Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Os contos tradicionais voltaram a inspirar os alunos do 2º CEB, que escreveram na aula de Português, também eles, textos de sabor tradicional... Aqui ficam dois exemplos!


A abelha e a borboleta

Era uma vez uma borboleta chamada Manuela. Ela gostava muito de dançar, cantar e esvoaçar pelos campos floridos.
Enquanto a abelha Rita transportava o pólen das suculentas flores para fazer o mel para o outono, a borboleta brincava com as flores e namorava com o girassol.
Quando a Rita via a Manuela e o girassol dizia-lhes:
-Namorem, namorem… O outono está a chegar e o frio aproxima-se. Quero saber como é que vocês se vão alimentar. Passam o tempo a divertir-se e não recolhem nada!
Disseram estes ofendidos:
-Preocupa-te com a tua vida, que nós preocupamo-nos com a nossa!
-Está bem. Depois não digam que não vos avisei - respondeu a abelha Rita.
Passados alguns meses, chegou o outono. Estava a abelha Rita dentro da sua colmeia, muito descansada, quando ouviu o som da sua campainha.
-Quem será a esta hora?! - exclamou.
-Sou eu, a borboleta Manuela! Por favor, deixa-me entrar! -respondeu um pouco aflita.
A abelha Rita disse, suspirando:
-Ah! Não me digas que estás sem comida e vieste bater à minha colmeia para me pedir alimento… Será que estou errada?
-Não estás errada. Peço desculpa por não ter ouvido os teus conselhos, mas agora estou arrependida por não ter trabalhado. Podes dar-me um pouco de alimento, por favor?!
-Está bem, mas para a próxima vai trabalhar para os campos. Toma este pote de mel, deve chegar para algumas semanas. Depois, terás de pedir a outra abelha, eu já não te dou mais oportunidades.
A borboleta ficou eternamente agradecida e jurou que no próximo ano iria trabalhar e ajudá-la a carregar o pólen.

A moral desta história é tão clara como a água: é nos momentos de aflição que se distinguem os verdadeiros amigos. E também existe outra moral nesta história: primeiro o dever e depois o prazer.


Andreia Cavaleiro-6ºA
Inês Félix-6ºA
Vítor Badlo-6ºA


A galinha dos ovos de chocolate

            Há muito, muito tempo, na Quinta dos Sobreiros, viviam dois camponeses que eram pobres.
        Um dia, a camponesa descobriu que a sua galinha punha ovos de chocolate e contou ao marido, que ficou entusiasmado por ter uma galinha muito especial.
        De imediato, decidiu chamar os jornalistas que invadiram a quinta.
 A galinha ficou revoltada e chamou os animais para atacarem os jornalistas, que fugiram com grande aflição.
         Depois agradeceu a todos os animais, principalmente ao seu amado galo.
        A cadela e o cão estavam muito felizes por terem ajudado a galinha, pois eram muito convencidos tal como o gato, a gata, o cavalo e o boi.
        Após este acontecimento, o camponês, furioso, tentou matar a galinha, esperando que ela tivesse ovos de chocolate dentro de si, mas esta fugiu apressadamente e foi avisar todos os animais que tinham de fugir com ela para outra quinta, porque o camponês queria matá-la.
        Na sua nova casa, na Quinta do Vale, a galinha e o galo tiveram pintainhos, também especiais como a sua mãe.
        O gato e a gata tiveram um gatinho muito bonito e a cadela e o cão tiveram uma ninhada de cachorros.
        Passado um ano, o camponês da Quinta dos Sobreiros, desgostoso com a fuga dos animais, adoeceu gravemente e faleceu.
        Algum tempo depois os animais souberam da notícia e voltaram para a Quinta dos Sobreiros, onde viveram muito felizes com a camponesa, que era muito bondosa e honesta.

Luana Reis-6ºA
Lara Ribeiro-6ºA 
Diana Pereira-6ºA

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

O que é isso... a "tolerância"?

