Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar
Mostrar mensagens com a etiqueta Formação. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Formação. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 23 de abril de 2012

2012 - Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos


No âmbito desta temática, no passado dia 18 de abril, a BE teve o prazer de receber o Doutor João Gil, da Universidade de Coimbra, que, a convite do professor José Antunes, desenvolveu uma palestra destinada aos alunos do 9º Ano. Numa comunicação que os nossos jovens seguiram atentamente, o Professor João Gil interpelou-os sobre as preocupações com a Energia, abordando o problema do seu consumo e as possibilidades, já em curso, do seu aproveitamento sustentável. De entre vários exemplos que foram relembrados, no que diz respeito às Enegias Alternativas, o Professor apresentou o projeto que está, atualmente, a desenvolver, com uma jovem equipa de investigação, na Universidade de Coimbra. Mas ninguém melhor do que os nossos estudantes do 9º Ano para partilhar aqui o seu feedback desta iniciativa. Em breve, no nosso blogue!

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Literacia Estatística - formação na BE

"A literacia estatística ao serviço da cidadania" foi o tema de uma ação de formação dinamizada ontem pelo INE na biblioteca escolar, para professores de todas as áreas. A ação proporcionou a exploração do portal do INE e do Projeto ALEA, numa incursão que permitiu conhecer a respetiva estrutura e as funcionalidades destes dois ambientes. Houve ainda oportunidade para esclarecer alguns conceitos da Estatística e praticar a pesquisa no portal do INE, para acesso à informação disponibilizada. Quanto ao Projeto ALEA, comprometido com o Currículo do Ensino Básico e Secundário, ficámos a conhecer os recursos didáticos que poderão ser explorados em contexto educativo.  

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

De acordo?...

A 1ª sessão de formação sobre o Acordo Ortográfico teve lugar na BE, no passado dia 12 de outubro,  e teve como principal objetivo contribuir para esclarecer algumas dúvidas nesta matéria. A esta iniciativa correspondeu um número considerável de docentes, que acompanhou com interesse e vivacidade os conteúdos que ali foram partilhados. A dinamização ficou a cargo das professoras Aurora Martelo e Isabel Ferreira, com a colaboração das professoras Madalena Leite e Ângela Relvão.

Uma das mais recentes crónicas de Ricardo Araújo Pereira foi o ponto de partida para esta sessão, lançando um breve debate sobre aspetos que fazem a polémica do Acordo.

Seguiu-se uma síntese sobre o percurso da ortografia portuguesa, com especial atenção sobre o séc. XX, em que, por variados fatores histórico-políticos, se busca uma aproximação cada vez mais efetiva entre as diferentes ortografias do Português.
A atenção centrou-se, entretanto, nos principais aspetos gráficos que se alteram com o acordo de 1990.



Por fim, os participantes foram desafiados a pôr à prova o seu domínio do Acordo Ortográfico, atualizando uma "ata" grafada segundo as antigas regras. Um marcador de livros decorado com dezenas de palavras graficamente atualizadas, que oferecemos no final, revelou a solução do exercício.

A esta sessão seguir-se-ão mais duas, uma novamente para docentes, outra para não docentes, sobre o que daremos notícias oportunamente.   


Boas ideias


«Boas ideias para apresentar um trabalho» é o mote que, pelo segundo ano consecutivo, reúne na BE, dois grupos de idades e conhecimentos distintos, em torno dos recursos digitais. Dinamizada pela professora Catarina Tavares (coordenadora do PTE), com a colaboração dos alunos do CEF, esta formação destina-se, desta vez, aos alunos do 6º Ano. Duas das turmas, 6º A e 6º B, já passaram pela BE, e conheceram em especial algumas particularidades do Real Player e do Photoscape, ferramentas que poderão enriquecer as apresentações de trabalhos em contexto de aula. Em breve, será a vez do 6º C!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Boas Ideias para Apresentar um Trabalho


Nos dias 1 e 2 de Fevereiro, a turma do CEF Informática esteve a dinamizar mais uma sessão de formação na BE, com a ajuda da professora Catarina Tavares, desta vez dedicada à apresentação de trabalhos escolares, com recurso às TIC. O tradicional Powerpoint ou o comum documento Word poderão ser enriquecidos com ferramentas versáteis e criativas como o Moovie Maker, o PhotoScape ou o Picasa, cujas potencialidades fazem toda a diferença, tornando uma apresentação mais animada e eficiente.


Sem ignorar o conteúdo e a organização do trabalho, que são fundamentais, a apresentação final, tendo em conta o contexto da sala de aula, foi o foco de interesse destas sessões. Pelo que apreciámos, os alunos do 7º Ano seguiram com curiosidade as dicas dos colegas e da professora e tomaram nota de alguns sites e links que lhes abrirão caminho a novas experiências informáticas.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Saber navegar para saber aprender

Os alunos do CEF Informática apresentaram recentemente uma breve mas importante acção de formação para os nossos utilizadores do 5º e do 6º Ano, com a ajuda da professora Catarina Tavares, coordenadora do PTE. Tendo como preocupação essencial a segurança na Internet, «Saber navegar para saber aprender» foi o tema proposto pela BE, desafiando a turma do CEF e a professora Catarina a explicarem aos mais novos, de uma forma interactiva, os principais cuidados a seguir na utilização da Web. Ao mesmo tempo que nos proporciona ferramentas fantásticas de pesquisa e de comunicação, a Internet esconde perigos que todos devem conhecer. Sabem o que é o Phishing? E com o Chat, que precauções devemos ter?


As turmas participantes mostraram interesse e interagiram com os colegas mais velhos. Esperamos que tenham apreciado esta iniciativa!

domingo, 9 de maio de 2010

Ensinar Literatura Hoje - Que motivações? Que objectivos?

A BE de Arazede convidou o Prof. Doutor Cardoso Bernardes, da Faculdade de Letras de Coimbra, a vir explorar connosco esta temática sensível: qual o papel e a importância da literatura na formação escolar, cultural e cívica dos alunos de hoje? Conseguiremos criar neles o prazer e o hábito da leitura?
O Professor Cardoso Bernardes aceitou o convite e deslocou-se à nossa escola, no dia 5 de Maio à tarde, para um breve mas rico momento de reflexão que juntou professores de Língua (e Literatura) Portuguesa, do nosso agrupamento e não só, aos quais se juntaram ainda professores de outras áreas disciplinares.
Por entre as reflexões do Professor, que sintetizou de modo simples a história do ensino da Literatura e as razões que fizeram perfigurar uma "crise" que hoje parece ensombrá-la, uma palavra essencial foi sublinhada como resposta a essa "crise" e a todas as interrogações que nos provoca: Paixão. Só a Paixão faz de nós bons professores de Literatura.

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011