Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Vamos falar de... alimentação e obesidade

Em torno do Dia Mundial da Alimentação, e a pensar nas turmas do 9º Ano, a BE propôs à professora Natália Gomes (Ciências Naturais/ PES), uma abordagem do problema da obesidade, tão premente no chamado mundo desenvolvido.
Os alunos do 9º Ano  vieram pois à BE, com a professora de Ciências Naturais, para uma aula diferente, que contou ainda com a colaboração da enfermeira Cristina, do Centro de Saúde de Montemor-o-Velho. "Vamos falar de... Alimentação e Obesidade" foi o repto das duas sessões propostas pela BE.
Começámos com a reportagem da SIC "Somos o que comemos" (disponível em: http://player.sicnoticias.pt/2015-04-09-Grande-Reportagem-Interactiva-Somos-o-que-comemos-), que, de forma clara, objetiva e eficaz, proporcionou a base para a reflexão que se seguiu.
Atentos, os alunos absorveram o que foi dito e explicado ao longo da reportagem, não sem uma ou outra manifestação de espanto. Terá sido por isso que alguém, no 9º A, se confessou "chocado" com a realidade revelada.
Ao longo da reflexão, conduzida pela enfermeira Cristina e a professora Natália, foram salientados diversos aspetos de grande relevância focados na reportagem: desde logo, os erros alimentares que, na nossa sociedade, tendemos a cometer - por ignorância ou por irresponsabilidade - e que trazem terríveis consequências para a saúde; o poder avassalador da publicidade, que devemos encarar sempre de forma crítica; o estilo de vida saudável que é necessário praticar, aliando uma alimentação equilibrada ao exercício físico...

Como frisou a enfermeira Cristina, é importante saber fazer desse estilo de vida um hábito - o que não significa que jamais poderemos saborear uma pizza com os amigos! Contudo, essa não pode ser a nossa alimentação habitual.
E, para celebrar esse ideal, o Ricardo, do 9º A, fez questão de nos brindar com um belo bolo de cenoura, que ele mesmo confecionou. A Patrícia preparou uma limonada. Apesar do açúcar, este lanche caseiro e simples foi uma forma eloquente de expressar a mensagem da nossa atividade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011