terça-feira, 16 de junho de 2015
Vale a pena recordar...
A Lara e a Bruna, do 5º B, quiseram partilhar com os leitores do nosso blogue uma experiência muito especial. Aqui fica o texto que escreveram...
Espetáculo de bailado em Montemor
No dia 27 de maio de 2015, os alunos dos 5º e 6º
anos do agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho foram ver um bailado
intitulado “A Fada Oriana”. Este espetáculo foi preparado pela Companhia
Nacional de Bailado a partir da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Os alunos foram transportados de autocarro, onde se
sentaram aos pares. Pelo caminho apreciaram as fantásticas paisagens e adoraram
o que os seus sentidos lhes permitiram perceber.
Quando chegaram a Montemor foram conhecer a
biblioteca da escola. De seguida, foram para uma sala onde duas senhoras muito
simpáticas lhes apresentaram um PowerPoint com excertos da obra “A fada
Oriana".
Às onze horas, entraram numa sala enorme e viram a
Companhia Nacional de Bailado a dançar.
Todos adoraram o espetáculo, pois os bailarinos
dançavam muito bem.
“Nós adoramos o espetáculo, foi deslumbrante!” -
disseram os alunos.
No final, alguns estudantes atiraram flores feitas
de papel ou cartolina e fizeram perguntas aos bailarinos.
Depois entraram no autocarro para regressar à
escola, onde chegaram por volta das treze horas.
Trabalho realizado por:
Bruna Rodrigues, nº 3 – 5ºB
Lara Portugal, nº 9 – 5º B
terça-feira, 9 de junho de 2015
Alimentar a imaginação
Na reta final deste ano letivo, os alunos do 5º Ano vieram até à BE durante a aula de Português, para partilhar o livro que conheceram recentemente: O pássaro da cabeça, de Manuel António Pina. Cada um leu em voz alta um poema da obra e houve até quem tivesse dito de cor um ou outro texto...
Este é o "pássaro da imaginação", como esclarece o poeta. E de imaginação sabem os alunos do 5º Ano, que escreveram belos contos à moda tradicional e surpreenderam com os seus versos João Pedro Mésseder, como divulgámos aqui no blogue.
A esta iniciativa, juntou-se ainda uma surpresa. Os alunos que participaram no desafio do mais recente "Autor do Mês" (António Gedeão) foram convidados a ler também, cada um, o poema do autor que escolhera para o desafio. É justo referir que a Lara Portugal, do 5º B, participou várias vezes nesta atividade ao longo do ano. Assim, a BE ofereceu um livro a cada um destes participativos leitores. O nosso desejo é que mantenham o entusiasmo pela leitura e que continuem a contribuir para tornar mais viva a nossa BE!
Etiquetas:
Autor do Mês,
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
quarta-feira, 3 de junho de 2015
Vamos falar de... dependências
Na última sessão da atividade "Vamos falar de...", contámos, mais uma vez, com a presença sempre dinâmica da enfermeira Cristina, do Centro de Saúde de Montemor-o-Velho, que a professora Natália, do PES, convidou a vir à BE. Desta vez, o público foram os alunos do 9º Ano, que a escutaram sobre a questão das dependências na vida dos adolescentes: num quadro de desenvolvimento físico, emocional, mental, numa constante relação, quase sempre intensa, com os outros, os jovens veem-se confrontados com muitas situações que os põem à prova e requerem assertividade.
Na gestão dos afetos, na descoberta da sexualidade ou na procura de novas sensações, através de novas experiências, falar de dependências é falar de escolhas... é falar de consciência e responsabilidade.
Por isso, a enfermeira Cristina abordou frontalmente com os alunos questões tão importantes como o respeito e a dignidade que cada um/a deve exigir para si e garantir ao outro numa relação de namoro; a capacidade de dizer "não" a um cigarro ou a um shot, ainda que o desafio pareça irresistível. Saber enfrentar as pressões do grupo de amigos, quando está em causa a opção por aquilo que mais convém à saúde e ao bem-estar de cada um, é fundamental para uma vida equilibrada e feliz.
Etiquetas:
Vamos à Biblioteca
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Dia Internacional da Biodiversidade
Com o aproximar do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), as leituras na BE têm ido ao encontro das grandes preocupações que rodeiam a preservação da natureza. A partir de breves informações sobre o ambiente no mundo, suas ameaças e necessidades, foi-se enriquecendo a nossa exposição com propostas de leitura, quer informativa, quer literária.
Folha a folha, encheu-se a árvore simbólica do expositor, com os apelos escritos pelas crianças da EB1 da Bunhosa (3º e 4º Anos), que conheceram, na Hora do Conto, a obra Beatriz e o plátano, de Ilse Losa.
Hoje, foi a vez de as crianças da EB1 de Arazede (2º Ano) virem à BE, para participarem na efeméride em destaque. As informações expostas, e as frases dos colegas da Bunhosa, proporcionaram uma conversa sobre as preocupações ambientais - o mote para a história de José Fanha, O dia em que a mata ardeu, que ocupou a Hora do Conto. E os alunos foram desafiados a deixar, também eles, a sua marca no expositor...
Etiquetas:
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
segunda-feira, 27 de abril de 2015
Evocar Abril
A data histórica do 25 de Abril trouxe de novo à BE alguns traços com que queremos evocá-la. Em destaque, a exposição "Antes e Depois: as portas que Abril abriu": breves testemunhos de pessoas que viveram os acontecimentos inesquecíveis da Revolução dos Cravos; uma síntese de doze Direitos fundamentais que a Democracia assegurou, mostrando, comparativamente, a sua precária existência antes do 25 de Abril; exemplos de trechos jornalísticos proibidos pela Censura.
Etiquetas:
Datas com História,
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
quarta-feira, 22 de abril de 2015
"Vamos falar de... relações interpessoais"
As turmas do 8º Ano, que estão a estudar nas aulas de Português a obra dramática Vanessa vai à luta, de Luísa Costa Gomes, participaram, recentemente, em sessões na BE, com a psicóloga Gabriela, dos SPO, que lhes propôs uma reflexão no âmbito das relações interpessoais. Em mais uma ação da atividade "Vamos falar de...", a psicóloga apresentou aos alunos os traços essenciais de alguns dos mais típicos quadros comportamentais que marcam a vida social e afetiva dos adolescentes e não só. Foram, assim, reconstituídos o tipos Passivo, Agressivo, Manipulador e, por fim, Assertivo, com as atitudes que costumam caracterizá-los.
Os alunos, que foram sendo interpelados, acanharam-se um pouco de falar abertamente, mas estiveram atentos e interessados; não houve dúvidas de que reconheceram muito do que foi dito e compreenderam que, apesar da natural tendência de cada um para cair numa das atitudes negativas descritas, nem sempre a mesma, conforme o ambiente (em casa ou na escola; entre os pares ou perante os mais velhos...) - importa sobretudo ter presente a atitude ideal da assertividade, que deve ser cultivada.
Etiquetas:
Saber Aprender,
Vamos à Biblioteca
Subscrever:
Mensagens (Atom)

