Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Saber olhar - saber pensar

Chegados ao fim deste mês de novembro, os alunos da Educação Especial estiveram na BE para, também eles refletirem sobre a questão do Tráfico de Seres Humanos, para a qual todos devemos estar alerta. Depois de um percurso atento pela exposição, que suscitou o diálogo sobre os problemas ali representados, os alunos assistiram ao filme Mudar o Mundo (Francine Desbiens, 1992), a partir do qual alargámos a discussão à questão dos Direitos Humanos.
Esta manhã, foi a vez de os meninos da EB1 da Bunhosa (1º e 4º Anos) virem à BE para um momento especial. Porque muito se pode descobrir numa biblioteca, convidámo-los a observar com atenção o expositor dedicado aos nomeados deste ano para o Prémio Nobel da Paz, recordando a recente data de 16 de novembro. A Tolerância traz consigo palavras e gestos que as crianças souberam identificar sem dificuldade. Traços que, em seguida, reconheceram, tal como os colegas mais velhos, no filme Mudar o Mundo.
No final, as crianças do 4º Ano aceitaram o desafio do nosso expositor e escreveram frases a favor da Paz; os mais novos expressaram-no através dos seus desenhos. Gestos e palavras para um mundo mais feliz.
 

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Da tolerância ao intolerável

Celebra-se a 16 deste mês o Dia Internacional da Tolerância e, na nossa BE, esta data tem sido assinalada através de diversas ações: do ler ao falar; do ver ao pensar e registar... Começámos com a exposição "Construtores da Paz", com que quisemos divulgar aqueles que foram, este ano, candidatos ao Prémio Nobel da Paz; pessoas ou entidades que se têm destacado na luta pela tolerância e pelos Direitos Humanos, no mundo atual. Em destaque, estão algumas notícias que a Daniela Jorge, do 9º B, selecionou, bem como livros interessantes, retirados das estantes da BE, e que quisemos divulgar.
"Uma frase pela PAZ" foi o convite que lançámos aos alunos, nesta exposição. Vale a pena partilhar algumas destas frases: "A paz faz com que haja liberdade e bem-estar, connosco e com os outros." (Raquel - 9ºB); "Paz é colaborar nas situações mais difíceis, na família, na escola ou no trabalho." (Daniela Jorge - 9- B); "A paz é o que há de melhor no mundo!" (Beatriz Costa - 6ºA).
Ao longo desta semana, e graças a uma proposta do ATL Fernão Mendes Pinto, a BE recebeu também uma exposição itinerante sobre o Tráfico de Seres Humanos, integrada no Projeto "Mentalidades", da Associação Lusófona para o Desenvolvimento do Conhecimento - ALC, a quem agradecemos os materiais disponibilizados.
 



Igualmente através do apoio do ATL, esta mostra tem sido enriquecida com um conjunto de sessões de sensibilização sobre o Tráfico de Seres Humanos, dinamizadas pelas psicólogas Marta Santos e Cristina Ferreira, a quem agradecemos também a preciosa colaboração. Estas sessões destinam-se às turmas do 3º CEB, que se têm deslocado à BE, com os respetivos diretores de turma.
E, nesta intensa semana, também a Hora do Conto celebrou a Tolerância, com a obra Por que somos de cores diferentes? (Carmen Gil) que os meninos da EB1 de Arazede vieram descobrir à BE, esta quinta-feira.
 

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Pesquisa na BE

Os alunos do 7º Ano estiveram ontem na BE, para uma sessão orientada de pesquisa, sobre quatro autores estudados nas aulas de Português. Numa ação colaborativa entre a BE e a professora desta disciplina, os grupos do 7º A e do 7º B exploraram diferentes fontes, quer bibliográficas, quer eletrónicas, para conhecerem melhor os autores.
Após uma breve reflexão sobre o que se deve e o que não se deve fazer perante uma tarefa de pesquisa, os alunos passaram à prática. Diante da vasta informação que cada autor poderia inspirar, foi necessário escolher bem os sites, na internet, para uma melhor e mais fácil seleção de elementos. Por outro lado, houve também a perceção de que pesquisar em suporte bibliográfico não é forçosamente mais difícil ou confuso, mas pode oferecer a informação de modo mais sintético.
Com a ajuda de uma ficha orientadora, os grupos compreenderam a necessidade de uma leitura crítica da informação encontrada e da distinção entre o essencial e o acessório, tendo em conta os objetivos pretendidos.

 

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011