segunda-feira, 16 de junho de 2014
sábado, 7 de junho de 2014
Dia Mundial do Ambiente
A assinalar este dia, muitos e interessantes trabalhos têm estado na BE, partilhando a visão que os alunos de diversas idades têm deste tema. Trata-se de trabalhos que resultaram, quer da leitura de obras literárias, com a disciplina de Português e/ ou com a BE, quer do estudo de conteúdos no âmbito da disciplina de Geografia. Vamos aqui entreabrir a porta da nossa BE...
Tendo como cenário o belíssimo painel que os alunos da EB1 de Arazede criaram, merecem também admiração os trabalhos confecionados pelo 5º A, que leu A vida mágica da sementinha, de Alves Redol, e trouxe até nós as suas personagens.
Um outro livro que está em destaque nesta exposição é a História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, do chileno Luis Sepúlveda, explorado pelos alunos do 7º Ano, também nas aulas de Português. Esta obra deu origem aos trabalhos escritos destes alunos que procuraram cruzar questões cruciais levantadas pela história, no que se refere ao Ambiente, descobrindo, por exemplo, o trabalho empreendido por grandes organizações ambientais, como a Greenpeace, ou a Quercus...
Em suporte digital, também as turmas do 6º Ano trabalharam esta temática, em várias sessões práticas na BE, experimentando uma parte do nosso guião. O desafio consistiu em "Saber utilizar a informação na construção de um powerpoint". Algumas das apresentações desenvolvidas estiveram em projeção neste espaço, complementando a exposição de trabalhos.
Por seu turno, os alunos do 9º Ano abordaram, em Geografia, os problemas da insuficiente preservação ambiental, com destaque para a ameaça que afeta os mares e oceanos e toda a sua biodiversidade.
Em continuidade com estes cartazes do 9º Ano estão os trabalhos e frases poéticas do 4º Ano da EB1 de Arazede, a partir da obra de José Fanha O dia em que o mar desapareceu, abordado na sala de aula, na Hora do Conto...
E também os alunos da Ed. Especial (C.E.I.) se juntaram a esta causa, com os barquinhos que construiram após terem vindo à BE conhecer a História do Rainbow Warrior.
Em suporte digital, também as turmas do 6º Ano trabalharam esta temática, em várias sessões práticas na BE, experimentando uma parte do nosso guião. O desafio consistiu em "Saber utilizar a informação na construção de um powerpoint". Algumas das apresentações desenvolvidas estiveram em projeção neste espaço, complementando a exposição de trabalhos.
Por seu turno, os alunos do 9º Ano abordaram, em Geografia, os problemas da insuficiente preservação ambiental, com destaque para a ameaça que afeta os mares e oceanos e toda a sua biodiversidade.
Etiquetas:
Datas com História,
Saber Aprender,
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
sexta-feira, 30 de maio de 2014
Vamos falar de profissões
Uma vez mais, a nossa BE teve o prazer de contar com a presença inspiradora de jovens profissionais, que aceitaram o convite de partilhar com os alunos do 9º Ano a sua experiência, os percursos formativos que, desde cedo, encetaram; as expectativas, lutas e oportunidades que as suas escolhas profissionais lhes têm trazido. Desta vez, tivemos entre nós duas ex-alunas desta escola: a Diana Marques, médica dentista, e a Marta Ressurreição, bióloga marinha.
Dos seus testemunhos, que os alunos seguiram com curiosidade, destacou-se a noção de que, apesar das dificuldades que afetam atualmente o mercado de trabalho, vale a pena acreditar num sonho profissional, agarrá-lo e lutar por ele. Com certeza, ele exigirá sacrifícios, mas essa entrega dará os seus frutos no futuro.
Do exemplo das nossas convidadas, percebemos que não há uma idade para aprender: a aprendizagem acompanha-nos durante toda a vida. Mas, desde muito jovens, podemos aproveitar as mais diversas oportunidades para desenvolver conhecimentos, ganhar novas experiências e crescer como pessoas, o que poderá tornar-se valioso num futuro profissional e poderá até ajudar a descobrir uma vocação.
Acima de tudo, como frisaram a Diana e a Marta, é fundamental ter objetivos e vontade de aprender, de evoluir, sem perder a noção de que não trabalhamos sozinhos, mas precisamos de saber interagir com outros, pois com eles aprendemos e deles dependerá, também, o nosso êxito.
Etiquetas:
Em debate,
Vamos à Biblioteca
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Leituras que inspiram
Aproxima-se o Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de junho, data que tem inspirado algumas das leituras e atividades mais recentes dos nossos alunos.
A partir da obra História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luis Sepúlveda, lida nas aulas de Português, os alunos do 7º A estão a terminr os seus trabalhos sobre o tema das catástrofes ambientais, com a ajuda do guião da BE.
