Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Vamos falar de... Dieta Mediterrânica

Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2013, a Dieta Mediterrânica foi o tema proposto pela BE para, em conjunto com as professoras de Ciências Naturais (9º Ano) e História (8º Ano), assinalar, neste mês de outubro, o Dia Mundial da Alimentação com as respetivas turmas. Para tal, a BE teve o prazer de contar com a presença do Chef Gonçalo Melo, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, que convidámos para falar aos nossos alunos sobre as potencialidade deste padrão alimentar, os seus sabores e versatilidade. Com o Chef Gonçalo Melo, vieram dois alunos daquela Escola - Hugo Figueira e Hugo Tarrafa - e ainda Filipa Vaz, estagiária do Curso de Dietética e Nutrição (da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra).
Numa comunicação dinâmica e apelativa, o Chef Gonçalo e a futura nutricionista Filipa captaram o interesse dos alunos, apresentando, numa perspetiva diferente, a tradição alimentar mediterrânica: pela via dos sentidos. Cores, cheiros, sabores preencheram esta manhã a biblioteca, pelas mãos do Hugo Figueira e do Hugo Tarrafa, que empratavam enquanto escutávamos os dois oradores.
Como frisou o Chef Gonçalo, a Dieta Mediterrânica encerra, para além de um padrão alimentar de rico valor nutricional, alguns princípios que a tornam especialmente benéfica: evita-se o desperdício, aproveitando as sobras para novas refeições; consomem-se produtos da época, cultivados na horta e amadurecidos com tempo; animais caseiros...

Foi salientado, por exemplo, o valor nutricional da sopa, alimento de excelência - "e ninguém faz sopas como os Portugueses!", sublinhou o Chef, que destacou ainda outros géneros típicos da Dieta Mediterrânica: os ensopados, as caldeiradas... Coisas simples, como um pouco de azeite no fundo de uma caçarola, com cebola picada, em lume brando, à qual se vai juntando tomate, entre outros ingredientes tradicionais, acompanhando cabrito, devidamente regado com vinho, garantem um belo ensopado... E, como lembrou o Chef, pratos como este e como a sopa eram, frequentemente, acompanhados apenas com pão - de centeio, de mistura... E estavam reunidos os três alimentos de referência da Dieta Mediterrânica: o pão, o azeite e o vinho.
Mas, se neste momento a nossa imaginação já se deliciava, para isso contribuía também o trabalho metódico dos dois alunos Hugo Figueira e Hugo Tarrafa...

E nada como provar! Pudemos, pois, saborear tostas de pão caseiro molhadas em azeite (perfumado com ervas aromáticas, em três variedades, uma das quais com um pau de canela). E, entre cada prova, uma fatia de maçã: "é para cortar o sabor", esclareceu o Tiago, do 9º B. E, de facto, assim, pudemos comparar os diferentes cambiantes do azeite que, sucessivamente, fomos provando.
Com esta sessão, que todos apreciámos, esperamos ter sensibilizado os nossos alunos, levando-os a querer experimentar em casa algumas das ideias aqui expostas e a consolidar bons hábitos para uma alimentação mais saudável. Aos nossos convidados e à Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, o nosso agradecimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011