais, teve que enfrentar o seu erro.
Uma história em que os alunos se revêem e reconhecem muitas cenas do seu quotidiano escolar, mas que os leva a ver do outro lado esses acontecimentos, focando o valor da amizade e da lealdade, que são mais importantes do que qualquer egoísmo. 
De destacar, para além do talento das actrizes, a brilhante actuação da nossa aluna Mariana, do 2º Ano das Faíscas, que aceitou participar na peça, de improviso, a convite do Grupo de Teatro. Os aplausos foram o prémio bem merecido de todas. Parabéns!









sexta-feira, 4 de março de 2011

Cor e alegria na BE


De mãos dadas com o Carnaval, a Poesia já cá canta. Não apenas a Poesia das palavras. Poesia também é cor e alegria, é vida. Os meninos do 1º CEB aqui da escola-sede deram-nos o prazer destas pinceladas poéticas, que abrem da melhor forma este mês de Março. Vejam lá se não é verdade!






Março - Mês da Poesia

Na BE de Arazede, definimos o mês de Março como o mês da Poesia. O desafio foi lançado, para que cada aluno, dos mais novos aos mais crescidos, pesquisasse sobre um poeta de língua portuguesa (seu conhecido ou nem tanto) e desse a conhecer à escola essa aprendizagem: o que pretendemos é que cada um apresente uma página com um retrato do poeta, um breve parágrafo biobibliográfico e um qualquer poema do autor. Os trabalhos irão sendo expostos na BE ao longo deste mês e assim celebraremos o dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, com a participação de muita gente...

Para além da pesquisa, propomos também a produção de poemas pelos alunos, no âmbito da actividade «Folhas Dispersas». Os melhores textos serão expostos, juntamente com os poemas de autores consagrados: inspirem-se!


Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011