Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 4 de março de 2015

Encontro com João Pedro Mésseder

Foi ontem que os alunos do 5º e do 6º Anos e os alunos da Educação Especial (C.E.I.) conheceram pessoalmente o poeta e escritor João Pedro Mésseder (pseudónimo de José António Gomes), que eles aguardavam com expetativa, desde as últimas semanas.

Em sessões práticas na BE, os alunos do 5º Ano pesquisaram sobre a vida e a obra do autor e, a partir daí, a sua obra Versos com reversos criou a oportunidade para que estes alunos se aproximassem do universo poético de João Pedro Mésseder, lendo alguns dos seus textos e experimentando, também eles, inspirados pelo poeta, o poder mágico das palavras. Foi assim que surgiram os seus próprios versos, com que ontem homenagearam o autor.

Foi como quem reencontra um amigo que os nossos alunos receberam João Pedro Mésseder. Após uma breve apresentação pessoal, o autor dispôs-se a responder às perguntas dos leitores. Sobretudo os alunos do 6º Ano interpelaram o autor com curiosidades como a razão de ser do seu pseudónimo, os seus locais de inspiração poética, ou os autores que, desde a infância, mais o têm marcado... 

Pegando no livro Poesia de Luís de Camões para todos, obra de que José António Gomes é coordenador, o autor explicou como é importante para si distinguir o seu nome próprio do seu pseudónimo; a personalidade e o trabalho de cada uma destas entidades literárias que ele traz consigo e que têm, cada qual, uma existência.
Camões tem sido, de resto, uma das grandes fontes de inspiração do poeta, que recordou ainda outros grandes mestres da poesia portuguesa e mundial, como Eugénio de Andrade e Cecília Meireles, que o despertaram para uma poesia mais íntima das crianças. Desde muito cedo, intuiu que a poesia é um meio privilegiado para chegar ao coração dos outros e para lhes despertar a imaginação.

No seguimento dos poemas tradicionais de Camões, que o nosso convidado leu em voz alta, a Catarina, do 5º A, leu para todos o poema "Materiais" (da obra Versos com reversos), que aqui recordamos:

Materiais

Um coração
faz-se de amoras.

Uma mão

faz-se de galhos.

Uma flor

faz-se de zumbidos.

Uma árvore

faz-se de ninhos.

Um cavalo

faz-se de vento.

Uma nuvem

faz-se de linho.

Um rio

faz-se de silêncio.

Uma casa

faz-se por dentro.

            João Pedro Mésseder, in Versos com reversos
Depois desta leitura, vários alunos do 5º Ano homenagearam, sucessivamente, o autor com os versos que eles próprios tinham escrito à semelhança deste poema. Um exemplo:

Um livro
faz-se de palavras.

Uma janela
faz-se de aventura.

Uma estrela
faz-se de brilhos.

Uma bola
faz-se de liberdade.

Daniel Costa – 5º B

Seguiu-se o poema "Ditos", da mesma obra, lido pelo Lucas, do 5º B: 

Ditos

Ao branco diz o negro:
“Dá-me um grão da tua luz.”

Ao negro diz o branco:
“Ah, o brilho dos teus olhos!”

Ao branco diz o azul:
“Dá-me um pouco da tua água.”

Ao azul diz o branco:
“Dá-me uma nesga de céu.”

Ao encarnado diz o negro:
“Dá-me uma gota do teu sangue.”

Ao negro diz o encarnado:
“A seda dos teus cabelos!...”

Ao azul diz o amarelo:
“Juntemos os nossos teres,

de verde cubramos o chão
das coisas e dos seres.”
                 
               João Pedro Mésseder, in Versos com reversos
E, para surpresa do autor, surgiram, de entre o público, outros versos criados pelos alunos... Exemplos:

Ao laranja diz o cinzento:
“Dá-me um pouco da tua doçura!”

Ao verde diz o laranja:
“Dá-me um pouco da tua esperança!”

               Andreia – 5º A


Ao amarelo diz o verde:
“Dá-me um pouco do teu sol!”

Ao laranja diz o cinzento:
“Dá-me o sabor dos teus frutos!”

