Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 9 de março de 2012

Um dia em cheio

E chegou ao fim mais uma Semana da Leitura, que nada mais quis ser do que um tempo dedicado aos livros, às histórias, aos poemas, abrindo espaço à descoberta e ao gosto de ler. Muitas foram as atividades e as vozes que se cruzaram ao longo desta semana, em diferentes espaços da nossa escola e para diferentes públicos.

Em cada manhã, a BE foi palco de sucessivas sessões de leitura em voz alta, conduzidas pelos professores de Língua Portuguesa do 2º e do 3º CEB e pelos professores da Ed. Especial. Já é tradição por aqui, este circuito de leituras partilhadas, que saem da sala de aula para a pura fruição das palavras e dos livros.
E, neste último dia de homenagem à leitura, a Hora do Conto pertenceu à escritora Vanda Marques, que veio encontrar-se com as crianças dos Jardins de Infância de Liceia e do Tojeiro.
Em diálogo com o projeto de leituras desenvolvido pela Ed. Pré-Escolar do Agrupamento, a escritora dinamizou uma dramatização do seu livro O Rei e a Estrela e fez o encanto dos nossos meninos, que, por certo, não esquecerão mais esta tarde mágica.
Mas, para encerrar da melhor forma esta grande semana, teve lugar o Café-Concerto, com que quisemos acolher, num momento festivo, a comunidade educativa.
Num ambiente muito familiar, entre bolo, café e refrescos, acolhemos poemas e melodias, interpretados por alunos do 6º, 7º e 9º Anos, com alguns momentos de excelente qualidade.

Tivemos ainda o prazer de escutar o saxofone do Francisco, acompanhado pela professora São.

Que a leitura e os livros não fiquem fechados dentro de uma rápida semana, mas entrem na vida dos nossos alunos como um hábito e um prazer!

quinta-feira, 8 de março de 2012

A raposa, o galo, o Solidó... e os amigos

Desta vez, coube ao 4º Ano da EB1 de Arazede a visita à Feira do Livro; o grupo que ajudou a decorar a BE para esta semana especial veio hoje reencontrar o seu painel, transformado em cenário para a Hora do Conto. "A raposa, o galo e o Solidó" (in Contos de animais com manhas de gente, de Alexandre Parafita)  era a história tradicional portuguesa que os aguardava na BE. Numa narração dramatizada seguida de um workshop, em que se uniram a professora Filomena Neves e a professora bibliotecária, as aventuras dos animais ganharam nova vida e novos companheiros. À lebre narradora juntou-se a galinha Fifi, que entrou apavorada na BE, fugindo à raposa matreira; quase depenada pela marota, pediu à criançada presente que a ajudasse a recuperar as suas lindas penas. A turma não se fez rogada: com a ajuda dos amigos da Fifi (alunos do 8º Ano), rapidamente os meninos recortaram penas de papel, que colaram no corpo da galinha agradecida. No fim, a Fifi esgravatou dentro do seu cesto com ovos e encontrou muitos rebuçados que lançou à pequenada. Foi uma festa! O ambiente estava desenhado para uma dança ao som do "Pintinho Piu".

Tal como estes alunos disseram e escreveram no painel que decora a BE, "um livro faz-nos imaginar coisas bonitas, alegres, engraçadas". Hoje, fez-nos dar e receber. Fez-se magia!

quarta-feira, 7 de março de 2012

Folheando a Semana da Leitura

Mais um dia na Semana da Leitura, pontuado pela curiosidade dos alunos à volta dos livros...
... e pela redescoberta dos autores favoritos.
A leitura como pura diversão...
...os livros que se colam aos olhos.
Que o digam os meninos do Jardim de Infância da Bunhosa, que hoje vieram à Feira do Livro! Foi de olhos e ouvidos atentos que seguiram a história d' Os ovos misteriosos, de Luísa Ducla Soares. Quem a recriou, com suspense e ternura, foi a professora Graça, mãe da nossa aluna Constança Monteiro, do 9º Ano.  
E não é que as personagens parecem ter saltado de dentro da história, para surpresa dos pequenos ouvintes?!

terça-feira, 6 de março de 2012

Um livro é...

A Semana da Leitura do nosso Agrupamento guarda também o contributo dos alunos do 4º Ano da EB1 de Arazede. Na semana passada, a professora bibliotecária levou-lhes a obra de Rui Grácio Olá, eu sou um livro! - uma história de amizade que se estreita entre uma menina, leitora curiosa, e um livro que lhe desperta a atenção. Da leitura do conto passou-se à conversa sobre o que podem ser, realmente, os livros na nossa vida. A turma entusiasmou-se e foram chovendo palavras e frases que, num instante, inundaram o quadro e os cadernos.
São essas mesmas frases e palavras que, saídas da imaginação e da experiência dos alunos, se espalham pelo "livro aberto" que eles desenharam e coloriram, com a ajuda do professor Mário. Exposto na BE, durante a Semana da Leitura, para quantos por ali passam para ler em voz alta, fica dito muito daquilo que um livro é. Só cada um poderá descobrir muito do que fica por dizer.


Quem se delicia com a floresta dos livros são os pequenos tagarelas dos Jardins de Infância. Esta tarde, a Hora do Conto foi dedicada ao segundo grupo de Arazede, que veio escutar e ajudar a contar a história A que sabe a lua? (Michael Grejniec). 

Mas, para saber a que sabem as histórias, nada melhor do que provar... a Feira do Livro!


segunda-feira, 5 de março de 2012

Abram alas para a leitura!

Como prometido, começou hoje a Semana da Leitura do Agrupamento, com o ciclo de leituras em voz alta na BE, no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa, e com o arranque da Feira do Livro, no átrio principal da escola sede. A decoração deste espaço ficou a cargo da Educação Pré-Escolar. As crianças e as educadoras inspiraram-se nas histórias que têm sido abordadas nos Jardins de Infância. Digam lá que eles não capricharam!

Com abertura ao início da tarde, a nossa Feira contou com a presença da Bibliotecária Elisabete Morgado e da atriz Joana Macias, da Biblioteca Municipal Afonso Duarte. Contou ainda com a visita dos meninos do Jardim de Infância de Arazede, que tinham à sua espera uma surpresa musical, pelas vozes da professora São, da Ema, da Ana e da Catarina (do 9º Ano).

Mas as surpresas não ficaram por aqui! Seguiu-se a Hora do Conto, na BE, com a Joana Macias. Os meninos sentaram-se a escutar O Segredo do Sol e da Lua (Manuela Micaelo e Graça Breia), que a Joana interpretou com mistério e encanto.


Por fim, foi tempo de explorar a Feira do Livro. Esperamos que tenham gostado!

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011