Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Um final feliz


Com Abril a despedir-se, recordamos o Autor do Mês com que, entre outras iniciativas, assinalámos também o Dia Internacional do Dia Infantil: António Torrado. Um dos seus mais recentes livros, Cem Histórias à Janela, deu origem a uma experiência de Oficina de Escrita, com os alunos do 1º CEB das Faíscas e do Tojeiro, cujos trabalhos têm estado expostos na BE. O ponto de partida foi a história «Mal por Mal», para a qual os alunos foram desafiados a escrever e a ilustrar um final mais desenvolvido. Que o malvado Rei desta história mudou e se tornou bondoso e justo, todos ficamos a saber, que o autor assim o assegura. Mas... que coisas fez ele para se tornar tão amado e admirado pelo Povo? As ideias não se fizeram esperar, dando os nossos pequenos autores a conhecer um «reino» muito divertido!


sábado, 9 de abril de 2011

Era uma vez...

Foi no passado dia 2 que se assinalou o Dia Internacional do Livro Infantil e, na BE, não podíamos esquecer essa data tão especial. Para a comemorar, contámos com a presença de dois grupos diferentes para dois livros diferentes. No dia 5 de Abril, os alunos do 7º B dinamizaram a Hora do Conto com a professora bibliotecária, dramatizando a belíssima história de Carmen Gil A Princesa que Bocejava a toda a Hora.   Contribuiram para esta actividade as professoras de Área de Projecto (Directora de Turma) e de TEP e ainda o ATL. À sobriedade das palavras uniu-se a simplicidade dos gestos, num mesmo ritmo, com que procurámos cativar os nossos pequenos espectadores/ ouvintes: o 1º Ano da EB1 de Arazede, o 1º CEB das Faíscas e os alunos da Educação Especial. Todos ficaram rendidos. Mais uma vez, sentimos a grata experiência do envolvimento, numa mesma actividade, de alunos de idades e níveis distintos. Os alunos do 7º B, que já vimos brilhar em anteriores encenações, sentiram a responabilidade do momento e... arrasaram; os nossos "hóspedes" nem pestanejavam...





No dia 6, as turmas do 5º B e do 5º C, às quais se juntaram novamente os alunos do 1º CEB da escola-sede e da Educação Especial,  assistiram à dramatização de Gil Moniz e a Ponta do Nariz, um conto tradicional português, adaptado por António Torrado. O 5º A deu vida à história, nas aulas de Língua Portuguesa, e encheu a BE de risos, com a lábia do Gil Moniz - «não faças o que ele faz, nem queiras o que ele quis!» - e a indignação das Comadres... Foi uma outra forma de ler e conhecer António Torrado,  Autor do Mês de Abril.




Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011