Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 15 de março de 2013

Leituras cruzadas na BE

As turmas do 8º e do 9º Anos encheram hoje a BE, com as suas leituras cruzadas. Foi o culminar de diferentes pesquisas, em diferentes suportes e a partir de textos distintos, que reencontraram um mesmo fio condutor. Do Diário de Anne Frank (do qual foram lidos excertos em voz alta por alunas do 8º Ano) ao relato autobiográfico de Jana Gofrit, uma judia sobrevivente do Holocausto, Queria voar como uma borboleta (lido em voz alta por alunos do 9º Ano), com espaço ainda para a apresentação de trabalhos resultantes de pesquisas efetuadas pelos alunos.
No período da tarde, projetámos na BE, para as mesmas turmas, o filme  O rapaz de pijama às riscas, do realizador Mark Herman, baseado no romance de John Boyne.
 
Mais uma vez, conhecemos histórias da História. A leitura faz-se através de muitos trilhos. E é sempre o melhor caminho para o conhecimento e para a reflexão.

Boletim da BE - março 2013


quinta-feira, 14 de março de 2013

Semana da Leitura: momentos de partilha

Nesta semana, a leitura, pelo simples prazer de ler, é protagonista! Em diferentes momentos, a várias vozes, nela embarcamos e seguimos viagem - no espaço e no tempo.
Aqui ficam alguns registos destes bons momentos.
 
Na BE...

 
No JI de Liceia...




 
Continua... daremos notícias!

quinta-feira, 7 de março de 2013

Uma homenagem às mães

Na véspera do Dia Internacional da Mulher, a BE dedicou a Hora do Conto às mães dos alunos do  2º Ano da EB1 de Arazede. Este grupo esteve hoje connosco, para conhecer uma história que, a partir de uma mensagem simples, mas rica, abre a imaginação e dá que pensar: Sou especial porque sou eu!, de Ann Meek, com ilustrações de Sarah Massini (Gailivro, 2006). Junto do menino protagonista, há uma mulher muito importante, que, como disseram a Micaela e o Francisco, consegue divertir e animar o filho quando este se sente triste perante as atitudes dos amigos. É ela quem devolve ao Ivo a autoconfiança e a alegria, ajudando-o a reverter uma rotina de sucessivas rejeiçoes por parte dos companheiros, durante as brincadeiras. No final da história, o protagonista toma a iniciativa de um divertido jogo, no qual todos os meninos do grupo se integram. E, graças à presença da mãe, descobre que é mesmo alguém especial e único.
 
Foi, por isso, sem dificuldade que as crianças da EB1 de Arazede identificaram essa mulher fundamental, a mãe, que se revela nesta narrativa e também nas suas vidas. Daí, a nossa proposta de, em seguida, cada um personalizar um cartão especial que havíamos preparado para esta ocasião: uma mensagem dedicada à mãe, acompanhada do seu retrato.


 
Feliz Dia da Mulher!

terça-feira, 5 de março de 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011