Vale a pena recordar a Oficina de Escrita que propusemos aos alunos do 5º Ano, a propósito da sua abordagem do Conto Tradicional na disciplina de Português. A ideia era construir, em grupo, um conto de sabor tradicional, seguindo as sucessivas etapas da sua estrutura típica, com a ajuda de uma ficha orientadora e o acompanhamento das professoras. A partir de uma imagem, escolhida por cada grupo, os alunos discutiram, rabiscaram, esboçaram os primeiros traços de uma história a nascer, e a folha branca foi-se enchendo... até que a narrativa ganhou forma. O resultado, em cada grupo, foi surpreendente. Quisemos partilhá-lo com os nossos leitores. Aqui fica!
Mostrar mensagens com a etiqueta Oficina de Escrita. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Oficina de Escrita. Mostrar todas as mensagens
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
"Um azul para Marte" - viajar pela imaginação
Lembram-se da oficina de escrita que propusemos aos alunos do 6º Ano, a partir do excerto de um texto de José Saramago? "Um azul para Marte" foi o início de uma aventura que começou na BE e seguiu viagem pelas aulas de Português e de Ed. Tecnológica. Escrita a várias mãos, esta nova história recria a extraordinária vivência de um humano em Marte, um planeta quase perfeito... não fosse o facto de lhe faltarem as cores!
Entusiamados pelo desafio do protagonista, os nossos pequenos escritores planearam peripécias, diálogos, sustos, soluções... escolheram adjetivos e metáforas... corrigiram erros... E, depois de muito escrever e apagar, com a ajuda das professoras de Português... chegaram ao desenlace.
Faltava a ilustração, a segunda parte desta aventura. Orientados pelos professores de Ed. Tecnológica, surgiram então os desenhos, numa festa de cores; todas as cores prometidas a Marte!
Etiquetas:
Oficina de Escrita,
Saber Aprender,
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Quando os nossos avós eram crianças...
Nas vésperas do Dia Mundial da Criança, partilhamos aqui o resultado da atividade "Repórteres do Passado", um desafio da BE concretizado por algumas crianças da EB1 de Arazede e da EB1 do Seixo, que procuraram conhecer melhor os costumes e as brincadeiras da infância dos seus avós. Um olhar das crianças de hoje sobre as crianças de outros tempos.
Etiquetas:
BE em Família,
Curiosidades,
Oficina de Escrita
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
Cartas de amor
Terminada a quadra de S. Valentim na nossa BE, deixamos aqui um "cheirinho" da exposição de cartas de amor que os alunos do 9º Ano escreveram em francês e em espanhol e que tem sido alvo da curiosidade de muitos leitores.
O nosso agradecimento à equipa do ATL Jovem, que nos ajudou a tornar mais bonita esta exposição.
Etiquetas:
Oficina de Escrita
terça-feira, 6 de novembro de 2012
Descobrir os caminhos da escrita
Por falar em escrita, está aí o VI Concurso "Uma História de Natal", com que, em cada ano, a BE de Arazede desafia os alunos do 2º e do 3º CEB a criarem uma narrativa inédita e original. Ao longo deste mês de novembro, aqui fica o desafio: deixem-se guiar pela imaginação e a sensibilidade e descubram esse outro caminho para a leitura, que é afinal a escrita.
Etiquetas:
Oficina de Escrita
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
Escrita criativa - uma outra forma de aproveitar a BE
A Beatriz Costa, do 5º A, utilizadora habitual da BE, deu asas à imaginação e, num momento livre, escreveu e ilustrou o texto que aqui postamos. Com este belo exemplo, deixamos o desafio a outros pequenos "escritores" da nossa escola, esperando partilhar com a comunidade os seus momentos de inspiração.
Se eu fosse uma abelhinha
Se eu fosse uma abelha voava de
alegria. Ia de flor em flor e chupava o pólen das flores. Só podia criar os
meus filhos se lhes desse alimento.
