Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Outubro - Mês Internacional das Bibliotecas Escolares

Os meninos do 1º CEB que agora integram a nossa escola estão a aprender a utilizar da BE, descobrindo tudo o que ela tem para oferecer. 


Desde a exploração livre deste espaço e dos seus materiais e equipamentos até à sua utilização orientada, em contexto de aula, é notório o entusiasmo destes pequenos leitores.
Nos dias 6 e 7 de outubro, as turmas do 1º e do 3º Anos vieram, respetivamente, à BE, com os professores, para uma atividade que está a começar e que irá desenrolar-se até ao final do ano: "Livros Tagarelas".
À volta dos livros, e das ideias e curiosidades que eles despertam, abrimos este mês de outubro, celebrando da melhor forma o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares. No dia 6, o 1º Ano escutou A história do Pedrito Coelho, de Beatrix Potter (Autora do Mês). Os legumes que meteram o coelhinho protagonista em sarilhos deram o mote para falar de alimentação saudável, relembrando o próximo dia 16... Dessa conversa, surgiram as ilustrações que recriaram o quintal do Sr. Gregório.
No dia seguinte, foi a vez do 3º Ano: através do conto A horta do Senhor Lobo, de Claire Bouiller, que deliciou os ouvintes, houve oportunidade de comparar o comportamento deste protagonista  com aquilo a que o tradicional lobo das histórias nos tem habituado... A leitura em diferentes momentos, alternados com alguns registos, criou suspense e tornou o final ainda mais inesperado. 
E também esta turma assinalou o Dia Mundial da Alimentação: depois da história, seguiu-se uma pesquisa orientada na Internet, em torno dos legumes mais saudáveis; os alunos, em grupos, iniciaram a pesquisa e aprenderam a copiar e a colar uma imagem para um ficheiro Word. Com as imagens por eles recolhidas, pudemos reconstituir a "horta do Sr. Lobo", com as devidas "etiquetas" informativas, partilhando-a com a escola.
O nosso agradecimento especial ao Eduardo e à Sandra, do ATL Fernão Mendes Pinto, que, como habitualmente, contribuem para tornar a BE mais bonita.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011