Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Em exposição: "Hábitos alimentares através das gerações"

Merecem ser destacados os trabalhos de pesquisa realizados pelos alunos do 9º Ano, na sequência da atividade "Vamos falar de... Alimentação e Obesidade" (em articulação com Ciências Naturais e o Centro de Saúde de Montemor-o-Velho), que teve lugar na BE, em torno do Dia Mundial da Alimentação. Na altura, durante a reflexão que se seguiu ao visionamento da reportagem da SIC Somos o que comemos (disponível em http://player.sicnoticias.pt/2015-04-01-Grande-Reportagem-Interactiva-Somos-o-que-comemos-), foi sublinhada uma das conclusões deste trabalho jornalístico: é justamente nos países a que se atribui a chamada "dieta mediterrânica" que se vêm modificando de forma drástica, ao longo dos últimos 50 anos, os hábitos alimentares das populações, que abandonaram essa dieta saudável, consumindo hoje demasiados alimentos processados, cheios de açúcares e produtos químicos nocivos.
O desafio que lançámos então aos alunos foi o de pesquisar para um trabalho individual, sobre o tema "Hábitos alimentares através das gerações", partindo, não só de fontes científicas, mas também do seu meio familiar, entrevistando, para tal, avós e pais. O produto final deveria evidenciar uma comparação entre os hábitos alimentares de três gerações, contando com a dos próprios alunos, de modo que todos na escola pudessem observar, ler e refletir...
Deixamos aqui um pouco desta aprendizagem partilhada, em exposição na BE e que em breve seguirá para o Centro de Saúde de Montemor-o-Velho.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011