Foi com esta pergunta que começámos ontem a Hora do Conto na BE, com as crianças do 3º e 4º Anos da EB1 da Bunhosa. "Ser tolerante é ter paciência!", disse o Francisco. "É respeitar os outros...", "É ser amigo de todos...", apressaram-se outros meninos a acrescentar. 
Foi, pois, sob a inspiração do Dia Internacional da Tolerância que a turma escutou a história de António Torrado "Lanças e Escudos". Trata-se de uma narrativa em que um terrível conflito quase acabava em violência... não fosse o sábio conselho de um velho, ajudando a apaziguar os ânimos dos dois protagonistas, que acabaram por se tornar grandes amigos.
A história puxou de novo a conversa à volta da palavra "Tolerância" e de outras que com ela se relacionam. Rapidamente, os meninos perceberam  que há muitas formas de violência, até mesmo nas palavras; que ser tolerante passa por respeitar opiniões, aceitar as diferenças, ser solidário...
E assim passámos a uma outra história, desta vez num suporte diferente: o vídeo. "Jantar para dois" é um filme educativo da Flaminia, que retrata o caso de dois camaleões rivais que, por não querem partilhar, quase morriam! Valeu-lhes o amigo sapo, que os ajudou a fazer as pazes e restabeleceu o equilíbrio na selva...



Depois destas duas belas narrativas, os meninos tinham muito para dizer, no painel que esperava pelas suas frases. E assim fizeram!








quarta-feira, 4 de novembro de 2015

16 de novembro - Dia Internacional da Tolerância

Esta é uma data que costuma marcar a nossa BE e este ano não é exceção. Já a pensar nela, recebemos hoje a visita dos meninos da turma A da EB1 da Bunhosa (1º/ 2º Anos), que vieram conhecer a história "O cão e o gato", de António Torrado. Através do Cata Livros (http://www.catalivros.org/), folheámos esta bela fábula, ilustrada por André Letria. A leitura em voz alta surgiu no seguimento de uma conversa sobre a amizade e as dificuldades que ela, por vezes, coloca. Os conflitos entre amigos são comuns e estes pequenos leitores que o digam... Por isso, finda a história, a nossa conversa continuou, inspirada pela experiência dos protagonistas.
No expositor alusivo ao Dia Internacional da Tolerância, uma frase precisava de ser terminada com boas ideias: "Ser amigo é..." E as palavras certas não se fizeram esperar, com o contributo de todos os meninos.
Do falar ao escrever foi um passo, para estas outras maneiras de dizer Tolerância.

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Saber usar o dicionário

Ainda no âmbito do Mês das BE, desenvolvemos, esta semana, um wokshop com as turmas do 6º Ano, sobre o uso do dicionário da língua portuguesa. Sendo certo que todos, em geral, conhecem a utilidade e o modo como se organiza um dicionário, muitos não reparam, porém, na variedade de elementos auxiliares que acompanham cada entrada (como símbolos e abreviaturas, por exemplo), que aportam informações de grande valor para quem pesquisa. E, para além dos dicionários em suporte bibliográfico, foram relembrados os dicionários online, que permitem uma utilização rápida e prática.
Importante neste workshop foi, também, parar para pensar que, numa mesma entrada, podemos encontrar diferentes significados para um vocábulo, o que nos obriga a ter em conta o contexto em que ele nos surgiu... Houve ainda ocasião para sistematizar algumas regras que presidem à colocação de palavras no dicionário: os verbos sempre no infinitivo; os nomes e adjetivos no masculino, singular...
Depois da apresentação, foi a hora da verdade: os alunos distribuíram-se em pequenos grupos pela BE, para pôr à prova os seus conhecimentos...

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Vamos falar de... alimentação e obesidade

Em torno do Dia Mundial da Alimentação, e a pensar nas turmas do 9º Ano, a BE propôs à professora Natália Gomes (Ciências Naturais/ PES), uma abordagem do problema da obesidade, tão premente no chamado mundo desenvolvido.
Os alunos do 9º Ano  vieram pois à BE, com a professora de Ciências Naturais, para uma aula diferente, que contou ainda com a colaboração da enfermeira Cristina, do Centro de Saúde de Montemor-o-Velho. "Vamos falar de... Alimentação e Obesidade" foi o repto das duas sessões propostas pela BE.
Começámos com a reportagem da SIC "Somos o que comemos" (disponível em: http://player.sicnoticias.pt/2015-04-09-Grande-Reportagem-Interactiva-Somos-o-que-comemos-), que, de forma clara, objetiva e eficaz, proporcionou a base para a reflexão que se seguiu.
Atentos, os alunos absorveram o que foi dito e explicado ao longo da reportagem, não sem uma ou outra manifestação de espanto. Terá sido por isso que alguém, no 9º A, se confessou "chocado" com a realidade revelada.
Ao longo da reflexão, conduzida pela enfermeira Cristina e a professora Natália, foram salientados diversos aspetos de grande relevância focados na reportagem: desde logo, os erros alimentares que, na nossa sociedade, tendemos a cometer - por ignorância ou por irresponsabilidade - e que trazem terríveis consequências para a saúde; o poder avassalador da publicidade, que devemos encarar sempre de forma crítica; o estilo de vida saudável que é necessário praticar, aliando uma alimentação equilibrada ao exercício físico...