Por sua vez, os alunos do 4º Ano da EB1 de Arazede ficaram a conhecer, na Hora do Conto, O dia em que o mar desapareceu, de José Fanha, baseando-se nesta obra para a produção de trabalhos que irão recriar na BE o "fundo do mar" por eles imaginado...
Para essa mesma exposição contribuirão também os trabalhos que os alunos da Ed. Especial (C.E.I.) estão a confecionar, na sequência de mais uma sessão da atividade "Crescer com a BE". Este grupo teve, ontem, ocasião de folhear mais uma obra do sítio Cata Livros (http://www.catalivros.org/), descobrindo, desta vez, a História do Rainbow Warrior (Rocío Martínez, 2008), que homenageia o famoso navio da Greenpeace e evoca uma antiga profecia dos índios norte americanos acerca da destruição da Terra e dos seus recursos, provocada pela ganância humana; destruição que só os "guerreiros do arco-íris" poderão travar.
Seduzidos pelo texto e as belas ilustrações da autora, os alunos participaram ativamente no diálogo que se seguiu, mostrando que o tema lhes diz bastante.
Após uma visita ao sítio da Greenpeace Portugal (http://www.greenpeace.org), os alunos aceitaram o desafio de construirem barquinhos, com materiais usados e recicláveis, para ajudar a divulgar o trabalho daquela e de outras organizações defensoras do Ambiente.
Daremos notícias!
Etiquetas:
Datas com História,
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
sexta-feira, 2 de maio de 2014
Celebrar Abril
No âmbito dos 40 anos do 25 de Abril de 1974, recebemos hoje na BE a Doutora Manuela Cruzeiro, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, para duas sessões dedicadas a este momento histórico e ao seu significado. Tendo como público as turmas do 6º e do 9º Anos (na primeira e na segunda sessões, respetivamente), a nossa convidada manteve com os alunos uma comunicação informal marcada pelo diálogo e pela participação dos jovens presentes.
Este encontro foi o culminar de um conjunto de pesquisas e trabalhos sobre o tema, estabelecendo a ponte com a atualidade do país. Ao 6º Ano coube o desafio de fazer entrevistas no seio familiar e na comunidade, procurando, através dos testemunhos recolhidos, comparar o fenómeno da emigração portuguesa antes de 1974 e nos nossos dias. Os alunos do 9º Ano fizeram um levantamento, em diversos periódicos nacionais online, de títulos, imagens e informações sobre o país atual. Os materiais produzidos ou selecionados estão em exposição na BE.
Do 6º B, e das aulas de Ed. Visual desta turma, são os cartazes que expusemos à entrada da BE, nos quais a imagem se faz de palavras.
Em destaque está ainda uma representação da "cela" de Álvaro Cunhal, enquanto preso político, recordando "o homem, o pensador, o artista" e, simbolizados nele, todos os presos políticos do Estado Novo; nesta exposição destacam-se os desenhos do autor, recriados pelos alunos: trata-se de uma iniciativa proveniente das aulas de Ed. Visual do 6º B e que contou ainda com a colaboração do ATL.
E também o "Autor do Mês" celebra Abril connosco: José Jorge Letria.
Têm sido, ao longo das últimas semanas, diferentes formas de comemorar estes 40 anos do 25 de Abril. Mas todas elas confluiram no objetivo de o fazer com espírito crítico, provocando mais perguntas do que lições estudadas de cor; interpelando, comparando passado e presente - construindo memória.
Etiquetas:
Autor do Mês,
Datas com História,
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
quinta-feira, 3 de abril de 2014
sexta-feira, 21 de março de 2014
Semana da Leitura: ler é um prazer!
Assim aconteceu com a nossa "Árvore da Poesia", que se encheu de poemas compostos pelas crianças do 3º Ano da EB1 da Bunhosa, a partir da leitura da obra Frederico, de Leo Lionni.
E assim aconteceu, também, com os coloridos trabalhos dos meninos e da educadora do Jardim de Infância do Tojeiro, a partir do conto de José Fanha O dia em que a mata ardeu.
Mas vamos mostrar-vos alguns dos bons momentos vividos na BE, durante a Semana da Leitura. Um desses momentos girou à volta d' As aventuras de Pinóquio, de Carlo Collodi. Contámos, mais uma vez, com a colaboração do ATL, para dinamizar a leitura de alguns excertos da obra, com as turmas do 6º Ano...
Esta leitura, aliás, foi o ponto de chegada das atividades realizadas pelos alunos nas últimas semanas, nas aulas de Ed. Tecnológica: o 6º A desenhou o Pinóquio; o 6º B confecionou algumas das personagens da obra, com diferentes materiais.
