Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Vamos falar de profissões: uma incursão pelo mundo do trabalho

No seguimento da reflexão em torno da orientação vocacional, recentemente proporcionada aos alunos do 9º Ano, a BE organizou um breve encontro entre estes alunos e alguns membros da comunidade que, tendo uma vida profissional (ou estando a preparar-se para ela), vieram falar sobre as profissões que abraçaram. Entre nós, tivemos hoje a D. Edite Santos, Auxiliar da Ação Médica no Hospital Rovisco Pais, na Tocha (mãe do José Rodrigues, do 9º D ), a Enfermeira Gina Pessoa, do Hospital dos Covões, em Coimbra, nossa ex-aluna (irmã da Ana Pessoa, do 9º B), e o Guilherme Silva, estudante de Economia da Universidade de Coimbra, igualmente nosso antigo aluno (filho da Assistente Operacional da BE, D. Isabel Jesus). A ideia foi trazer à BE familiares ou amigos dos nossos alunos, a fim de os fazer pensar sobre a realidade do mundo do trabalho, as responsabilidades inerentes à vida profissional e, sobretudo, a importância da formação, inicial e ao longo da vida.
Os testemunhos dados pelos nossos convidados foram acompanhados atentamente pelos alunos do 9º Ano, que conheceram episódios do quotidiano de um Hospital, pela perspetiva das profissionais presentes, e as  razões pessoais que têm orientado as escolhas do nosso futuro economista. Como ideias essenciais, foi frisada a necessidade de escolher conscientemente, sem ignorar a vocação pessoal de cada um; o valor das experiências e aprendizagens que, desde a adolescência, podem ajudar-nos a crescer;  o sentido de responsabilidade na gestão do estudo e da diversão, sem perder de vista o objetivo profissional que se persegue.
Foi uma sessão muito interessante e enriquecedora, com que esperamos ter dado mais uma achega à reflexão vocacional dos alunos do 9º Ano desta escola. Agradecemos aos nossos três convidados a generosa colaboração.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011