Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Chegou o Boletim da BE!


Era uma vez...

Vale a pena recordar a Oficina de Escrita que propusemos aos alunos do 5º Ano, a propósito da sua abordagem do Conto Tradicional na disciplina de Português. A ideia era construir, em grupo, um conto de sabor tradicional, seguindo as sucessivas etapas da sua estrutura típica, com a ajuda de uma ficha orientadora e o acompanhamento das professoras. A partir de uma imagem, escolhida por cada grupo, os alunos discutiram, rabiscaram, esboçaram os primeiros traços de uma história a nascer, e a folha branca foi-se enchendo... até que a narrativa ganhou forma. O resultado, em cada grupo, foi surpreendente. Quisemos partilhá-lo com os nossos leitores. Aqui fica!

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Leituras cruzadas

Concluímos hoje na BE mais uma rede de leituras, com fios que fomos puxando a partir da obra de Virginia Woolf A viúva e o papagaio, estudada em Português pelo 5º Ano . O ATL Fernão Mendes Pinto tornou especial o nosso expositor do "Autor do Mês", dedicado à escritora. Ali, foi deixada informação que os alunos pesquisaram na BE, numa "sessão prática" orientada.
E os mesmos alunos criaram, nas aulas de Ed. Visual, lindos papagaios, inspirados pelo animal de companhia da carinhosa "viúva"...
Foi também ocasião para conhecer os Direitos dos Animais e divulgá-los na BE. Alguns dos alunos, professores e assistentes operacionais trouxeram ainda fotos dos seus animais de estimação
Chegados ao fim deste 1º Período, tivemos o prazer de contar com a enfermeira veterinária Joana Gonçalves, que foi aluna desta escola, para vir conversar com os alunos do 5º Ano sobre os cuidados a ter com os animais de companhia. Em mais uma sessão da atividade "Vamos falar de...", a enfermeira Joana esclareceu que um animal não é um "brinquedo" e que, embora nos pareça "fofinho" e "engraçado", requer cuidados com a sua saúde, conforto e bem-estar e exige, portanto, muita responsabilidade. Vertentes como a alimentação, os cuidados médicos, ou as nossas atitudes (de carinho ou agressão) para com os animais são aspetos muito importantes que determinam o seu comportamento e a sua saúde. 


Muitos dos alunos presentes aproveitaram para tirar dúvidas sobre o comportamento dos seus animais e contar peripécias que com eles têm vivido...
No final, a Maria Inês, do 5º A, leu um texto que escreveu sobre o que pensa dos animais de estimação e dos cuidados que eles necessitam. Como ela disse, eles merecem ser bem tratados, pois dão-nos o dobro do carinho que lhes dedicamos.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Uma visita à Biblioteca

Na quinta-feira de manhã, os meninos da EB1 do Viso vieram todos à BE. Num verdadeiro espírito bibliotecário, trouxeram livros que haviam utilizado e exploraram as estantes, descobrindo outras leituras, para de novo levar para casa. E, a provar o seu gosto pelas histórias, está o belo painel que criaram, com a ajuda das professoras Elisabete e Fernanda, para ilustrar a obra de José Eduardo Agualusa A girafa que comia estrelas, incluída no "baú" que lhes levámos. Do "baú" para a BE, novamente este livro regressou até nós, numa outra forma de expressão, para que também os "meninos grandes" desta escola o pudessem admirar.

Mas outras atividades aguardavam os nossos visitantes. Convidámo-los a observar o expositor alusivo ao Prémio Nobel da Paz, para conhecerem os vencedores deste ano e o seu trabalho em prol das crianças de todo o mundo. Estas informações deram o mote para o visionamento da curta metragem A pequena vendedora de fósforos, de Roger Allers (2006), baseada no conto de Hans Christian Andersen, após o que voltámos à conversa sobre os Direitos da Criança.
Por fim, imitando um dos passatempos favoritos de Andersen, a animadora do ATL Sandra Noronha surpreendeu os alunos com um workshop de Kirigami, para a confeção de figuras inspiradas na história do autor dinamarquês. Todos lançaram mãos à obra e, por entre folhas e tesouras, foram surgindo meninas e meninos de todas as cores.
 

 
Foi uma bela manhã na biblioteca, feita de dar e receber.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

3 de dezembro - Dia Intenacional das Pessoas com Deficiência

 
Em mais uma sessão da atividade "Crescer com a BE", juntámo-nos às professoras de Ed. Especial para assinalar esta data com os alunos do C.E.I. Foi ontem, numa experiência simples, mas divertida e com muito significado! Serviu-nos de inspiração o livro de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, "O meu vizinho é um cão", que reencontrámos nas "prateleiras" do sítio "Cata Livros" (http://www.catalivros.org/), já bem conhecido destes alunos. Folha a folha, eles compreenderam que, na verdade, todos somos diferentes, mas, se nos soubermos olhar, aceitar e respeitar, encontraremos sempre algo especial em cada um.
 Depois da história e do diálogo à volta dela, o desafio foi descobrir, entre páginas coloridas de velhas revistas, rostos que "habitassem" o prédio vazio que os alunos e a professora Mª João tinham desenhado na sala de aula. E não tardou que muitas caras, todas diferentes, viessem encher a casa...

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011