Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Saber usar o dicionário

Ainda no âmbito do Mês das BE, desenvolvemos, esta semana, um wokshop com as turmas do 6º Ano, sobre o uso do dicionário da língua portuguesa. Sendo certo que todos, em geral, conhecem a utilidade e o modo como se organiza um dicionário, muitos não reparam, porém, na variedade de elementos auxiliares que acompanham cada entrada (como símbolos e abreviaturas, por exemplo), que aportam informações de grande valor para quem pesquisa. E, para além dos dicionários em suporte bibliográfico, foram relembrados os dicionários online, que permitem uma utilização rápida e prática.
Importante neste workshop foi, também, parar para pensar que, numa mesma entrada, podemos encontrar diferentes significados para um vocábulo, o que nos obriga a ter em conta o contexto em que ele nos surgiu... Houve ainda ocasião para sistematizar algumas regras que presidem à colocação de palavras no dicionário: os verbos sempre no infinitivo; os nomes e adjetivos no masculino, singular...
Depois da apresentação, foi a hora da verdade: os alunos distribuíram-se em pequenos grupos pela BE, para pôr à prova os seus conhecimentos...

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Vamos falar de... alimentação e obesidade

Em torno do Dia Mundial da Alimentação, e a pensar nas turmas do 9º Ano, a BE propôs à professora Natália Gomes (Ciências Naturais/ PES), uma abordagem do problema da obesidade, tão premente no chamado mundo desenvolvido.
Os alunos do 9º Ano  vieram pois à BE, com a professora de Ciências Naturais, para uma aula diferente, que contou ainda com a colaboração da enfermeira Cristina, do Centro de Saúde de Montemor-o-Velho. "Vamos falar de... Alimentação e Obesidade" foi o repto das duas sessões propostas pela BE.
Começámos com a reportagem da SIC "Somos o que comemos" (disponível em: http://player.sicnoticias.pt/2015-04-09-Grande-Reportagem-Interactiva-Somos-o-que-comemos-), que, de forma clara, objetiva e eficaz, proporcionou a base para a reflexão que se seguiu.
Atentos, os alunos absorveram o que foi dito e explicado ao longo da reportagem, não sem uma ou outra manifestação de espanto. Terá sido por isso que alguém, no 9º A, se confessou "chocado" com a realidade revelada.
Ao longo da reflexão, conduzida pela enfermeira Cristina e a professora Natália, foram salientados diversos aspetos de grande relevância focados na reportagem: desde logo, os erros alimentares que, na nossa sociedade, tendemos a cometer - por ignorância ou por irresponsabilidade - e que trazem terríveis consequências para a saúde; o poder avassalador da publicidade, que devemos encarar sempre de forma crítica; o estilo de vida saudável que é necessário praticar, aliando uma alimentação equilibrada ao exercício físico...

Como frisou a enfermeira Cristina, é importante saber fazer desse estilo de vida um hábito - o que não significa que jamais poderemos saborear uma pizza com os amigos! Contudo, essa não pode ser a nossa alimentação habitual.
E, para celebrar esse ideal, o Ricardo, do 9º A, fez questão de nos brindar com um belo bolo de cenoura, que ele mesmo confecionou. A Patrícia preparou uma limonada. Apesar do açúcar, este lanche caseiro e simples foi uma forma eloquente de expressar a mensagem da nossa atividade.

sábado, 24 de outubro de 2015

Hora do Conto no JI da Bunhosa

Neste mês das BE, a leitura tem acontecido por cá sob diversas formas. Ontem, no Jardim de Infância da Bunhosa, reuniram-se crianças e adultos à volta das histórias. A primeira surgiu do livro Desculpa... por acaso és uma bruxa?, de Emily Horn (2007). Na quietude da expectativa, os olhos dos pequenos ouvintes fixavam-se no gatinho Leonardo, o protagonista. Com ele, perceberam que vale a pena olhar à nossa volta e procurar bons amigos. 
E outra história se seguiu, pela voz da mãe da Camila, uma das meninas da sala: Os Três Porquinhos. Com a ajuda divertida dos seus fantoches, esta mãe narradora deu uma nova vida à fábula que continua a encantar-nos. 
Para breve, fica o encontro marcado na BE com este grupo, para mais histórias!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Neste mês dedicado às BE, são várias as iniciativas com que desejamos dinamizar este nosso espaço. Na rubrica "Autor do Mês" (desta vez, autores), recordamos os Irmãos Grimm e o seu universo mágico: eles fizeram um inestimável trabalho de recolha de velhas histórias, lendas e contos de tradição oral, fixando-os na escrita. E é, em grande parte, graças a esse trabalho que ultrapassou as fronteiras da sua Alemanha natal e se tornou de valor universal, que hoje todos conhecem os Contos dos Irmãos Grimm.
Iniciámos também, neste mês, as nossas "Leituras Cruzadas", trazendo para a BE um tema que está a ser estudado nas aulas de História do 8º Ano: a Peste Negra. A par de informações históricas sobre a terrível epidemia que dizimou milhares de pessoas na Europa do sec. XIV revelamos, paralelamente, notícias sobre a manifestação desta doença na atualidade, em diferentes pontos do mundo, desafiando os nossos utilizadores a descobrirem e partilharem outras informações.
Associado a este tema, O ano da peste negra, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Mas outubro traz também o Dia Mundial da Alimentação, que, uma vez mais, queremos assinalar na nossa BE. Este ano, para além da exposição sobre o tema, a propósito do qual alargamos as nossas propostas de leitura, estamos a preparar, em colaboração com a professora Natália Gomes, do PES, duas sessões para as turmas do 9º Ano, no âmbito da iniciativa "Vamos falar de..."

Também os alunos da Ed. Especial (CEI) iniciaram um trabalho com esta temática, a partir da atividade "Crescer com a BE", no passado dia 12 deste mês. Daqui, levaram  o desafio de criar uma proposta de "ementa saudável" para um dia; no Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), irão expor na BE a sua "ementa".
E também a Hora do Conto irá refletir esta preocupação com uma alimentação saudável. Na obra Contos de animais com manhas de gente (Alexandre Parafita), vamos conhecer "A raposa e o sardinheiro" numa fábula em que o peixe é a iguaria!
De todas estas atividades daremos notícia. Fiquem atentos...

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011