Eu fazia o mel para as pessoas porem
no chá, no pão ou noutro tipo de alimento. Outras vezes, estava calor, ia picar
as pessoas se me fizessem mal. Na Primavera ia às ameixoeiras chupar o pólen
das suas flores branquinhas como a neve.
Eu também tinha uma casa muito
elegante. A casa por dentro era toda amarela e dava-lhe o nome de colmeia. Era
eu que fazia o mel.
Só podia ter filhos se comesse muito,
mas muito mel. E quando as abelhinhas bebés nascessem éramos uma família muito
alegre. Essas abelhinhas andavam sempre atrás de mim. Essas abelhinhas também
me ajudavam a fabricar o mel e a chupar o pólen das flores.
Era uma abelhinha esperta e arranjava
as flores da seguinte maneira: saía de casa com a minha grande família e ia aos
jardins dos humanos, punha os pés no chão e arrancava algumas flores. Mas só
arrancava uma flor de cada cor, para as colocar no meu jardim para ele não
ficar com flores repetidas. Assim, já não ia ao jardim dos humanos, porque
tinha um jardim com as flores que precisava, podendo tirar delas o pólen.
Depois de eu ter o mel feito ia lá um
homem ou uma mulher com um frasco, para tirarem o mel, para o levarem para suas
casas. Mas… os humanos teriam de ter muito cuidado para não lhes picar…
Beatriz Costa, 5ºA, nº4
Etiquetas:
Oficina de Escrita
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Ser feliz é...
A temática da felicidade tem percorrido a BE neste mês de fevereiro. Desde as interrogações que ela desperta até à fantasia que provoca, este é o percurso que escolhemos para pôr os leitores a pensar, a ler e a escrever sobre ela. Também o autor do mês, Álvaro Magalhães, nos acompanha, com o destaque do seu conto "Onde está a felicidade", do livro O senhor do seu nariz.
Para além dos alunos do 6º A, alguns grupos do 1º CEB juntaram-se a nós nesta abordagem. O primeiro grupo foi o 3º e o 4º Ano do Tojeiro, que estiveram na BE há alguns dias, para escutar uma história de Luísa Ducla Soares. Posteriormente, foram os meninos da EB1 da Bunhosa. Da leitura à escrita, surgiram pedaços de imaginação à conquista da felicidade, que podem ser apreciados na BE.
Também os meninos da EB1 de Arazede estiveram hoje connosco, para a Hora do Conto, que girou em torno da mesma temática. Trouxemos António Torrado para este momento especial, com a história "O salpico", do livro Cem histórias à janela. A felicidade da menina abraçada ao brinquedo novo levou-nos à "Aquarela", de Toquinho. E, como a imaginação é uma grande viagem, a canção inspirou os aviões de papel construídos, em seguida, por cada criança. Nas asas, uma palavra resumindo o que é, para cada um, a felicidade...
E foi assim que, partilhadas as palavras, os aviões e os sorrisos, os nossos pequenos leitores registaram em etiquetas várias frases que juntaram mais umas quantas respostas ao expositor das interrogações - Para ti, o que é a felicidade?
Deixamos aqui a canção "Aquarela", de Toquinho, como resposta à pergunta, que todos fazemos.
Etiquetas:
Oficina de Escrita,
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
Queridos Reyes...
Durante o mês de janeiro, estiveram expostas na BE as cartas escritas pelos alunos de Espanhol da nossa escola, dirigindo-se aos Reis Magos. Em Portugal, o dia de Reis não tem a mesma popularidade que em Espanha, mas estas cartas tornaram-se uma chuva de votos para o novo ano de 2012!
