Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Os Direitos Humanos sob diferentes perspetivas

Os contos de Hans Christian Andersen têm motivado, na BE, a reflexão sobre os Direitos Humanos. Sensível às desigualdades instaladas na sociedade do seu tempo, o autor espelhou muitas vezes nas suas histórias o sofrimento vivido pelos mais desfavorecidos.
Ontem, o 5º B veio à BE, durante a aula de Cidadania, para uma reflexão sobre os Direitos da Criança, a partir da curta metragem de Roger Allers (2006), A pequena vendedora de fósforos, filme inspirado no célebre conto de Andersen. Comprovando que a realidade narrada nesta história continua, infelizmente, atual, estiveram no centro da nossa reflexão os dois nomes do Prémio Nobel da Paz deste ano, Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi, que têm lutado pelos Direitos das Crianças, com especial destaque para o direito à Educação.
Hoje, foi a vez de os alunos da Ed. Especial (C.E.I.) virem refletir sobre o tema, partindo do Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em mais uma sessão da atividade "Crescer com a BE". Todos mostraram ser sensíveis à questão da igualdade e perceberam que ninguém, por ser diferente, poderá ser descriminado. Viram, pois, com toda a atenção a história d' O patinho feio, num filme de animação narrado pelo ator Ruy de Carvalho (Público, 2004).
 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Pensar os Direitos Humanos

 
No mês de novembro, a BE revisita os Direitos Humanos, sob diferentes perspetivas. Inspirados pelo Prémio Nobel da Paz deste ano, quisemos também relembrar os Direitos da Criança, a partir dos caminhos que a leitura, literária e não só, nos abre. Foi assim que Hans Christian Andersen, os seus extraordinários contos e personagens inesquecíveis, surgiu como "Autor do Mês", convidando os nossos alunos a conhecer melhor a sua vida e a ler a sua obra com olhos de ler...
No tempo e na sociedade de Andersen, muitas crianças não tinham direitos; a fome, o frio, a solidão e os maus tratos eram a sua única escola. Mas, olhando hoje o exemplo de Malala Yousafzai, para quem o grande objetivo de vida é a educação para todas as crianças do mundo, constatamos que as grandes injustiças e desigualdades do universo de Andersen continuam presentes, nosso tempo.
Nos passos de Andersen, muitos outros escritores para a infância acordam a nossa consciência através das histórias que nos contam. Será o caso de Luísa Ducla Soares, com a sua obra Desejos de Natal (2007), que hoje visitou os meninos da EB1 de Arazede, na Hora do Conto. Depois de uma conversa sobre os Direitos da Criança, e da leitura de um poema de Matilde Rosa Araújo dedicado ao tema, todos escutaram atentos a história do Zeca, um rapaz a quem o Pai Natal nunca trazia presentes. Seria porque, no morro onde ficava a barraca do Zeca, as ruas não tinham nome?! Ou porque, ali, ninguém enfeitava árvores de Natal?... Felizmente, houve um Natal autêntico, caloroso e doce, para este menino, que conheceu, finalmente, o "Pai Natal".
Aos alunos do 4º Ano a BE deixou o desafio de ajudarem a montar a nossa "Árvore dos Desejos de Natal". E outras histórias, reais ou imaginadas - porém cheias de verdade - virão ainda aquecer a nossa BE. Fiquem atentos!

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011