sábado, 19 de março de 2016
quinta-feira, 17 de março de 2016
Elos de inspiração na Semana da Leitura
Das histórias exploradas no jardim de infância e revisitadas, depois, no ambiente familiar, nasceram ainda os belos trabalhos que os pais ajudaram a confecionar, partilhando connosco o prazer da leitura em família...
E porque o prazer de ler se contagia, a Semana da Leitura continua, entrelaçando elos de inspiração. Ontem, por exemplo, a BE acolheu um grupo de convidados, de dentro e de fora da nossa
escola, de diferentes gerações, com diferentes experiências de vida,
que partilharam com os alunos do 8º e do 9º Anos as suas vivências da
leitura. Tivemos connosco o Major Manuel Marias dos Reis, ilustre figura da comunidade e autor de Memórias de Arazede (2013), dois ex-alunos desta escola, atualmente no 12º Ano (Inês Agostinho e Rafael Trindade), duas encarregadas de educação (Alice Reis e Sónia Trindade), os dois animadores do ATL Fernão Mendes Pinto (Sandra Noronha e Eduardo Munhoz), duas professoras da EB 2/3 de Arazede (Aurora Martelo - Português; Teresa Almeida - Ciências Físico-Químicas).
Haverá uma idade para se gostar de ler? Será possível aprender a amar os
livros quando estes são escassos e preciosos? Conseguirá a leitura
obrigatória estragar o prazer de ler, ou, pelo contrário, fará descobrir
a beleza de obras que, de outro modo, jamais se conheceriam? Será o
suporte livro o veículo por excelência para a fruição da leitura?Por entra a conversa, destacaram-se as partilhas do Major Manuel Reis, que nos falou da sua experiência de leitura na infância (era o padeiro que lhe emprestava livros, quando o Major, em menino, ia ao pão; assim leu os romances de Camilo Castelo Branco e Júlio Dinis). Também o Rafael Trindade nos mostrou os livros que tem andado a ler, contando o muito que tem descoberto neles...
Atentos, os nossos alunos seguiam a conversa e o bom humor dos convidados. Do muito que se disse, muito ficou ainda por dizer. Acima de tudo, como observou a Inês Agostinho, importa dar a cada livro a oportunidade de ser lido, sem preconceitos, abrindo-nos à sua descoberta e deixando que nos surpreenda.
Mas, como confessaram alguns dos nossos convidados, a leitura anda, muitas vezes, aliada à escrita. E de escrita se faz, também, esta Semana da Leitura. Um outro momento que merece destaque é a atividade "Um nome, uma vida", resultante da exposição sobre o Holocausto, que esteve na BE no passado mês de fevereiro.
Como previsto, as turmas do 9º Ano reuniram-se de novo, para apresentar, cada aluno que o quis, o texto que havia escrito, imaginando um destino para uma das personalidades presentes num dos placards da exposição.
E a Semana continua... boas leituras!
sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016
Memória histórica: relembrar o Holocausto
Em exposição na BE tem estado um importante conjunto de materiais cedidos pela professora Luísa Parreiral, de EMRC, visando homenagear as vítimas do Holocausto, na Segunda Guerra Mundial. Lembrar e dar a conhecer esse passado histórico é condição indispensável para melhor se compreender o presente e fazer o futuro.
E, na sequência desta visita, um desafio foi lançado aos alunos do 9º Ano: perante a interrogação que encima as fotos de variadas pessoas desaparecidas no Holocausto, das quais nada se sabe, para além de um nome e de uma ou duas datas, propusemos que cada aluno imaginasse um percurso de vida, para uma dessas pessoas. Pretendemos um texto, sob a forma de breve biografia, ou diário, ou carta, que reflita o destino imaginado para a personalidade escolhida... Aguardamos com expetativa!
E porque este tema a todos toca, também o 8º Ano está a abordá-lo, sob um outro olhar: o de Anne Frank. No âmbito da disciplina de Português, o 8º B esteve hoje na BE para uma sessão de pesquisa orientada, através do sítio oficial do Museu de Anne Frank, em Amesterdão (http://www.annefrank.org). Associando os riquíssimos conteúdos desta visita virtual à exposição patente na BE, os alunos foram compondo o fio da História, completando uma ficha com as informações recolhidas. Em breve será a vez do 8º A.