               Maria Inês – 5º A

Quando um aluno do 6º Ano perguntou ao poeta por que razão gosta tanto de escrever poesia, este falou-nos da sedução das palavras e do gosto de as explorar, dando como exemplo a experiência partilhada pelos alunos do 5º Ano.  
Prova do prazer que João Pedro Mésseder retira das palavras é uma das mais recentes obras do autor (Tudo é sempre outra coisa, de 2014), que ele fez questão de salientar e da qual nos leu alguns trechos. Foi especial o momento em que o poeta convidou o público a dizer consigo as palavras que envolvem a palavra "Pai" e a palavra "Mãe", demonstrando que também na prosa se pode buscar a poesia:

"Alguma coisa de casa, alguma coisa de árvore, alguma coisa de rosa, alguma coisa de terra, alguma coisa de mar, alguma coisa de lua, alguma coisa de música. É a mãe." (João Pedro Mésseder, Tudo é sempre outra coisa, p. 34).

Este foi um encontro feito de diálogo e de partilha, de dizer e de escutar. Um verdadeiro encontro.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Saúde dos dentes: (re)conhecer a sua importância

Hoje, estiveram na BE as crianças da EB1 do Viso, não só para mais uma visita a este espaço, mas também para um momento de aprendizagem diferente do habitual. Na BE aguardava-as a enfermeira Cristina, do Centro de Saúde de Montemor-o-Velho, que, com a ajuda da professora Natália Gomes (PES), convidámos para as interpelar sobre um assunto da maior importância: a saúde dos dentes.
Ao longo do diálogo suscitado pela enfermeira Cristina, todos mostraram conhecer bem o tema, conscientes dos pequenos gestos diários que asseguram uma boca saudável. 
Aspetos como a evolução dos dentes desde a infância à idade adulta, os perigos que podem ameaçá-los, os cuidados a ter na prevenção de infeções, ou a importância de uma alimentação saudável para a sua saúde e de todo o organismo, foram as questões em destaque.

Após um intervalo para lanchar, na sala de convívio dos "meninos grandes" da EB 2/3, os nossos visitantes regressaram à BE, para apreciar um episódio da conhecida série de animação "Era uma vez o corpo humano" (Barillé: 1987). Depois de uma síntese final dos principais aspetos aprendidos ou relembrados sobre a saúde dos dentes, foi tempo de cada criança entregar o livro que havia requisitado, da última vez que estiveram na BE, e de explorar de novo as estantes, para mais um empréstimo.

Agradecemos à enfermeira Cristina a simpática colaboração. Aos pequenos leitores do Viso, votos de boas leituras!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Uma manhã feita de afeto


Inspiradas pela data de 14 de fevereiro, as crianças do 3º Ano da EB1 de Arazede vieram à BE, para mais um encontro com a leitura. Curiosos e observadores, quiseram perceber como funcionava a organização da biblioteca e, numa breve "visita guiada" pelas diferentes zonas funcionais, recordaram que a comunicação, aqui, se faz através de suportes distintos, dos livros aos DVD, dos jornais e revistas aos computadores e à Internet. Quanto aos livros, descobriram que eles se arrumam de acordo com o assunto de que tratam... E gostaram de confirmar que, sempre que pretendam levar um livro para casa, podem fazê-lo, precisando apenas de solicitar o seu empréstimo. E, conforme reconheceram, sendo estes materiais e equipamentos de todos os utilizadores, há que saber preservá-los.
Passámos, depois, ao tema do nosso encontro: a amizade e as relações interpessoais. A história que estava à sua espera não surgiu de um livro, desta vez. Tratou-se do filme de animação Jantar para dois (J. Perlman, Flaminia: 2007), que retrata uma situação de disputa e conflito entre dois amigos, obrigados a encontrar uma solução, a cooperar e a reconciliar-se.
O filme motivou uma animada conversa, em que as crianças mostraram compreender bem, por experiência própria, como se geram conflitos entre amigos e o que é necessário para os ultrapassar.
A terminar o nosso encontro, a professora Elisabete leu em voz alta o poema "Amigo", de Alexandre O'Neill, que cada criança levou consigo no marcador que a BE ofereceu.
Mas a última surpresa fizeram-na os alunos e a professora Elisabete: um belo livro artesanal, feito de carinho, por todas as mãos do 3º Ano da escola. 




segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Pegadas digitais

Associado ainda ao tema da Internet Segura, abordámos, desta vez com as turmas do 7º Ano, a questão dos Rastos Digitais, essas pegadas que, sem nos darmos conta, vamos deixando no solo virtual do convívio em rede...

