Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

3 de dezembro - Dia Intenacional das Pessoas com Deficiência

 
Em mais uma sessão da atividade "Crescer com a BE", juntámo-nos às professoras de Ed. Especial para assinalar esta data com os alunos do C.E.I. Foi ontem, numa experiência simples, mas divertida e com muito significado! Serviu-nos de inspiração o livro de Isabel Minhós Martins e Madalena Matoso, "O meu vizinho é um cão", que reencontrámos nas "prateleiras" do sítio "Cata Livros" (http://www.catalivros.org/), já bem conhecido destes alunos. Folha a folha, eles compreenderam que, na verdade, todos somos diferentes, mas, se nos soubermos olhar, aceitar e respeitar, encontraremos sempre algo especial em cada um.
 Depois da história e do diálogo à volta dela, o desafio foi descobrir, entre páginas coloridas de velhas revistas, rostos que "habitassem" o prédio vazio que os alunos e a professora Mª João tinham desenhado na sala de aula. E não tardou que muitas caras, todas diferentes, viessem encher a casa...

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Os Direitos Humanos sob diferentes perspetivas

Os contos de Hans Christian Andersen têm motivado, na BE, a reflexão sobre os Direitos Humanos. Sensível às desigualdades instaladas na sociedade do seu tempo, o autor espelhou muitas vezes nas suas histórias o sofrimento vivido pelos mais desfavorecidos.
Ontem, o 5º B veio à BE, durante a aula de Cidadania, para uma reflexão sobre os Direitos da Criança, a partir da curta metragem de Roger Allers (2006), A pequena vendedora de fósforos, filme inspirado no célebre conto de Andersen. Comprovando que a realidade narrada nesta história continua, infelizmente, atual, estiveram no centro da nossa reflexão os dois nomes do Prémio Nobel da Paz deste ano, Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi, que têm lutado pelos Direitos das Crianças, com especial destaque para o direito à Educação.
Hoje, foi a vez de os alunos da Ed. Especial (C.E.I.) virem refletir sobre o tema, partindo do Artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em mais uma sessão da atividade "Crescer com a BE". Todos mostraram ser sensíveis à questão da igualdade e perceberam que ninguém, por ser diferente, poderá ser descriminado. Viram, pois, com toda a atenção a história d' O patinho feio, num filme de animação narrado pelo ator Ruy de Carvalho (Público, 2004).
 

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Pensar os Direitos Humanos

 
No mês de novembro, a BE revisita os Direitos Humanos, sob diferentes perspetivas. Inspirados pelo Prémio Nobel da Paz deste ano, quisemos também relembrar os Direitos da Criança, a partir dos caminhos que a leitura, literária e não só, nos abre. Foi assim que Hans Christian Andersen, os seus extraordinários contos e personagens inesquecíveis, surgiu como "Autor do Mês", convidando os nossos alunos a conhecer melhor a sua vida e a ler a sua obra com olhos de ler...
No tempo e na sociedade de Andersen, muitas crianças não tinham direitos; a fome, o frio, a solidão e os maus tratos eram a sua única escola. Mas, olhando hoje o exemplo de Malala Yousafzai, para quem o grande objetivo de vida é a educação para todas as crianças do mundo, constatamos que as grandes injustiças e desigualdades do universo de Andersen continuam presentes, nosso tempo.
Nos passos de Andersen, muitos outros escritores para a infância acordam a nossa consciência através das histórias que nos contam. Será o caso de Luísa Ducla Soares, com a sua obra Desejos de Natal (2007), que hoje visitou os meninos da EB1 de Arazede, na Hora do Conto. Depois de uma conversa sobre os Direitos da Criança, e da leitura de um poema de Matilde Rosa Araújo dedicado ao tema, todos escutaram atentos a história do Zeca, um rapaz a quem o Pai Natal nunca trazia presentes. Seria porque, no morro onde ficava a barraca do Zeca, as ruas não tinham nome?! Ou porque, ali, ninguém enfeitava árvores de Natal?... Felizmente, houve um Natal autêntico, caloroso e doce, para este menino, que conheceu, finalmente, o "Pai Natal".
Aos alunos do 4º Ano a BE deixou o desafio de ajudarem a montar a nossa "Árvore dos Desejos de Natal". E outras histórias, reais ou imaginadas - porém cheias de verdade - virão ainda aquecer a nossa BE. Fiquem atentos!

sábado, 25 de outubro de 2014

A tua biblioteca escolar: um mapa de ideias

 
Ao longo deste mês de outubro, tem sido esta a noção inspiradora das atividades desenvolvidas na BE. O planisfério desenhado e ilustrado pelos animadores Eduardo e Sandra do ATL expressa bem a viagem que, de ideia em ideia, temos vindo a  propor aos nossos alunos. Leituras, pesquisas, apresentações orais, reflexão, através de diversos meios e suportes, têm-nos conduzido neste mapa.
 
