Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Neste mês dedicado às BE, são várias as iniciativas com que desejamos dinamizar este nosso espaço. Na rubrica "Autor do Mês" (desta vez, autores), recordamos os Irmãos Grimm e o seu universo mágico: eles fizeram um inestimável trabalho de recolha de velhas histórias, lendas e contos de tradição oral, fixando-os na escrita. E é, em grande parte, graças a esse trabalho que ultrapassou as fronteiras da sua Alemanha natal e se tornou de valor universal, que hoje todos conhecem os Contos dos Irmãos Grimm.
Iniciámos também, neste mês, as nossas "Leituras Cruzadas", trazendo para a BE um tema que está a ser estudado nas aulas de História do 8º Ano: a Peste Negra. A par de informações históricas sobre a terrível epidemia que dizimou milhares de pessoas na Europa do sec. XIV revelamos, paralelamente, notícias sobre a manifestação desta doença na atualidade, em diferentes pontos do mundo, desafiando os nossos utilizadores a descobrirem e partilharem outras informações.
Associado a este tema, O ano da peste negra, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Mas outubro traz também o Dia Mundial da Alimentação, que, uma vez mais, queremos assinalar na nossa BE. Este ano, para além da exposição sobre o tema, a propósito do qual alargamos as nossas propostas de leitura, estamos a preparar, em colaboração com a professora Natália Gomes, do PES, duas sessões para as turmas do 9º Ano, no âmbito da iniciativa "Vamos falar de..."

Também os alunos da Ed. Especial (CEI) iniciaram um trabalho com esta temática, a partir da atividade "Crescer com a BE", no passado dia 12 deste mês. Daqui, levaram  o desafio de criar uma proposta de "ementa saudável" para um dia; no Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), irão expor na BE a sua "ementa".
E também a Hora do Conto irá refletir esta preocupação com uma alimentação saudável. Na obra Contos de animais com manhas de gente (Alexandre Parafita), vamos conhecer "A raposa e o sardinheiro" numa fábula em que o peixe é a iguaria!
De todas estas atividades daremos notícia. Fiquem atentos...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011