Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Neste mês dedicado às BE, são várias as iniciativas com que desejamos dinamizar este nosso espaço. Na rubrica "Autor do Mês" (desta vez, autores), recordamos os Irmãos Grimm e o seu universo mágico: eles fizeram um inestimável trabalho de recolha de velhas histórias, lendas e contos de tradição oral, fixando-os na escrita. E é, em grande parte, graças a esse trabalho que ultrapassou as fronteiras da sua Alemanha natal e se tornou de valor universal, que hoje todos conhecem os Contos dos Irmãos Grimm.
Iniciámos também, neste mês, as nossas "Leituras Cruzadas", trazendo para a BE um tema que está a ser estudado nas aulas de História do 8º Ano: a Peste Negra. A par de informações históricas sobre a terrível epidemia que dizimou milhares de pessoas na Europa do sec. XIV revelamos, paralelamente, notícias sobre a manifestação desta doença na atualidade, em diferentes pontos do mundo, desafiando os nossos utilizadores a descobrirem e partilharem outras informações.
Associado a este tema, O ano da peste negra, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Mas outubro traz também o Dia Mundial da Alimentação, que, uma vez mais, queremos assinalar na nossa BE. Este ano, para além da exposição sobre o tema, a propósito do qual alargamos as nossas propostas de leitura, estamos a preparar, em colaboração com a professora Natália Gomes, do PES, duas sessões para as turmas do 9º Ano, no âmbito da iniciativa "Vamos falar de..."

Também os alunos da Ed. Especial (CEI) iniciaram um trabalho com esta temática, a partir da atividade "Crescer com a BE", no passado dia 12 deste mês. Daqui, levaram  o desafio de criar uma proposta de "ementa saudável" para um dia; no Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), irão expor na BE a sua "ementa".
E também a Hora do Conto irá refletir esta preocupação com uma alimentação saudável. Na obra Contos de animais com manhas de gente (Alexandre Parafita), vamos conhecer "A raposa e o sardinheiro" numa fábula em que o peixe é a iguaria!
De todas estas atividades daremos notícia. Fiquem atentos...

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

De volta à BE


E um novo ano letivo começou. A BE está de volta e com muito para oferecer. Neste recomeço, temos novos livros e DVD que vêm enriquecer a nossa coleção. Aqui ficam alguns exemplos...





Mas há mais... A BE espera por vós. Bom ano e boas leituras!

terça-feira, 16 de junho de 2015

Chegou o Boletim da BE!

Vale a pena recordar...

A Lara e a Bruna, do 5º B, quiseram partilhar com os leitores do nosso blogue uma experiência muito especial. Aqui fica o texto que escreveram...

Espetáculo de bailado em Montemor

No dia 27 de maio de 2015, os alunos dos 5º e 6º anos do agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho foram ver um bailado intitulado “A Fada Oriana”. Este espetáculo foi preparado pela Companhia Nacional de Bailado a partir da obra de Sophia de Mello Breyner Andresen.
Os alunos foram transportados de autocarro, onde se sentaram aos pares. Pelo caminho apreciaram as fantásticas paisagens e adoraram o que os seus sentidos lhes permitiram perceber.
Quando chegaram a Montemor foram conhecer a biblioteca da escola. De seguida, foram para uma sala onde duas senhoras muito simpáticas lhes apresentaram um PowerPoint com excertos da obra “A fada Oriana".
Às onze horas, entraram numa sala enorme e viram a Companhia Nacional de Bailado a dançar.
Todos adoraram o espetáculo, pois os bailarinos dançavam muito bem.
“Nós adoramos o espetáculo, foi deslumbrante!” - disseram os alunos.
No final, alguns estudantes atiraram flores feitas de papel ou cartolina e fizeram perguntas aos bailarinos.
Depois entraram no autocarro para regressar à escola, onde chegaram por volta das treze horas.

Trabalho realizado por:
Bruna Rodrigues, nº 3 – 5ºB
Lara Portugal, nº 9 – 5º B

terça-feira, 9 de junho de 2015

Alimentar a imaginação

Na reta final deste ano letivo, os alunos do 5º Ano vieram até à BE durante a aula de Português, para partilhar o livro que conheceram recentemente: O pássaro da cabeça, de Manuel António Pina. Cada um leu em voz alta um poema da obra e houve até quem tivesse dito de cor um ou outro texto... 




Este é o "pássaro da imaginação", como esclarece o poeta. E de imaginação sabem os alunos do 5º Ano, que escreveram belos contos à moda tradicional e surpreenderam com os seus versos João Pedro Mésseder, como divulgámos aqui no blogue. 

A esta iniciativa, juntou-se ainda uma surpresa. Os alunos que participaram no desafio do mais recente "Autor do Mês" (António Gedeão) foram convidados a ler também, cada um, o poema do autor que escolhera para o desafio. É justo referir que a Lara Portugal, do 5º B, participou várias vezes nesta atividade ao longo do ano. Assim, a BE ofereceu um livro a cada um destes participativos leitores. O nosso desejo é que mantenham o entusiasmo pela leitura e que continuem a contribuir para tornar mais viva a nossa BE!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Vamos falar de... dependências

Na última sessão da atividade "Vamos falar de...", contámos, mais uma vez, com a presença sempre dinâmica da enfermeira Cristina, do Centro de Saúde de Montemor-o-Velho, que a professora Natália, do PES, convidou a vir à BE. Desta vez, o público foram os alunos do 9º Ano, que a escutaram sobre a questão das dependências na vida dos adolescentes: num quadro de desenvolvimento físico, emocional, mental, numa constante relação, quase sempre intensa, com os outros, os jovens veem-se confrontados com muitas situações que os põem à prova e requerem assertividade.

Na gestão dos afetos, na descoberta da sexualidade ou na procura de novas sensações, através de novas experiências, falar de dependências é falar de escolhas... é falar de consciência e responsabilidade.
Por isso, a enfermeira Cristina abordou frontalmente com os alunos questões tão importantes como o respeito e a dignidade que cada um/a deve exigir para si e garantir ao outro numa relação de namoro; a capacidade de dizer "não" a um cigarro ou a um shot, ainda que o desafio pareça irresistível. Saber enfrentar as pressões do grupo de amigos, quando está em causa a opção por aquilo que mais convém à saúde e ao bem-estar de cada um, é fundamental para uma vida equilibrada e feliz.

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Dia Internacional da Biodiversidade

Com o aproximar do Dia Internacional da Biodiversidade (22 de maio), as leituras na BE têm ido ao encontro das grandes preocupações que rodeiam a preservação da natureza. A partir de breves informações sobre o ambiente no mundo, suas ameaças e necessidades, foi-se enriquecendo a nossa exposição com propostas de leitura, quer informativa, quer literária.


Folha a folha, encheu-se a árvore simbólica do expositor, com os apelos escritos pelas crianças da EB1 da Bunhosa (3º e 4º Anos), que conheceram, na Hora do Conto, a obra Beatriz e o plátano, de Ilse Losa.

Hoje, foi a vez de as crianças da EB1 de Arazede (2º Ano) virem à BE, para participarem na efeméride em destaque. As informações expostas, e as frases dos colegas da Bunhosa, proporcionaram uma conversa sobre as preocupações ambientais - o mote para a história de José Fanha, O dia em que a mata ardeu, que ocupou a Hora do Conto. E os alunos foram desafiados a deixar, também eles, a sua marca no expositor...


Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011