Como frisou a enfermeira Cristina, é importante saber fazer desse estilo de vida um hábito - o que não significa que jamais poderemos saborear uma pizza com os amigos! Contudo, essa não pode ser a nossa alimentação habitual.
E, para celebrar esse ideal, o Ricardo, do 9º A, fez questão de nos brindar com um belo bolo de cenoura, que ele mesmo confecionou. A Patrícia preparou uma limonada. Apesar do açúcar, este lanche caseiro e simples foi uma forma eloquente de expressar a mensagem da nossa atividade.

sábado, 24 de outubro de 2015

Hora do Conto no JI da Bunhosa

Neste mês das BE, a leitura tem acontecido por cá sob diversas formas. Ontem, no Jardim de Infância da Bunhosa, reuniram-se crianças e adultos à volta das histórias. A primeira surgiu do livro Desculpa... por acaso és uma bruxa?, de Emily Horn (2007). Na quietude da expectativa, os olhos dos pequenos ouvintes fixavam-se no gatinho Leonardo, o protagonista. Com ele, perceberam que vale a pena olhar à nossa volta e procurar bons amigos. 
E outra história se seguiu, pela voz da mãe da Camila, uma das meninas da sala: Os Três Porquinhos. Com a ajuda divertida dos seus fantoches, esta mãe narradora deu uma nova vida à fábula que continua a encantar-nos. 
Para breve, fica o encontro marcado na BE com este grupo, para mais histórias!

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Outubro - Mês Internacional da Biblioteca Escolar

Neste mês dedicado às BE, são várias as iniciativas com que desejamos dinamizar este nosso espaço. Na rubrica "Autor do Mês" (desta vez, autores), recordamos os Irmãos Grimm e o seu universo mágico: eles fizeram um inestimável trabalho de recolha de velhas histórias, lendas e contos de tradição oral, fixando-os na escrita. E é, em grande parte, graças a esse trabalho que ultrapassou as fronteiras da sua Alemanha natal e se tornou de valor universal, que hoje todos conhecem os Contos dos Irmãos Grimm.
Iniciámos também, neste mês, as nossas "Leituras Cruzadas", trazendo para a BE um tema que está a ser estudado nas aulas de História do 8º Ano: a Peste Negra. A par de informações históricas sobre a terrível epidemia que dizimou milhares de pessoas na Europa do sec. XIV revelamos, paralelamente, notícias sobre a manifestação desta doença na atualidade, em diferentes pontos do mundo, desafiando os nossos utilizadores a descobrirem e partilharem outras informações.
Associado a este tema, O ano da peste negra, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.
Mas outubro traz também o Dia Mundial da Alimentação, que, uma vez mais, queremos assinalar na nossa BE. Este ano, para além da exposição sobre o tema, a propósito do qual alargamos as nossas propostas de leitura, estamos a preparar, em colaboração com a professora Natália Gomes, do PES, duas sessões para as turmas do 9º Ano, no âmbito da iniciativa "Vamos falar de..."

Também os alunos da Ed. Especial (CEI) iniciaram um trabalho com esta temática, a partir da atividade "Crescer com a BE", no passado dia 12 deste mês. Daqui, levaram  o desafio de criar uma proposta de "ementa saudável" para um dia; no Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), irão expor na BE a sua "ementa".
E também a Hora do Conto irá refletir esta preocupação com uma alimentação saudável. Na obra Contos de animais com manhas de gente (Alexandre Parafita), vamos conhecer "A raposa e o sardinheiro" numa fábula em que o peixe é a iguaria!
De todas estas atividades daremos notícia. Fiquem atentos...

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011