Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

sábado, 21 de maio de 2011

À volta de uma boa história

Esta semana, no passado dia 17, recebemos na BE a avó do André Oliveira, aluno da turma do 1º CEB das Faíscas. Desafiada a contar uma história aos nossos visitantes deste dia (o grupo da EB1 dos Resgatados e o das Faíscas), D. Vitalina prendeu a atenção de todos e encantou-nos com a sua versão de «Os Dez Anõezinhos da Ti Verde Água». Seguindo o ritmo pausado e o discurso vivo e alegre da avó, os miúdos nem pestanejavam...
Estalou a primeira salva de palmas, e o André exclamou: «Ó avó, conta a dos soldados!» E a avó foi contando mais uma e mais outra, satisfazendo todas as solicitações. Seguiram-se as adivinhas; pequenos e grandes entusiasmaram-se na resolução dos enigmas.
Mas o gosto de contar contagiou alguns elementos do público! O Tomás, o Gonçalo e outros meninos dos Resgatados fizeram questão de nos contar as suas anedotas preferidas.

Uma tarde bem passada, esta em que a BE foi ponto de encontro de diferentes gerações, à volta de boas histórias. O nosso agradecimento especial à D. Vitalina, esperando que estas experiências encorajem pais e avós da nossa comunidade a partilharem o seu saber com os mais novos.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Cinema em várias línguas na BE

Em plena Semana das Línguas, na EB 2/3 de Arazede, a BE faz-se sala de cinema para exibir, ao longo destes dias, três belíssimos filmes com que procuramos homenagear e divulgar as três línguas/ culturas estrangeiras ensinadas na nossa escola: Inglês, Francês e Espanhol. Assim, seleccionámos obras notáveis do cinema internacional, como são O Encantador de Cavalos, de Robert Redford (1998), A Turma , de Laurent Cantet (2008), e  Volver, de Pedro Almodóvar (2006), com que, de forma descontraída, esperamos enriquecer culturalmente os nossos alunos.


terça-feira, 10 de maio de 2011

Conta-me como foi... o 25 de Abril

Encerrando-se, este ano, a interrupção da Páscoa com o dia 25 de Abril, nem por isso deixámos passar em branco esta data histórica, que foi por nós relembrada e celebrada nos primeiros dias de Maio. A BE foi, como nos anos anteriores, um dos espaços centrais dessa homenagem: «Conta-me como foi... o 25 de Abril», seguindo a sugestão da famosa série televisiva, foi o repto para uma actividade dinamizada em cinco sessões, na BE, pelos professores de HGP e de História, entre 2 e 6 de Maio. Sessões diferentes, para diferentes públicos, do 5º ao 9º Ano, dando asas ao estilo de cada professor.



E aconteceram interessantíssimas aulas de História, que foram também importantes momentos de formação cívica, em que os factos e os locais, as datas e os rostos, surgiam por entre episódios relatados na 1ª pessoa. Na última sessão, dia 6, os alunos do 9º Ano foram surpreendidos, já na BE, pelo "comunicado do MFA", através de um megafone que se fez ouvir no pátio principal da escola. Foram às janelas: do Triunfh de 1974 que percorria o pátio, saía o megafone com a voz de um "capitão".

Passados instantes, dois "soldados" "tomam a BE", apagam as marcas da Ditadura (proibições e regras sociais controladas pela PIDE, afixadas num placard) e proclamam algumas leis da Constituição Portuguesa, aprovada com a Democracia. No espírito do momento, alguns alunos ofereceram cravos aos dois soldados, que logo os colocaram nos canos das "armas". Afluiram outras turmas e professores à BE, atraídos pelo movimento fora do comum. E a aula de História prosseguiu, marcada pela música  e pela emoção.  Deixamos aqui mais alguns registos dessa tarde:










Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011