Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Vamos falar de... dependências

Na última sessão da atividade "Vamos falar de...", contámos, mais uma vez, com a presença sempre dinâmica da enfermeira Cristina, do Centro de Saúde de Montemor-o-Velho, que a professora Natália, do PES, convidou a vir à BE. Desta vez, o público foram os alunos do 9º Ano, que a escutaram sobre a questão das dependências na vida dos adolescentes: num quadro de desenvolvimento físico, emocional, mental, numa constante relação, quase sempre intensa, com os outros, os jovens veem-se confrontados com muitas situações que os põem à prova e requerem assertividade.

Na gestão dos afetos, na descoberta da sexualidade ou na procura de novas sensações, através de novas experiências, falar de dependências é falar de escolhas... é falar de consciência e responsabilidade.
Por isso, a enfermeira Cristina abordou frontalmente com os alunos questões tão importantes como o respeito e a dignidade que cada um/a deve exigir para si e garantir ao outro numa relação de namoro; a capacidade de dizer "não" a um cigarro ou a um shot, ainda que o desafio pareça irresistível. Saber enfrentar as pressões do grupo de amigos, quando está em causa a opção por aquilo que mais convém à saúde e ao bem-estar de cada um, é fundamental para uma vida equilibrada e feliz.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011