Porque a leitura se vive em qualquer idade, e a sua descoberta começa bem cedo, aos meninos do jardim de infância do Tojeiro couberam as honras de abrir a Semana da Leitura 2016 na nossa BE. Em exposição temos tido magníficos trabalhos realizados pelas crianças, em torno do projeto "Pequenos
Chefs", que, desde o início do ano letivo, vem inspirando este grupo. Particularmente, a obra
O Ciclo do Pão, de Cristina Quental, trouxe à BE o sabor da imaginação...
Das histórias exploradas no jardim de infância e revisitadas, depois, no ambiente familiar, nasceram ainda os belos trabalhos que os pais ajudaram a confecionar, partilhando connosco o prazer da leitura em família...
E porque o prazer de ler se contagia, a Semana da Leitura continua, entrelaçando elos de inspiração. Ontem, por exemplo, a BE acolheu um grupo de convidados, de dentro e de fora da nossa
escola, de diferentes gerações, com diferentes experiências de vida,
que partilharam com os alunos do 8º e do 9º Anos as suas vivências da
leitura. Tivemos connosco o Major Manuel Marias dos Reis, ilustre figura da comunidade e autor de Memórias de Arazede (2013), dois ex-alunos desta escola, atualmente no 12º Ano (Inês Agostinho e Rafael Trindade), duas encarregadas de educação (Alice Reis e Sónia Trindade), os dois animadores do ATL Fernão Mendes Pinto (Sandra Noronha e Eduardo Munhoz), duas professoras da EB 2/3 de Arazede (Aurora Martelo - Português; Teresa Almeida - Ciências Físico-Químicas).


Haverá uma idade para se gostar de ler? Será possível aprender a amar os
livros quando estes são escassos e preciosos? Conseguirá a leitura
obrigatória estragar o prazer de ler, ou, pelo contrário, fará descobrir
a beleza de obras que, de outro modo, jamais se conheceriam? Será o
suporte livro o veículo por excelência para a fruição da leitura?
Por entra a conversa, destacaram-se as partilhas do Major Manuel
Reis, que nos falou da sua experiência de leitura na infância (era o
padeiro que lhe emprestava livros, quando o Major, em menino, ia ao pão;
assim leu os romances de Camilo Castelo Branco e Júlio Dinis). Também o
Rafael Trindade nos mostrou os
livros que tem andado a ler, contando o muito que tem descoberto
neles...
Atentos, os nossos alunos seguiam a conversa e o bom humor dos
convidados. Do muito que se disse, muito ficou ainda por dizer. Acima de
tudo, como observou a Inês Agostinho,
importa dar a cada livro a oportunidade de ser lido, sem preconceitos,
abrindo-nos à sua descoberta e deixando que nos surpreenda.
Mas, como confessaram alguns dos nossos convidados, a leitura anda, muitas vezes, aliada à escrita. E de escrita se faz, também, esta Semana da Leitura. Um outro momento que merece destaque é a atividade "Um nome, uma vida", resultante da
exposição sobre o Holocausto, que esteve na BE no passado mês de
fevereiro.
Como previsto, as turmas do 9º Ano reuniram-se de novo, para apresentar,
cada aluno que o quis, o texto que havia escrito, imaginando um destino para uma das
personalidades presentes num dos placards da exposição.
Mais do que uma sucessão de datas, factos e locais, alguns alunos conseguiram, e muito bem, relatos verdadeiramente humanos, em que a História fotografou a realidade...
E a Semana continua... boas leituras!