O ponto de partida foi, como já contámos, o encontro com Domingas Monte, que nos levou até às longínquas paragens da sua terra natal. E a viagem continuou. Deixámos o sabor doce da múkua para lembrar o que de bom tem a alimentação saudável, numa atividade que permitiu explorar a Roda dos Alimentos. E, como as palavras são como as cerejas, muitas palavras, curiosidades e histórias surgiram à volta do termo "Alimentação"...
 
Aos nossos utilizadores, deixamos o desafio de lerem, observarem e acrescentarem com novas informações este expositor da BE.
Porém, outras rotas se traçam neste mapa de ideias. A turma do 6º B estive na BE para uma sessão prática, no âmbito da disciplina de HGP. Através da atividade "Historiador Detetive", a BE desafiou os alunos a selecionarem informação biográfica sobre algumas das personalidades históricas ligadas aos Descobrimentos Portugueses, que estes alunos estão a abordar na sala de aula.
Mas muito falta ainda para desbravar no nosso mapa. A viagem vai continuar...

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Vamos falar de Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação, a 16 de outubro, foi assinalado na BE pelas turmas do 9º e do 6º Anos, acompanhadas pelos respetivos professores de Ciências Naturais e por alguns diretores de turma, através de uma reflexão partilhada das aprendizagens feitas nas aulas daquela disciplina.

A atividade distribuiu-se em duas sessões. Em cada uma, os alunos mais velhos, organizados em pequenos grupos, vieram apresentar, sucessivamente, os vários setores da Roda dos Alimentos, abordando os aspetos nutricionais que os distinguem e desafiando os colegas mais novos com perguntas sobre o assunto...
O 6º Ano não se acanhou e houve respostas acertadas e bem informadas!

A reflexão foi, entretanto, enriquecida, em ambas as sessões, com as achegas dos professores de Ciências Naturais. Foi, na verdade, uma atividade interessante, que, da aprendizagem em sala de aula, gerou partilha e diálogo.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Um encontro para recordar

A vinda da escritora Domingas Monte à BE deixou boas recordações por aqui. Por isso, a Lara, a Luana e a Andreia, do 5º A, decidiram partilhar com os leitores do nosso blogue o que com ela e sobre ela descobriram: 
 
No dia 7 de outubro de 2014, a escritora Domingas Monte veio à EB 2,3 de Arazede para nos apresentar o seu primeiro livro para crianças: O gelado de Múkua da Mamita.
Esta escritora angolana nasceu a 10 de dezembro de 1982. Estudou na universidade do Porto e é professora.
A sua sobrinha Mamita foi a sua inspiração para escrever este livro.
O livro fala-nos de um embondeiro. Esta árvore é alta e pode durar séculos! É o embondeiro que nos dá a múkua, uma fruta deliciosa… A múkua dá para fazer gelados e outras sobremesas.
Esta escritora começou a escrever aos 12 anos, é simpática e sonhadora!
Gostámos muito de conhecer a escritora Domingas Monte!
 
Lara Ribeiro-5ºA
Luana Reis – 5º A
Andreia Cavaleiro-5ºA

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Domingas Monte na nossa BE

A abrir o Mês Internacional da Biblioteca Escolar, foi um prazer ter entre nós a escritora angolana Domingas Monte, que esteve recentemente no 1º Encontro Literário de Montemor-o-Velho, Munda Literário, organizado pela Biblioteca Municipal Afonso Duarte. A autora trouxe-nos o seu primeiro livro para crianças, que acaba de ser lançado em Portugal, O gelado de múkua da Mamita (com ilustrações de Manuela Rocha).
Ontem, para os alunos do 5º Ano, este foi um encontro marcante, não só porque ficaram a conhecer pessoalmente a escritora e puderam escutá-la na apresentação da sua obra, mas também pela descoberta que fizeram de novas realidades e de palavras carregadas de mistério: foi com agrado que ouviram falar do embondeiro e da sua grandiosidade e que tentaram imaginar o sabor da múkua, esse fruto delicioso e incomparável...
Nesta obra mistura-se, como num doce, a curiosidade e a gulodice da menina protagonista (e deste público do 5º Ano) com a ancestral sabedoria africana  dos "mais velhos": as árvores podem dar-nos muito e, por isso mesmo, devem ser respeitadas e protegidas.

 
À Domingas Monte o nosso agradecimento e os nossos votos para que, depois desta sua primeira obra para crianças, muitas outras se lhe sigam!

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011