Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Partilhar histórias

Esta tarde, tivemos na BE a visita dos meninos da EB1 do Viso, que se encontraram com o grupo da Educação Especial. À chegada, uma nuvem de palavras projetava-se na parede e fazia-os adivinhar o sentido das histórias que iam escutar.
Os alunos anfitriões representaram para eles a lenda de S. Martinho, coroada com a entoação de uma melodia tradicional, em que todos participámos. Os meninos do Viso, claro, já conheciam o S. Martinho e o seu gesto de partilha, por isso, gostaram de ver esta dramatização que o grupo da Ed. Especial tinha preparado para eles.
O que nenhum dos dois grupos conhecia era a lenda da Princesa Zudeida, a linda moura de Montemor-o-Velho que a Lurdes Breda recriou num dos seus livros. Esta história de amor e coragem, pontuada pelos palpites curiosos dos nossos ouvintes, completou a mensagem que eles adivinharam, no início.
Para recordarem essa mensagem e as histórias partilhadas na BE, tínhamos para todos os participantes um marcador de livros preenchido com a "nuvem" que se refletia na parede...

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Desenvolver e organizar um trabalho

Aqui ficam algumas dicas que apresentámos aos alunos do 9º Ano, mas que são úteis a todos! Cliquem e... organizem-se.

 

domingo, 20 de novembro de 2011

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Concurso "Uma História de Natal"

Está aí, desde o início deste mês, a 5ª edição do concurso "Uma História de Natal", com que desafiamos os alunos do 2º e do 3º CEB a escreverem, partindo da sua imaginação e experiência. Esperamos pelas vossas participações! Sejam criativos e... mãos à obra!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Pesquisando...

Lançado o repto aos alunos do 9º Ano, as turmas do 9º A e do 9º B mergulharam nos trabalhos de grupo com vista à preparação da leitura de Os Lusíadas. A pesquisa, em suporte bibliográfico e informático, ocupou uma aula prática na BE, durante a qual a professora Aurora as orientou. Do receio inicial  perante a ambição dos temas propostos, alguns alunos ganharam entusiasmo e revelam maior à-vontade, pensando já na forma como irão apresentar o trabalho na sala de aula.

Camões, autor do mês de novembro, será muito bem relembrado aqui na BE, com os contributos dos alunos do 9º Ano, que o darão a conhecer. Fiquem atentos!

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O 9º Ano sugere...

Ao longo das últimas semanas, vários têm sido os escritores destacados nas aulas de Língua Portuguesa e também na BE. Das leituras e pesquisas levadas a cabo pelos alunos, há nomes que permanecem, através de registos e de trabalhos criativos, com que estes nossos pupilos incentivam a comunidade escolar à descoberta dos autores e das obras.
O 9º A e o 9º B trouxeram para a BE os trabalhos que desenvolveram a propósito da leitura de O Velho e o Mar, de E. Hemingway.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Saber - Um poder para a vida

A encerrar o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, e sob o tema "Desenvolver e Organizar um Trabalho", a BE dinamizou quatro sessões formativas para as turmas do 9º Ano, com a colaboração das respetivas docentes de Língua Portuguesa e o apoio dos docentes de Formação Cívica. Com o objetivo de ajudar a consolidar algumas regras essenciais para a realização de um trabalho de pesquisa em grupo, estas sessões tentaram contemplar todas as etapas a ter em conta na sua consecução: desde o contacto com a bibliografia recomendada, ou a avaliação de sítios na internet, até à elaboração do trabalho escrito, sem esquecer a dinâmica da apresentação na sala de aula.
Numa iniciativa planificada em conjunto entre as docentes de Língua Portuguesa do 9º Ano e a professora bibliotecária, foi feito um levantamento bibliográfico no âmbito de diversos temas para trabalhos de pesquisa sobre Camões e a sua época, que ajudem a contextualizar, histórica e culturalmente, a produção de Os Lusíadas. A partir daqui, os diferentes grupos de alunos irão desenvolver os seus trabalhos, com o acompanhamento da BE. A tónica deste apoio estará na seleção e tratamento de informação, na organização dos textos produzidos nesse processo e na orientação de soluções para apresentação dos trabalhos em sala de aula.
Ler, selecionar e tratar criticamente a informação, transformando-a em conhecimento - competências para a vida.

Exposição de trabalhos dos alunos da Educação Especial


Depois das reflexões em torno da alimentação, no que toca os nossos bons e maus hábitos, permaneceu na BE, na última semana de outubro, uma mostra de trabalhos, pelos alunos da Ed. Especial, que assim partilharam com toda a escola as suas aprendizagens, sensibilizando-nos para a importância de uma alimentação saudável. Para além dos trabalhos expostos, foram colocados à disposição dos mais novos dois "quantos-queres", com surpresas "alimentícias", e, para todos, muitos cartões com mensagens a não esquecer nesta matéria...

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011