Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Vamos falar de... União Europeia, fronteiras e refugiados


No âmbito do programa "O CES vai à escola", do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, a BE recebeu ontem a Doutora Licína Simão, que veio apresentar aos alunos do 8º e 9º Anos uma reflexão em torno da problemática dos Refugiados, no atual contexto europeu e mundial. Foi uma sessão que contribuiu para aprofundar os temas em estudo na disciplina de Geografia nestes anos de escolaridade.
Particularmente, as turmas do 8º Ano tinham já estudado esta temática e, nas últimas semanas do 2º Período, dedicaram-se à realização de trabalhos de pesquisa, que foram agora expostos e que garantiram a familiaridade dos alunos com alguns dos factos e realidades apresentados pela nossa convidada.
Também ao 9º Ano esta abordagem permitiu estabelecer a ponte entre a atualidade e a realidade que envolveu a 2ª Guerra Mundial (estudada nas aulas de História), no que se refere às movimentações de refugiados, bem como às causas que estiveram e estão na origem destas deslocações forçadas; permitiu-lhes também reconhecer a espantosa semelhança entre as imagens do passado e do presente - à luz da Declaração Universal dos Direitos Humanos, nascida, após aquela guerra, do desejo de jamais ver repetidos os horrores que ela trouxera.
Da reflexão sobre factos, sobre memória e atualidade, se faz também o estudo e a escola e se prepara a cidadania. À Doutora Licínia Simão e ao CES - Centro de Estudos Sociais, o nosso agradecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011