Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Vamos falar de profissões

Uma vez mais, a nossa BE teve o prazer de contar com a presença inspiradora de jovens profissionais, que aceitaram o convite de partilhar com os alunos do 9º Ano a sua experiência, os percursos formativos que, desde cedo, encetaram; as expectativas, lutas e oportunidades que as suas escolhas profissionais lhes têm trazido. Desta vez, tivemos entre nós duas ex-alunas desta escola: a Diana Marques, médica dentista, e a Marta Ressurreição, bióloga marinha. 
Dos seus testemunhos, que os alunos seguiram com curiosidade, destacou-se a noção de que, apesar das dificuldades que afetam atualmente o mercado de trabalho, vale a pena acreditar num sonho profissional, agarrá-lo e lutar por ele. Com certeza, ele exigirá sacrifícios, mas essa entrega dará os seus frutos no futuro.
Do exemplo das nossas convidadas, percebemos que não há uma idade para aprender: a aprendizagem acompanha-nos durante toda a vida. Mas, desde muito jovens, podemos aproveitar as mais diversas oportunidades para desenvolver conhecimentos, ganhar novas experiências e crescer como pessoas, o que poderá tornar-se valioso num futuro profissional e poderá até ajudar a descobrir uma vocação.
Acima de tudo, como frisaram a Diana e a Marta, é fundamental ter objetivos e vontade de aprender, de evoluir, sem perder a noção de que não trabalhamos sozinhos, mas precisamos de saber interagir com outros, pois com eles aprendemos e deles dependerá, também, o nosso êxito.
Com este interessante diálogo, esperamos ter proporcionado aos nossos alunos uma reflexão mais esclarecida e consciente sobre os rumos formativos a tomar, agora que se aproxima para eles uma fase de grandes escolhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011