Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Histórias e Memórias

Esta tarde, a BE recebeu uma vista muito especial: Vitória Ivo trouxe até nós as suas memórias das paisagens e das gentes de Moçambique, onde foi professora durante 25 anos. A sua vida tem sido uma longa viagem: começou a ensinar em Arazede, quando era ainda muito jovem. Largos anos depois, regressou e aqui permaneceu até hoje. 
Foi um prazer ouvir as suas histórias ("verdadeiras", como fez questão de frisar), intensamente vividas e guardadas para sempre. Como a do homem que aprisionara a chuva e teve que ser denunciado e preso, para que as nuvens pudessem, enfim, derramar-se sobre a terra sequiosa... Como a do leopardo que, uma noite, arranhou meigamente a porta de casa da professora... Ou a dos macacos, tão engraçados, que sabiam abrir as portas e, um dia, se deliciaram com um pão de ló que encontraram sobre a mesa da sala... Ou a das enormes e assustadoras cobras, capazes de engolir cabritos inteiros... Ou a das frutas gigantes, de cores vivas...
Seduzidos, os meninos da EB1 do Viso, que vieram hoje à BE, escutavam, como se um filme se desenrolasse diante dos seus olhos. Do que mais gostaram foi dos animais. Aos poucos, as perguntas ávidas sucederam-se, e a professora voltou, como nos velhos tempos, a ver braços no ar. E a verdade é que ainda não perdeu o jeito!
Memórias de África, de Vitória Ivo, é uma obra que faz parte das estantes da BE. Mas conhecer as personagens, os lugares e as aventuras das suas páginas, pela voz da autora e protagonista, foi uma outra forma de ler: foi uma leitura viva.
O nosso agradecimento a Vitória Ivo por tudo o que partilhou connosco. Ficamos à espera da sua próxima visita!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Banco Municipal de Manuais Escolares


Solidariedade, Partilha, Proteção do Ambiente são alguns dos valores que este projeto municipal procura impulsionar, através do Banco de Manuais Escolares. Trata-se de uma iniciativa da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho que conta com a colaboração das Bibliotecas Escolares do concelho e pretende contribuir para a partilha e a reutilização dos manuais escolares, rentabilizando melhor o seu uso. Quer no contexto da atual situação financeira, que traz dificuldades acrescidas a muitas famílias, quer do ponto de vista ambiental, este projeto poderá fazer a diferença. Para isso, contamos com a adesão dos nossos alunos e dos Encarregados de Educação.
A doação dos manuais pode ser feita até 15 de julho, na Biblioteca Escolar.

Regulamento do Banco Municipal de Manuais Escolares:

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Vamos falar de profissões: uma incursão pelo mundo do trabalho

No seguimento da reflexão em torno da orientação vocacional, recentemente proporcionada aos alunos do 9º Ano, a BE organizou um breve encontro entre estes alunos e alguns membros da comunidade que, tendo uma vida profissional (ou estando a preparar-se para ela), vieram falar sobre as profissões que abraçaram. Entre nós, tivemos hoje a D. Edite Santos, Auxiliar da Ação Médica no Hospital Rovisco Pais, na Tocha (mãe do José Rodrigues, do 9º D ), a Enfermeira Gina Pessoa, do Hospital dos Covões, em Coimbra, nossa ex-aluna (irmã da Ana Pessoa, do 9º B), e o Guilherme Silva, estudante de Economia da Universidade de Coimbra, igualmente nosso antigo aluno (filho da Assistente Operacional da BE, D. Isabel Jesus). A ideia foi trazer à BE familiares ou amigos dos nossos alunos, a fim de os fazer pensar sobre a realidade do mundo do trabalho, as responsabilidades inerentes à vida profissional e, sobretudo, a importância da formação, inicial e ao longo da vida.
Os testemunhos dados pelos nossos convidados foram acompanhados atentamente pelos alunos do 9º Ano, que conheceram episódios do quotidiano de um Hospital, pela perspetiva das profissionais presentes, e as  razões pessoais que têm orientado as escolhas do nosso futuro economista. Como ideias essenciais, foi frisada a necessidade de escolher conscientemente, sem ignorar a vocação pessoal de cada um; o valor das experiências e aprendizagens que, desde a adolescência, podem ajudar-nos a crescer;  o sentido de responsabilidade na gestão do estudo e da diversão, sem perder de vista o objetivo profissional que se persegue.
Foi uma sessão muito interessante e enriquecedora, com que esperamos ter dado mais uma achega à reflexão vocacional dos alunos do 9º Ano desta escola. Agradecemos aos nossos três convidados a generosa colaboração.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Saber pesquisar, pesquisar para saber

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, a 23 de abril, inspirou uma atividade prática que teve hoje a última sessão e que foi destinada às turmas do 7º Ano. Os alunos tiveram oportunidade de refletir sobre os passos mais importantes de uma tarefa de pesquisa e, sobretudo, de treinar essa tarefa. A biografia e a bibliografia de Alice Vieira (Autora do Mês de abril) deu o pretexto para a procura e seleção de informação, quer a partir de livros, quer com recurso à Internet. Tendo como desafio o preenchimento de uma ficha, alguns grupos relembraram a arrumação dos documentos na BE, localizaram as obras de referência indicadas e esclareceram os procedimentos que devem ter na procura da informação que pretendem; outros grupos recorreram a sites previamente indicados e verificaram que "copiar e colar" não é solução, mas que o processo de leitura, seleção e tratamento da informação é semelhante ao da consulta bibliográfica.



quarta-feira, 2 de maio de 2012

Relembrar Abril

A data histórica de 25 de abril de 1974 foi celebrada no nosso Agrupamento e visitou, como habitualmente, a BE. Ao longo dos últimos dias, temos tido em destaque um conjunto de fotografias, notícias, curiosidades históricas, poemas e livros, com que quisemos relembrar a Revolução dos Cravos.





Vale a pena recordar, também, a presença da BE na "Feira do Tempo dos nossos Avós", que este ano se enquadrou no espírito de Abril, realizando-se no passado dia 27. Com a colaboração do ATL, a que agradecemos a inestimável ajuda, na barraca da BE a leitura saiu à rua. Houve "Robertos", representados por um grupo do 6º C, que transformou assim a leitura de O freguês caloteiro (Luísa Dacosta), orientada na disciplina de L. Portuguesa. Pela nossa barraca passou também a "Bela Infanta", romance popular lido em L. Portuguesa e dramatizado pelo Clube de Leitores da BE. 








Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011