Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Vamos falar de profissões

Uma vez mais, a nossa BE teve o prazer de contar com a presença inspiradora de jovens profissionais, que aceitaram o convite de partilhar com os alunos do 9º Ano a sua experiência, os percursos formativos que, desde cedo, encetaram; as expectativas, lutas e oportunidades que as suas escolhas profissionais lhes têm trazido. Desta vez, tivemos entre nós duas ex-alunas desta escola: a Diana Marques, médica dentista, e a Marta Ressurreição, bióloga marinha. 
Dos seus testemunhos, que os alunos seguiram com curiosidade, destacou-se a noção de que, apesar das dificuldades que afetam atualmente o mercado de trabalho, vale a pena acreditar num sonho profissional, agarrá-lo e lutar por ele. Com certeza, ele exigirá sacrifícios, mas essa entrega dará os seus frutos no futuro.
Do exemplo das nossas convidadas, percebemos que não há uma idade para aprender: a aprendizagem acompanha-nos durante toda a vida. Mas, desde muito jovens, podemos aproveitar as mais diversas oportunidades para desenvolver conhecimentos, ganhar novas experiências e crescer como pessoas, o que poderá tornar-se valioso num futuro profissional e poderá até ajudar a descobrir uma vocação.
Acima de tudo, como frisaram a Diana e a Marta, é fundamental ter objetivos e vontade de aprender, de evoluir, sem perder a noção de que não trabalhamos sozinhos, mas precisamos de saber interagir com outros, pois com eles aprendemos e deles dependerá, também, o nosso êxito.
Com este interessante diálogo, esperamos ter proporcionado aos nossos alunos uma reflexão mais esclarecida e consciente sobre os rumos formativos a tomar, agora que se aproxima para eles uma fase de grandes escolhas.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Leituras que inspiram

Aproxima-se o Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, data que tem inspirado algumas das leituras e atividades mais recentes dos nossos alunos.
A partir da obra História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda, lida nas aulas de Português, os alunos do 7º A estão a terminr os seus trabalhos sobre o tema das catástrofes ambientais, com a ajuda do guião da BE. 
Por sua vez, os alunos do 4º Ano da EB1 de Arazede ficaram a conhecer, na Hora do Conto, O dia em que o mar desapareceu, de José Fanha, baseando-se nesta obra para a produção de trabalhos que irão recriar na BE o "fundo do mar" por eles imaginado...
Para essa mesma exposição contribuirão também os trabalhos que os alunos da Ed. Especial (C.E.I.) estão a confecionar, na sequência de mais uma sessão da atividade "Crescer com a BE". Este grupo teve, ontem, ocasião de folhear mais uma obra do sítio Cata Livros (http://www.catalivros.org/), descobrindo, desta vez, a História do Rainbow Warrior (Rocío Martínez, 2008), que homenageia o famoso navio da Greenpeace e evoca uma antiga profecia dos índios norte americanos acerca da destruição da Terra e dos seus recursos, provocada pela ganância humana; destruição que só os "guerreiros do arco-íris" poderão travar.
Seduzidos pelo texto e as belas ilustrações da autora, os alunos participaram ativamente no diálogo que se seguiu, mostrando que o tema lhes diz bastante.
Após uma visita ao sítio da Greenpeace Portugal (http://www.greenpeace.org), os alunos aceitaram o desafio de construirem barquinhos, com materiais usados e recicláveis, para ajudar a divulgar o trabalho daquela e de outras organizações defensoras do Ambiente.
Daremos notícias!

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Celebrar Abril

No âmbito dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, recebemos hoje na BE a Doutora Manuela Cruzeiro, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, para duas sessões dedicadas a este momento histórico e ao seu significado. Tendo como público as turmas do 6º e do 9º Anos (na primeira e na segunda sessões, respetivamente), a nossa convidada manteve com os alunos uma comunicação informal marcada pelo diálogo e pela participação dos jovens presentes.

Este encontro foi o culminar de um conjunto de pesquisas e trabalhos sobre o tema, estabelecendo a ponte com a atualidade do país. Ao 6º Ano coube o desafio de fazer entrevistas no seio familiar e na comunidade, procurando, através dos testemunhos recolhidos, comparar o fenómeno da emigração portuguesa antes de 1974 e nos nossos dias. Os alunos do 9º Ano fizeram um levantamento, em diversos periódicos nacionais online, de títulos, imagens e informações sobre o país atual. Os materiais produzidos ou selecionados estão em exposição na BE.
 
Também em exposição estão outros trabalhos dos alunos do 6º Ano, em torno dos 40 Anos do 25 de Abril. Merecem ser lembradas as telas pintadas pelos alunos do 6º A, com a ajuda dos seus familiares, alusivas à Revolução dos Cravos, e que se encontram expostas na BE.

Do 6º B, e das aulas de Ed. Visual desta turma, são os cartazes que expusemos à entrada da BE, nos quais a imagem se faz de palavras.


Em destaque está ainda uma representação da "cela" de Álvaro Cunhal, enquanto preso político, recordando "o homem, o pensador, o artista" e, simbolizados nele, todos os presos políticos do Estado Novo; nesta exposição destacam-se os desenhos do autor, recriados pelos alunos: trata-se de uma iniciativa proveniente das aulas de Ed. Visual do 6º B e que contou ainda com a colaboração do ATL.








E também o "Autor do Mês" celebra Abril connosco: José Jorge Letria.
 
Têm sido, ao longo das últimas semanas, diferentes formas de comemorar estes 40 anos do 25 de Abril. Mas todas elas confluiram no objetivo de o fazer com espírito crítico, provocando mais perguntas do que lições estudadas de cor; interpelando, comparando passado e presente - construindo memória.

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011