Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Leituras Divertidas

Na despedida de mais um ano de leituras, os alunos das três turmas do 5º Ano prepararam, com as respectivas professoras de Língua Portuguesa, uma série de dramatizações que apresentaram na BE, no dia 21 de Junho, à tarde. Abrindo as asas da imaginação, e usando materiais muito simples, cada grupo deu nova vida à leitura que escolheu.  
O 5º C abriu este leque de histórias com a Nau Catrineta, «que tem muito que contar»... 

Seguiu-se a história cómica de António Torrado «Nove vezes nove? Oitenta e um, sete macacos e tu és um»,  dramatizada pelo 5º B...


O 5º B revisitou ainda a História da Carochinha...

Da História com Reis, Rainhas, Bobos, Bombeiros e Galinhas (peça de teatro de Manuel António Pina) foi dramatizado um excerto pelo 5º A...

E, por fim, o 5º A fechou o livro de histórias com a Nau Catrineta, numa dramatização diferente da primeira.


Boas férias e boas leituras!










sábado, 25 de junho de 2011

Hora do Conto - Um Presente Diferente


Um Presente Diferente, livro infantil de Marta Azcona e Rosa Osuna, fez a Hora do Conto nos Jardins de Infância da Bunhosa e de Liceia, no passado dia 21 de Junho. Reflectindo sobre a desilução, a obra mostra como as crianças têm a capacidade de usar a imaginação e de valorizar as coisas simples, descobrindo nelas uma fonte de diversão cheia de surpresas.  
Quem acompanhou com todo o interesse a história foram os meninos da Bunhosa e de Liceia, que ajudaram a professora bibliotecária a contar e foram dialogando com o livro.

No dia do seu aniversário, o Marcelo recebeu um presente que o deixou um bocadinho decepcionado... Teria preferido um brinquedo divertido, mas dentro do embrulho estava um pedaço de tecido que sobrara das cortinas do seu amigo Tristão! Mas, ao longo das páginas, o estranho presente vai, afinal, revelar-se magnífico: em cada brincadeira, os dois amigos descobrem a utilidade deste pedaço de pano, que se transforma num pára-quedas ou na vela de uma barco.
Para estes tagarelas, isso é a coisa mais natural do mundo. Até associaram esta história à prática da reciclagem. Os meninos de Liceia tinham em exposição os brinquedos que construíram com materiais recicláveis, mostrando que a imaginação pode ser mágica!




terça-feira, 14 de junho de 2011

Qual é a medida do Amor?

A leitura da peça de Alice Vieira Leandro, Rei da Helíria, pelo 7º A e o 7º B, nas aulas de Língua Portuguesa, motivou o debate sobre a mais autêntica forma de demonstrar o amor. Iludido pelas doces palavras das filhas mais velhas, o Rei Leandro julgou injustamente a mais nova, que lhe manifestou o seu amor através de uma comparação: o pai era para ela tão importante como o sal é para a comida... Mais tarde, percebeu a filha e verificou que era aquela que mais o amava.

Afinal, qual é a medida do Amor? Caberá ele nas palavras mais belas, ou esconde-se nos gestos simples do dia-a-dia? Serão as palavras desnecessárias? Só as acções contam? Quem não gosta de uma palavra simpática e afetuosa? Mas bastará isso para provar a amizade? Do universo do livro para a vida real, o debate ultrapassou as personagens, representadas por alguns alunos, e desafiou os restantes elementos das duas turmas, que se encontravam a assistir.

De realçar o empenho com que foram defendidos os diferentes pontos de vista pelo actores:
João Almeida (Rei Leandro), Inês Agostinho (Hortênsia), Soraia Silva (Amarilis), Mafalda Eulálio (Violeta), Rafael Trindade (Bobo),Tiago Santos, José Mendes, Daniel Mendes (Príncipes), André Santos (Pastor).

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Histórias do Tempo dos nossos Avós

Também a BE montou a sua barraquinha na Feira do Tempo dos nossos Avós, que fez da última quinta-feira uma festa, aqui na EB 2/3 de Arazede. Gil Moniz e a Ponta do Nariz (António Torrado), pelo 5º A, A História da Carochinha, pelo 5º B, e O Freguês Caloteiro (António Torrado), pelo 6º B, foram as dramatizações que atraíram à tenda da BE visitantes de todas as idades.



A tarde passou rápido e no fim  tínhamos ainda muito para oferecer aos nossos "fregueses". Mas as feiras são assim mesmo... Juntámos, em frente ao nosso toldo, crianças de diferentes níveis de ensino, pais, avós e professores. Valeu a pena!

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Um olhar sobre os Direitos da Criança

Depois da festa que animou a criançada no dia 1 de Junho, a reflexão: a turma do 1º CEB das Faíscas, desafiada pela BE, inspirou-se no livro de Maria João Carvalho e aprofundou o olhar sobre os grandes princípios dos Direitos da Criança. Numa sessão de grande qualidade, os nossos caloirinhos apresentaram esta tarde na BE a forma como vêem e sentem alguns desses princípios.



A assistir estiveram os alunos do 5º A e os alunos da Educação Especial, para além de alguns professores. Os trabalhos desenvolvidos, com a ajuda da professera Paula e da professora bibliotecária, serviram-se de diferentes suportes e diferentes formas de linguagem, desde a Banda Desenhada à poesia visual, passando pelos powerpoints. 



A iniciar a sessão, a adaptação do livro de Maria João Carvalho ao formato digital, pelo professor Paulo Gomes, facilitou a leitura pelo público e permitiu apreciar melhor as belas ilustrações de Carla Nazareth. A Bruna e a Lara, ambas do 1º Ano, leram o livro em voz alta, como gente grande...

Durante a apresentação de trabalhos, os alunos mais crescidos do grupo interpelaram a assistência sobre conteúdos explorados e contaram com alguns braços no ar...

No fim, o André, um dos elementos do grupo, distribuiu os marcadores de livros que produziram, oferecendo um a cada aluno do público.



Um momento muito enriquecedor para todos. Até para os adultos.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A não perder, em Junho...

Ao longo deste mês, várias actividades merecem o nosso destaque, na BE: já no próximo dia 3, assinalamos o Dia Mundial da Criança, com «Um Olhar sobre os Nossos Direitos», apresentado pelos alunos e a professora do 1º CEB da escola-sede.

No dia 9 a BE integra-se na Feira do Tempo dos nossos Avós, com que anualmente o Agrupamento promove o convívio e a partilha de saberes e tradições entre toda a comunidade educativa. Também a BE terá a sua «barraquinha» na Feira, sob o mote «Histórias do Tempo dos nossos Avós»: leituras no jardim, fantoches e outras dramatizações, provérbios, adivinhas...

Já no dia 13 de Junho, assistiremos a um debate na BE, conduzido pela prof. Madalena Leite, sob o tema «Qual é a medida do amor?» A interrogação surge da leitura orientada de Leandro, Rei da Helíria, de Alice Vieira, e interpela Pais e Filhos. Por isso, convidámos os Pais e Encarregados de Educação do 7º A e e do 7º B a juntarem-se a nós neste dia...

Espaço ainda para a Exposição «Os Melhores Atletas Portugueses de Todos os Tempos», que exibirá trabalhos dos alunos, sob orientação dos professores de Educação Física, e para mais uma mostra de textos dos alunos, no âmbito do desafio «Folhas Dispersas».

Tudo razões para não perder de vista a nossa BE, nesta recta final do ano lectivo!

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011