domingo, 22 de março de 2015
sexta-feira, 20 de março de 2015
A maior flor do mundo - José Saramago
Neste 1º dia de primavera, prestámos a nossa homenagem às árvores e à floresta, que serão celebradas amanhã. Na EB1 de Arazede, a turma do 3º Ano escutou A maior flor do mundo, de José Saramago, uma obra que, a par da beleza das palavras e de tudo o que nos faz imaginar, nos permitiu refletir sobre a simbologia do gesto do menino protagonista; um gesto que reúne todo o carinho e cuidado que as plantas, as árvores, a floresta nos merecem.
Depois de percorrido o livro, veio a propósito o poema de Luísa Ducla Soares "Quem planta uma floresta" (da obra A gata Tareca e outros poemas levados da breca); um poema que fez relembrar tudo o que a floresta nos dá. Convidados a dar continuidade ao poema, as crianças criaram novos versos, que entretanto disseram em voz alta.
E a atividade não ficou por aqui. A professora Elisabete havia preparado dezenas de corações de cartolina para a criançada recortar; gravada a frase "Gosto muito de ti!", foi só fazer um furinho e passar fio por cada coração...
... e, desta forma, dar um grande abraço às árvores do recreio, como se fossem todas as árvores do planeta!
E porque a leitura e os livros estão em festa esta semana, a turma do 3º Ano tinha uma "prenda" para a BE... Obrigada!
Etiquetas:
Oficina de Escrita,
Viva a Leitura
quinta-feira, 19 de março de 2015
Crescer com a BE: festejando o Dia do Pai
Não podíamos deixar passar em branco esta data e, por isso, decidimos, com as professoras de Ed. Especial, celebrá-la com os alunos do C.E.I. No âmbito da atividade "Crescer com a BE", preparámos para eles um momento especial.
Começámos com a exibição da curta metragem "The Lighthouse" (Po Chou Chi: 2010), que recomendamos vivamente. Trata-se de uma maravilhosa história de afeto entre Pai e Filho, imune à inevitável passagem do tempo e às mudanças da vida. Sem palavras, o filme faz-se de música e imagem, revelando, no fim, um recomeço...
Depois de uma conversa sobre a história, propusemos aos alunos a confeção de uma pequena prenda para oferecer aos Pais. Aqui fica!
Etiquetas:
Saber Aprender,
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
Celebrar a poesia na Biblioteca Municipal Afonso Duarte
Esta manhã, aconteceu poesia na Biblioteca Municipal Afonso Duarte. O Recital de Poesia, que fez parte da cooperação entre a Biblioteca Municipal e as BE do Agrupamento, contou com a participação dos alunos do Clube de Música, e também com o grupo de Expressões Integradas, da nossa escola, orientados pela professora Conceição Luís.
Coube aos nossos alunos abrir o recital, que prosseguiu com várias outras participações de grande qualidade, oriundas do Agrupamento e não só...
Foi uma manhã luminosa, a iniciar a primavera. Feita de música e de poesia!
Etiquetas:
Vamos à Biblioteca
quarta-feira, 18 de março de 2015
Ler sem preocupações!
Na Semana da Leitura, não podíamos deixar de privilegiar a Hora do Conto, que dinamizámos com a colaboração sempre criativa do Eduardo e da Sandra, do ATL. Desta vez, veio à BE o grupo do 1º Ano da EB1 de Arazede, para conhecer o livro As preocupações do Billy, de Anthony Browne (2008), que os animadores leram em voz alta.
Trata-se da história de um rapazinho que vive inquieto com as imagens que, sobretudo à noite, o invadem... Quando o escuro cai no seu quarto e tudo fica em silêncio, não é o sono, nem o sonho, que vêm ao seu encontro; são os terríveis monstros do medo.
Só a avó teve o remédio certo para as preocupações do Billy: tudo o que ele precisava era de fabricar pequenos "bonecos das preocupações", para lhe fazerem companhia. O Billy poderia assim transmitir aos seus novos amigos cada um dos seus medos e seriam eles a guardá-los. E o rapaz sentiu-se mais leve e mais feliz!
Escutada a história, os pequenos ouvintes reconheceram que, também eles, se sentem por vezes assustados, com medo de muitas coisas... Mas o Eduardo e a Sandra tinham a solução: que tal cada um dos meninos "adotar", como o Billy, um "boneco das preocupações"?
Entusiasmados, todos se aplicaram a decorar os seus bonecos, com as mais alegres cores. E o resultado... aqui está:
O nosso agradecimento à Sandra e ao Eduardo.
Boas leituras, sem preocupações!
Boas leituras, sem preocupações!
Etiquetas:
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
terça-feira, 17 de março de 2015
Em exposição na BE...
Ao longo desta semana, a leitura na BE faz-se, também, através das exposições...
Os livros são protagonistas nesta quadra. Por isso, a BE desafiou as crianças do Pré-Escolar e do 1º CEB a apresentarem ilustrações para os seus livros favoritos. E, por entre as ramagens da "Árvore da Leitura", confecionada pelo ATL, foram surgindo agradáveis surpresas!
Pensando nos alunos mais crescidos da EB 2/3, quisemos assinalar também o Dia Mundial da Poesia que se aproxima (21 de março), data que inspirou ontem a atividade "Poemas do mundo - um mundo de poemas"...
Destaque ainda para a exposição dedicada aos "Transportes e meios de comunicação na 2ª metade do séc. XIX", organizada pelos professores de HGP.
Hoje, cada uma das turmas do 6º Ano veio à BE com o respetivo docente desta disciplina, para observar e ler os materiais expostos, relembrando conteúdos explorados nas aulas. A propósito da 1ª viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa e o Carregado, em 1856, os alunos escutaram um trecho de Os Maias, de Eça de Queirós, em que se evoca essa extraordinária experiência!
De seguida, apreciaram pequenos vídeos alusivos aos antigos transportes referidos, como o comboio a vapor, ou o elétrico (passando nas ruas de Coimbra!), e a um meio de comunicação já quase esquecido - o gramofone.
Hoje, cada uma das turmas do 6º Ano veio à BE com o respetivo docente desta disciplina, para observar e ler os materiais expostos, relembrando conteúdos explorados nas aulas. A propósito da 1ª viagem de comboio em Portugal, entre Lisboa e o Carregado, em 1856, os alunos escutaram um trecho de Os Maias, de Eça de Queirós, em que se evoca essa extraordinária experiência!
De seguida, apreciaram pequenos vídeos alusivos aos antigos transportes referidos, como o comboio a vapor, ou o elétrico (passando nas ruas de Coimbra!), e a um meio de comunicação já quase esquecido - o gramofone.
Etiquetas:
Curiosidades,
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
segunda-feira, 16 de março de 2015
Semana da Leitura
Teve hoje início a Semana da Leitura, celebrada em todas as BE do Agrupamento. Em Arazede, começámos da melhor forma, com a atividade "Poemas do mundo - um mundo de poemas", em que juntámos alunos do 5º e do 8º Anos, professores e algumas encarregadas de educação, numa pequena mas bela homenagem à poesia.
Connosco na BE estiveram também o José Marques e o Daniel Brito, do 9º A, aliando a sua música à poesia.
A par de poemas de autores consagrados, e por entre as participações adultas, alguns alunos apresentaram também poemas da sua autoria.
Etiquetas:
BE em Família,
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
Subscrever:
Mensagens (Atom)