"Para construíres um futuro, tens de conhecer o passado". (Otto Frank: 1967).
Etiquetas:
Datas com História,
Saber Aprender,
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016
Internet Mais Segura
Ainda em janeiro, para as turmas do 7º Ano, desenrolaram-se na BE as sessões "Achas que sabes... ler a publicidade?" Também para estas turmas, teve lugar a iniciativa "Achas que sabes... controlar a tua pegada digital?"
O 8º A iniciou a sua participação no concurso da RBE "7 Dias, 7 Dicas sobre os Media", numa atividade articulada entre a BE e as disciplinas de TIC e Ed. Visual.
Mais recentemente, as turmas do 2º CEB, iniciaram as sessões "Achas que sabes... proteger-te online?", cujo tema é, precisamente, o da segurança na Internet. Neste último tema, houve ocasião de conhecer melhor o sítio "SeguraNet" (http://www.seguranet.pt/): alguns dos seus vídeos foram o ponto de partida para o diálogo e para a sistematização de regras de segurança; também os cartazes "O que farias?" ajudaram a questionar certos comportamentos no ambiente digital que nem sempre são adequados.
O 8º A iniciou a sua participação no concurso da RBE "7 Dias, 7 Dicas sobre os Media", numa atividade articulada entre a BE e as disciplinas de TIC e Ed. Visual.
Mais recentemente, as turmas do 2º CEB, iniciaram as sessões "Achas que sabes... proteger-te online?", cujo tema é, precisamente, o da segurança na Internet. Neste último tema, houve ocasião de conhecer melhor o sítio "SeguraNet" (http://www.seguranet.pt/): alguns dos seus vídeos foram o ponto de partida para o diálogo e para a sistematização de regras de segurança; também os cartazes "O que farias?" ajudaram a questionar certos comportamentos no ambiente digital que nem sempre são adequados.
Etiquetas:
Formação,
Saber Aprender,
Vamos à Biblioteca
sexta-feira, 29 de janeiro de 2016
Bons momentos
Desta vez foi na sala do 4º Ano da EB1 de Arazede. Cadernos fechados por instantes, uma história fez-se ouvir. Um ladrão debaixo da cama, conto tradicional português, recontado por Alice Vieira, trouxe momentos de suspense, susto, risos e um final surpreendente, com o qual foi fácil perceber que a verdadeira força reside na coragem e na inteligência.
E outros livros ficaram hoje com esta turma, para serem levados para casa pelos alunos que o desejem... Para lhes abrir o apetite, a professora Elisabete leu um pouco da obra O menino que não gostava de ler, de Susanna Tamaro. Nada como uma pausa na companhia de um bom livro!
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
Elos de Leitura
Sob a imagem inspiradora dos elos que a leitura constrói, o PNL convida-nos a celebrar mais uma Semana da Leitura (14-18 de março de 2016). Na BE continuamos a estreitar laços através do prazer de ler, com que queremos contagiar leitores de todas as idades. No início deste 2º período, a Hora do Conto tem levado os livros e as histórias à sala de aula, para uma pausa prazenteira...
Da sala de aula para a BE, ficamos a aguardar com expectativa o que a leitura fez despertar na imaginação dos ouvintes. Exemplo deste intercâmbio são as ilustrações traçadas pelas crianças do JI da Bunhosa (com a colaboração dos pais), após a escuta de histórias, que as crianças recontaram em suas casas. Desse diálogo, nasceram novas histórias e novas maneiras de as contar...
Já na BE, os "meninos grandes" puderam apreciar e reconstruir esses pedaços de narrativas com que as crianças nos presentearam.
Entre gerações, entre diferentes espaços, diferentes maneiras de ler, entre pedaços de histórias que se contam e recontam se fazem, também, os elos de leitura.
Etiquetas:
Vamos à Biblioteca,
Viva a Leitura
quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Subscrever:
Mensagens (Atom)