Etiquetas:
Oficina de Escrita
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Um final feliz
Com Abril a despedir-se, recordamos o Autor do Mês com que, entre outras iniciativas, assinalámos também o Dia Internacional do Dia Infantil: António Torrado. Um dos seus mais recentes livros, Cem Histórias à Janela, deu origem a uma experiência de Oficina de Escrita, com os alunos do 1º CEB das Faíscas e do Tojeiro, cujos trabalhos têm estado expostos na BE. O ponto de partida foi a história «Mal por Mal», para a qual os alunos foram desafiados a escrever e a ilustrar um final mais desenvolvido. Que o malvado Rei desta história mudou e se tornou bondoso e justo, todos ficamos a saber, que o autor assim o assegura. Mas... que coisas fez ele para se tornar tão amado e admirado pelo Povo? As ideias não se fizeram esperar, dando os nossos pequenos autores a conhecer um «reino» muito divertido!
Etiquetas:
Oficina de Escrita
sexta-feira, 4 de março de 2011
Cor e alegria na BE
De mãos dadas com o Carnaval, a Poesia já cá canta. Não apenas a Poesia das palavras. Poesia também é cor e alegria, é vida. Os meninos do 1º CEB aqui da escola-sede deram-nos o prazer destas pinceladas poéticas, que abrem da melhor forma este mês de Março. Vejam lá se não é verdade!
Etiquetas:
Oficina de Escrita
Março - Mês da Poesia
Na BE de Arazede, definimos o mês de Março como o mês da Poesia. O desafio foi lançado, para que cada aluno, dos mais novos aos mais crescidos, pesquisasse sobre um poeta de língua portuguesa (seu conhecido ou nem tanto) e desse a conhecer à escola essa aprendizagem: o que pretendemos é que cada um apresente uma página com um retrato do poeta, um breve parágrafo biobibliográfico e um qualquer poema do autor. Os trabalhos irão sendo expostos na BE ao longo deste mês e assim celebraremos o dia 21 de Março, Dia Mundial da Poesia, com a participação de muita gente...
Para além da pesquisa, propomos também a produção de poemas pelos alunos, no âmbito da actividade «Folhas Dispersas». Os melhores textos serão expostos, juntamente com os poemas de autores consagrados: inspirem-se!
Etiquetas:
Oficina de Escrita
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Folhas Dispersas
No ensejo de incentivar os alunos à produção escrita, a BE inspirou-se no Outono, que enche a natureza de tantas cores e formas, de modo especial nesta nossa região do baixo Mondego. «Folhas Dispersas» foi o mote com que partimos à conquista de talentos mais ou menos escondidos do nosso Agrupamento: quantas vezes se ocultam numa gaveta envergonhada textos interessantíssimos, pouco elaborados, mas sinceros e cheios de emoção? É essa simplicidade povoada de palavras fortes e ousadas que faz o encanto destes textos. Já recebemos algumas «folhas dispersas» da autoria de alunos do 7º e do 8º Anos, que nos surpreenderam. De características diversas, do Diário à Poesia ou à simples reflexão pessoal, reservámos um espaço na BE para mostrar estes textos e divulgar os seus jovens autores. Vale a pena ler!
Etiquetas:
Oficina de Escrita
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Quadras de S. Martinho
Na cidade ou na aldeia
há um cheirinho no ar.
Gosto mais das castanhas
Do que dos ouriços do mar.
Inês Catarinha - 2º Ano
Gosto das castanhas,
Que boas que são!
Castanhas tão boas
nunca vi na minha mão.
Paulo Santos - 2º Ano
O S. Martinho chegou,
À minha porta bateu.
Uma castanha pegou
Daquele prato que era meu.
Ivan Cruz - 2º Ano
Etiquetas:
Oficina de Escrita
quinta-feira, 18 de novembro de 2010
Concurso «Quadras de S. Martinho»
Ainda no espírito dos magustos, a BE lançou o Concurso «Quadras de S. Martinho», a decorrer até dia 19 deste mês, no qual podiam participar alunos do 1º ao 6º Anos. Temos já muitas quadras, algumas delas com bonitas ilustrações, que nos trazem a alegria e o calor das castanhas... Em breve divulgaremos os vencedores e partilharemos convosco algumas quadras. Fiquem atentos!
Etiquetas:
Oficina de Escrita
Subscrever:
Mensagens (Atom)




