Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

À conversa com... Isabel Zambujal

Foi aos meninos do 1º e do 2º Anos que reservámos este encontro com a escritora Isabel Zambujal, que esteve na BE no passado dia 28 de novembro.
Rodeada pelas suas mais recentes obras, a autora conversou connosco, revelando um pouco da história por detrás da criação de cada uma delas... Foi o caso de Dias felizes de uma nódoa teimosa (2015), cuja história surgiu de um episódio curioso e acidental do quotidiano... Neste livro, acompanhamos a aventura de uma cereja que, da árvore à solidão de uma cozinha, onde vai ficando esquecida, anseia por conhecer o seu destino; às voltas numa grande calda faz-se doce e torna-se a cobertura de uma deliciosa tarte; finalmente, cai feita nódoa sobre o vestido de uma menina e reencontra-se, surpresa, com a velha árvore que a gerou...
Mas também o Pai Natal que não comia queijo ou o Pai Natal das memórias (2009) teve origem num simples episódio familiar, vivido pela autora quando descobriu velhas cartas que os seus tios escreveram, ainda crianças, contando peripécias das suas vidas... Essas cartas, que Isabel Zambujal quis partilhar connosco (uma delas falava do pai, "Marito" - o grande Mário Zambujal), tornaram-se um belo e inesquecível presente de Natal, oferecido aos tios, hoje idosos, que assim reviveram a sua infância. 
E também os meninos presentes neste encontro foram convidados a partilhar algumas das suas memórias felizes, para compor a "Árvore das Memórias", que a autora expôs na BE...
Os meninos, com a ajuda dos professores, registaram as mais diversas memórias, que depois lemos em voz alta.
Disto se faz a escrita, como nos explicou Isabel Zambujal: de pequenas coisas que giram à nossa volta e nos prendem o olhar. Outras vezes, de momentos que ficam para sempre na nossa imaginação.
Esperamos que, tanto para os nossos pequenos leitores como para a autora, este encontro possa tornar-se uma agradável memória!

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

5º Ano: "O meu e-mail" - educação para os media

As turmas do 5º Ano estão a familiarizar-se com o Email, as suas potencialidades e riscos. Na BE já foram dinamizadas sessões para descobrir e explorar esta via de comunicação, hoje imprescindível. Embora alguns alunos tenham demonstrado conhecer já o Email, para outros ele encerra ainda um certo mistério.

Entretanto, o professor Telmo Ruano já prosseguiu com a criação, para o 5º A, do email da turma (em breve, também o 5º B terá a sua sessão com o professor de TIC). Posteriormente, é nosso objetivo que cada aluno tenha o seu email pessoal e que esta ferramenta, usada com segurança e bom senso, possa ser útil a todos.


quarta-feira, 2 de novembro de 2016

A ovelhinha preta, de Elizabeth Shaw

Em mais uma iniciativa dos "Livros Tagarelas", o 1º Ano regressou à BE com a professora, para conhecer esta belíssima obra e entrar numa viagem maravilhosa.
O Eduardo e a Sandra, do ATL, fizeram magia, ao contarem esta história de Elizabeth Shaw. E os traços simples das ilustrações a preto, que projetámos, despertaram a imaginação dos ouvintes.Tudo levava a crer que aquela ovelhinha preta estaria destinada à sombra da inutilidade, tão diferente das outras, na cor e na atitude... Mas, no momento mais crítico, a sua independência e determinação foram decisivas para pôr todo o rebanho a salvo. 
E, relembrando a heroína da história, o Eduardo e a Sandra desafiaram as crianças com uma proposta de ilustração, a que todos se dedicaram, com a ajuda dos adultos.






Das mãos dos meninos, foram saindo, recriadas, as personagens do conto, misturando alegremente as cores desse rebanho... 






Surpreendidos com desenhos tão bonitos, os meninos exibiam-nos, muito orgulhosos... 




E o resultado final... aqui está! 
Parabéns aos pequenos ilustradores e também ao Eduardo e à Sandra.

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011