Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

segunda-feira, 23 de abril de 2012

2012 - Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos


No âmbito desta temática, no passado dia 18 de abril, a BE teve o prazer de receber o Doutor João Gil, da Universidade de Coimbra, que, a convite do professor José Antunes, desenvolveu uma palestra destinada aos alunos do 9º Ano. Numa comunicação que os nossos jovens seguiram atentamente, o Professor João Gil interpelou-os sobre as preocupações com a Energia, abordando o problema do seu consumo e as possibilidades, já em curso, do seu aproveitamento sustentável. De entre vários exemplos que foram relembrados, no que diz respeito às Enegias Alternativas, o Professor apresentou o projeto que está, atualmente, a desenvolver, com uma jovem equipa de investigação, na Universidade de Coimbra. Mas ninguém melhor do que os nossos estudantes do 9º Ano para partilhar aqui o seu feedback desta iniciativa. Em breve, no nosso blogue!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Uma experiência com a BD: grandes e pequenos em interação

Esta tarde, a nossa BE viveu uma experiência mágica. Os alunos do 8º B trouxeram para a Hora do Conto as técnicas da Banda Desenhada, que estão a explorar nas aulas de EV. Hoje, as crianças do 1º e do 2º Anos do Tojeiro tinham à sua espera, na BE, uma surpresa especial:  A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas (Luísa Ducla Soares) vieram visitar-nos e, das páginas do livro, voaram para os "quadradinhos" que cada aluno do 8º Ano tinha já preparado... Escutada a história e saboreadas os versos, pequenos e grandes artistas entregaram-se ao prazer do desenho. Cada aluno crescido ficou responsável por orientar um pequenino, ensinando truques e ajudando a aperfeiçoar traços, numa cumplicidade admirável.





No fim, os quadradinhos, cheios de cor, foram colocados na prancha que esperava por eles. Fica agora na BE uma nova narrativa desta história de encantar e o testemunho de uma experiência a repetir!

segunda-feira, 16 de abril de 2012

A criatividade em debate

Como já vem sendo hábito, a disciplina de Língua Portuguesa (3º CEB) aderiu, também este ano, à iniciativa do Jornal de Notícias "Forum Entre Palavras", com as turmas do 8º e do 9º Anos. Depois de selecionados os representantes de cada turma, apurados ao longo das sessões de debate realizadas na sala de aula, no passado dia 12 de abril, teve lugar na BE um debate alargado às turmas participantes, à volta do tema escolhido: a criatividade. Partindo da tese  "A criatividade tem mais a ver com a motivação do que com a inteligência, sendo essencial para a resolução de problemas", proposta pelo JL, os alunos deram largas aos seus argumentos durante uma discussão acesa, em que pudemos escutar intervenções muito interessantes e bem estruturadas. Agora, o grupo selecionado neste debate irá defender a escola num forum distrital, em que irá enfrentar outros grupos e novos argumentos. Bom trabalho e boa sorte!


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Literacia Estatística - formação na BE

"A literacia estatística ao serviço da cidadania" foi o tema de uma ação de formação dinamizada ontem pelo INE na biblioteca escolar, para professores de todas as áreas. A ação proporcionou a exploração do portal do INE e do Projeto ALEA, numa incursão que permitiu conhecer a respetiva estrutura e as funcionalidades destes dois ambientes. Houve ainda oportunidade para esclarecer alguns conceitos da Estatística e praticar a pesquisa no portal do INE, para acesso à informação disponibilizada. Quanto ao Projeto ALEA, comprometido com o Currículo do Ensino Básico e Secundário, ficámos a conhecer os recursos didáticos que poderão ser explorados em contexto educativo.  

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011