Aos nossos alunos, propusemos uma experiência prática: apresentámos-lhes duas personagens, assíduas utilizadoras das redes sociais, mas com hábitos diferentes no que toca a publicação de informação pessoal; os alunos, em pares, confrontaram e avaliaram esses diferentes comportamentos. Depois, em grande grupo, partilharam as suas conclusões. Todos se aperceberam de como são inadequados e até perigosos certos hábitos na comunicação online: neste universo, devem evitar-se as informações pessoais e íntimas detalhadas, sejam por palavras ou por fotos. Em síntese, quanto mais abundante e reveladora for a informação que disponibilizamos acerca de nós, maior será, e mais difícil de apagar, a nossa "pegada digital"... E com ela muitos são os perigos a que nos expomos.
Os alunos mostraram estar cientes dos comportamentos de risco e das suas consequências, na convivência online. Mas... no final de cada sessão, a pergunta impôs-se: terão eles o cuidado de pôr em prática as atitudes corretas? 

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Conhecer e respeitar os Direitos de Autor

O mês de fevereiro tem trazido às BE do Agrupamento várias ações em torno da literacia digital, destinadas a diferentes públicos. Na BE de Arazede, começámos com as turmas do 6º Ano, explorando a questão dos Direitos de Autor. Ao longo de sessões bastante participadas, com referências extraídas do convívio diário destes alunos com DVD, CD, livros ou ficheiros digitais, surgiram verdadeiras palavras-chave, como "sacar", "piratear", "plagiar", ou simplesmente "copiar", que proporcionaram a discussão sobre as suas implicações éticas. 
Esclarecida a noção de "Direitos de Autor", nas suas diversas vertentes, ficou sublinhada a importância de indicar, em qualquer citação, paráfrase ou simples consulta de uma fonte de pesquisa para apresentação de um trabalho, a autoria dessa fonte.
E todos perceberam como é justo o respeito pelos Direitos de Autor, quando confrontados com a hipótese de serem eles os autores - de um vídeo, de uma música, de um texto... 
Serviu-nos de apoio a esta reflexão o site da SeguraNet, com alguns dos seus conteúdos informativos e lúdicos, que aproveitámos para divulgar. E, após o diálogo, um desafio, já a pensar no Dia Europeu da Internet Segura, celebrado a 10 de fevereiro: em trabalho de grupos, os alunos iriam construir breves cartazes, sobre o tema da Segurança na Internet, incidindo cada grupo sobre um subtema específico. Como fonte de pesquisa, teriam o site da SeguraNet, na área indicada para o efeito.
Foi assim que, durante mais algumas aulas de Cidadania, os grupos elaboraram os cartazes na BE, com a orientação das professoras, tendo o cuidado de selecionar e tratar a informação, sem esquecer de a atribuir aos respetivos autores. Hoje, o 6º A apresentou os seus trabalhos e o resultado não ficou nada mal... 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Hora do Conto: A Formiga Horripilante

Ontem de manhã a BE recebeu a alegre visita dos meninos do JI da Bunhosa, para a Hora do Conto. Pequeninos (quase todos com 3-4 anos), mostraram que adoram ouvir histórias e seguem-nas com o maior interesse.

Como têm andado a falar dos "animais da quinta" (e "de casa", como lembrou a pequena Catarina), veio a propósito dar-lhes a conhecer A formiga horripilante, de Liz Pichon (2010), que o Eduardo e a Sandra, do ATL Fernão Mendes Pinto, tão bem apresentaram. 




Das páginas coloridas e vivas deste livro, foram saltando as diferentes personagens, num animado diálogo de vozes, que os meninos seguiam sem pestanejar. Momentos de surpresa, euforia, estranheza, em torno da protagonista, rejeitada pela sua fealdade, tecem uma história muito humana, com a revelação das qualidades únicas desta "formiga", afinal tão importante para os seus companheiros...

Depois da história, as crianças tagarelaram com os animadores, relembrando os nomes dos animais referidos e as qualidades de cada um... O que não conseguiram mesmo foi pronunciar a palavra "horripilante"!... 

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011