Destacamos também o encontro entre o 5º B e o 9º A, em torno da temática da Natureza. Os mais novos leram em voz alta algumas passagens d' A vida mágica da sementinha, de Alves Redol, enquanto, por entre essas leituras, algumas alunas do 9º Ano disseram poemas, homenageando autores como António Gedeão, Miguel Torga, Sophia ou Ruy Belo... Marcando o fim desta partilha, escutámos o violino da Mariana Marques.
Merece ser lembrado, também, o momento que, com os alunos da Ed. Especial (CEI), dedicámos a José Saramago e à sua obra A maior flor do mundo. Para estes nossos alunos, exibimos a curta metragem de Juan Pablo Etcheverry (2007) - La flor más grande del mundo - que se baseia na obra e a recria magnificamente. Para além da apreciação do filme, o tema suscitou o diálogo entre alunos e professoras e permitiu refletir e aprender. Veio a propósito uma incursão pela versão online da revista Quero Saber (http://querosaber.sapo.pt/), que, na secção "Ambiente", traz artigos e fotos muito interessantes.
José Saramago foi também escolhido pelos alunos do 8º B e a professora de Português, que vieram sentar-se nos sofás da BE, para ler em conjunto e apreciar alguns trechos d' As pequenas memórias...
Mas o prazer da leitura continuou. Na quinta-feira, ergueu-se na BE a "Floresta Poética", animada por leitores do 2º Ano (EB1 de Arazede), do 7º B e do 8º C. Tendo como cenário as "árvores" desenhadas e construídas nas aulas de Ed. Visual (8º Ano), demos assim as boas-vindas à primavera, que estava a chegar neste dia.
E, por entre os verdes desta floresta, foram surgindo, ora poemas, declamados por alunos do 7º e do 8º Anos, ora pequenas histórias e aventuras, escritas, ilustradas e contadas de viva voz por algumas das crianças do 2º Ano, aqui presentes, que abriram para nós o seu "livro gigante", como lhe chamaram.
Finda esta troca de leituras, entre pequenos e grandes, o 5º A trouxe à BE uma surpresa! Acompanhados pela professora de Música, entoaram a canção "Gostamos das flores", ganhando do público as palmas e o pedido de "Mais uma!"
E, já na reta final desta semana, as honras couberam às disciplinas de Língua Estrangeira, com a atividade "Ler noutras línguas". O 5º A e o 5º B vieram à BE, ler em voz alta, a partir do mote "Reading is..."
O 5º A ficou também a conhecer melhor a estante da Literatura de Línguas Individuais e, especificamente, as obras em Inglês do nosso fundo documental, algumas das quais são simples e breves: muitos quiseram já levar para ler em casa.
O 5º B tinha uma surpresa preparada: para a despedida, o Gonçalo interpretou uma alegre melodia no seu trompete!
Mais tarde, foi a vez do 8º A, que veio dizer poemas, também em Inglês...
As turmas do 9º Ano encerraram esta semana de leituras, com a partilha de contos e poemas em Francês e em Espanhol.
A mensagem que queremos deixar aos nossos alunos é universal e cabe em todas as línguas: ler é crescer, é viajar, é aprender... Por isso, ler é um prazer!
José Saramago foi também escolhido pelos alunos do 8º B e a professora de Português, que vieram sentar-se nos sofás da BE, para ler em conjunto e apreciar alguns trechos d' As pequenas memórias...
Mas o prazer da leitura continuou. Na quinta-feira, ergueu-se na BE a "Floresta Poética", animada por leitores do 2º Ano (EB1 de Arazede), do 7º B e do 8º C. Tendo como cenário as "árvores" desenhadas e construídas nas aulas de Ed. Visual (8º Ano), demos assim as boas-vindas à primavera, que estava a chegar neste dia.
Finda esta troca de leituras, entre pequenos e grandes, o 5º A trouxe à BE uma surpresa! Acompanhados pela professora de Música, entoaram a canção "Gostamos das flores", ganhando do público as palmas e o pedido de "Mais uma!"
E, já na reta final desta semana, as honras couberam às disciplinas de Língua Estrangeira, com a atividade "Ler noutras línguas". O 5º A e o 5º B vieram à BE, ler em voz alta, a partir do mote "Reading is..."
O 5º A ficou também a conhecer melhor a estante da Literatura de Línguas Individuais e, especificamente, as obras em Inglês do nosso fundo documental, algumas das quais são simples e breves: muitos quiseram já levar para ler em casa.
O 5º B tinha uma surpresa preparada: para a despedida, o Gonçalo interpretou uma alegre melodia no seu trompete!
Mais tarde, foi a vez do 8º A, que veio dizer poemas, também em Inglês...
As turmas do 9º Ano encerraram esta semana de leituras, com a partilha de contos e poemas em Francês e em Espanhol.
A mensagem que queremos deixar aos nossos alunos é universal e cabe em todas as línguas: ler é crescer, é viajar, é aprender... Por isso, ler é um prazer!
Etiquetas:
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
Subscrever:
Mensagens (Atom)


