Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 21 de março de 2014

Semana da Leitura: ler é um prazer!

 
Foi uma grande semana, esta, que dedicámos à leitura. Sendo a tónica a partilha de histórias e poemas, na BE cruzaram-se grupos de alunos de distintas idades e têm estado em exposição trabalhos produzidos, igualmente, por autores dos mais diversos níveis de ensino, desde o Pré-Escolar ao 3º CEB. Estes belíssimos trabalhos mostram-nos que a leitura é um caminho livre para a imaginação e que podemos reencontrá-la sob diferentes formas e expressões.
Assim aconteceu com a nossa "Árvore da Poesia", que se encheu de poemas compostos pelas crianças do 3º Ano da EB1 da Bunhosa, a partir da leitura da obra Frederico, de Leo Lionni.

 
E assim aconteceu, também, com os coloridos trabalhos dos meninos e da educadora do Jardim de Infância do Tojeiro, a partir do conto de José Fanha O dia em que a mata ardeu.

Mas vamos mostrar-vos alguns dos bons momentos vividos na BE, durante a Semana da Leitura. Um desses momentos girou à volta d' As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi. Contámos, mais uma vez, com a colaboração do ATL, para dinamizar a leitura de alguns excertos da obra, com as turmas do 6º Ano...

 

Esta leitura, aliás, foi o ponto de chegada das atividades realizadas pelos alunos nas últimas semanas, nas aulas de Ed. Tecnológica: o 6º A desenhou o Pinóquio; o 6º B confecionou algumas das personagens da obra, com diferentes materiais.


 

Destacamos também o encontro entre o 5º B e o 9º A, em torno da temática da Natureza. Os mais novos leram em voz alta algumas passagens d' A vida mágica da sementinha, de Alves Redol, enquanto, por entre essas leituras, algumas alunas do 9º Ano disseram poemas, homenageando autores como António Gedeão, Miguel Torga, Sophia ou Ruy Belo... Marcando o fim desta partilha, escutámos o violino da Mariana Marques.

 
Merece ser lembrado, também, o momento que, com os alunos da Ed. Especial (CEI), dedicámos a José Saramago e à sua obra A maior flor do mundo. Para estes nossos alunos, exibimos a curta metragem de Juan Pablo Etcheverry (2007) - La flor más grande del mundo - que se baseia na obra e a recria magnificamente. Para além da apreciação do filme, o tema suscitou o diálogo entre alunos e professoras e permitiu refletir e aprender. Veio a propósito uma incursão pela versão online da revista Quero Saber (http://querosaber.sapo.pt/), que, na secção "Ambiente", traz artigos e fotos muito interessantes.
José Saramago foi também escolhido pelos alunos do 8º B e a professora de Português, que vieram sentar-se nos sofás da BE, para ler em conjunto e apreciar alguns trechos d' As pequenas memórias...
Mas o prazer da leitura continuou. Na quinta-feira, ergueu-se na BE a "Floresta Poética", animada por leitores do 2º Ano (EB1 de Arazede), do 7º B e do 8º C. Tendo como cenário as "árvores" desenhadas e construídas nas aulas de Ed. Visual (8º Ano), demos assim as boas-vindas à primavera, que estava a chegar neste dia.
 
E, por entre os verdes desta floresta, foram surgindo, ora poemas, declamados por alunos do 7º e do 8º Anos, ora pequenas histórias e aventuras, escritas, ilustradas e contadas de viva voz por algumas das crianças do 2º Ano, aqui presentes, que abriram para nós o seu "livro gigante", como lhe chamaram.

 

Finda esta troca de leituras, entre pequenos e grandes, o 5º A trouxe à BE uma surpresa! Acompanhados pela professora de Música, entoaram a canção "Gostamos das flores", ganhando do público as palmas e o pedido de "Mais uma!"
E, já na reta final desta semana, as honras couberam às disciplinas de Língua Estrangeira, com a atividade "Ler noutras línguas". O 5º A e o 5º B vieram à BE, ler em voz alta, a partir do mote "Reading is..."

O 5º A ficou também a conhecer melhor a estante da Literatura de Línguas Individuais e, especificamente, as obras em Inglês do nosso fundo documental, algumas das quais são simples e breves: muitos quiseram já levar para ler em casa.
O 5º B tinha uma surpresa preparada: para a despedida, o Gonçalo interpretou uma alegre melodia no seu trompete!
Mais tarde, foi a vez do 8º A, que veio dizer poemas, também em Inglês...
As turmas do 9º Ano encerraram esta semana de leituras, com a partilha de contos e poemas em Francês e em Espanhol.
A mensagem que queremos deixar aos nossos alunos é universal e cabe em todas as línguas: ler é crescer, é viajar, é aprender... Por isso, ler é um prazer!
 

sexta-feira, 14 de março de 2014

Está a chegar a Semana da Leitura


Está a chegar mais uma Semana da Leitura. No mês de março, a Poesia é protagonista entre nós, através do desafio de pesquisa que lançámos aos alunos ("Poetas e Poemas") e das atividades que eles estão a preparar para esta semana especial.
Desde já, está patente a exposição "800 Anos da Língua Portuguesa", que as BE do agrupamento exibem durante a Semana da Leitura, mostrando em síntese a longa história da nossa língua e alguns dos seus textos mais antigos.

Mas o prazer de ler ultrapassa as fronteiras linguísticas e é celebrado em outros idiomas! Por isso, a BE recolheu alguns exemplos bem apelativos de um mesmo convite universal, em diferentes línguas...
Por agora, aqui fica o programa da Semana da Leitura na nossa BE:

 

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011