Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Higiene e saúde oral - uma questão de hábito

Hoje, estiveram na BE os meninos do 4º Ano da EB1 de Arazede, para uma manhã em cheio. A atividade que os aguardava surgiu  no âmbito do Projeto SOBE (Saúde Oral e Bibliotecas Escolares) e veio também a propósito da exposição "A Saúde através dos Tempos", constituída pelos trabalhos dos alunos do 9º Ano, na disciplina de Ciências Naturais. A BE contou, pois, com a ajuda da professora Natália Gomes (PES) e com o enfermeiro Artur, do Centro de Saúde de Arazede, para uma sessão dedicada ao tema "Hábitos de Higiene e Saúde Oral", com que quisemos desafiar os nossos visitantes.

A abrir o tema, e para recuperar algumas noções já adquiridas na sala de aula, apresentámos um episódio da série Era uma vez a vida (Procidis, 1986) - "A boca e os dentes". Seguiu-se, depois, uma conversa sobre a importância da higiene oral, os cuidados básicos a ter com os dentes, afinal, hoje, ao alcance de todos; cuidados que devem fazer parte da rotina diária de cada um, não só para a saúde da boca, mas também de todo o organismo.
Terminada a sessão, houve ainda tempo para explorar as estantes da BE, observar livros e mais livros e, claro, requisitar para ler em casa!

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

A verdadeira história dos pássaros


No âmbito da atividade "Crescer com a BE", os alunos de Educação Especial (CEI) estiveram esta manhã connosco, para mais uma atividade em torno da leitura e da pesquisa. Desta vez, tiveram oportunidade de conhecer o site "Cata Livros" (http://www.catalivros.org/), onde descobriram A verdadeira história dos pássaros, um conto de Valter Hugo Mãe, alojado neste site em formato de ebook. Através da sua projeção, folheámos e lemos esta magnífica obra, que suscitou o diálogo no final: à medida que o Renato fazia o resumo da história, todos destacaram alguns aspetos que mais os cativaram.
 
E, da ficção (afinal, cheia de verdade, como eles mesmos reconheceram), passámos aos factos. Seguiu-se um novo desafio, que os alunos aceitaram com bastante agrado: uma pesquisa, em grupos de dois alunos, sobre espécies de aves existentes no território português, com o objetivo de criar pequenos trabalhos em formato digital para partilha com a comunidade escolar. A partir do site "Aves de Portugal" (http://www.avesdeportugal.info/), os alunos deixaram-se conquistar pelas belas fotos ali exibidas e recolheram algumas das informações breves, mas muito elucidativas, que os autores disponibilizam.
 
Estão agora a desenvolver os trabalhos, com a edição de texto e imagens, e vão depois poder esclarecer a questão dos Direitos de Autor, aprendendo a identificar corretamente a fonte de pesquisa.
 

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011