No âmbito da comemoração do Dia Mundial da Poesia, partimos à descoberta de poemas e poetas (até mesmo os da nossa "praça"), terminando assim este 2º Período. Hoje, 25 de Março, passaram pela Biblioteca alguns "Poemas Inesquecíveis", numa sessão de Poesia em que, para além da projecção de textos belíssimos (de autores consagrados e de alunos nossos), houve lugar para a declamação, por alunos, professores e membros do pessoal não docente. A turma do 6º A deslocou-se à BE por inteiro e os alunos brilharam a dizer em voz alta os poemas projectados; o João Paulo Almeida e o Tiago Santos disseram para nós poemas da sua autoria. A Poesia une as pessoas, apela aos sentimentos mais íntimos do ser humano, em todas as épocas e lugares. Hoje, na BE, aconteceu poesia. Partilhamos aqui estes momentos especiais.
quinta-feira, 25 de março de 2010
terça-feira, 23 de março de 2010
Floresta dos Livros - Visitas à Biblioteca Escolar
Ao longo deste ano lectivo, os meninos dos Jardins-de-Infância e do 1º CEB do Agrupamento têm vindo regularmente à BE, em pequenos grupos, para um encontro marcado com os livros e as histórias. É com curiosidade que entram na Biblioteca, onde os espera uma "bancada" de livros coloridos - uma floresta encantada, para ver e explorar. Ao manuseio de tantas obras divertidas seguem-se os momentos de leitura individual ou partilhada, as gargalhadas cúmplices e o chilrear de vozes. Mas a BE é, para eles, um mundo a descobrir: revistas, jornais, livros de BD e as estantes repletas... são irresistíveis.
A certa altura, o grupo é convidado a eleger o seu livro preferido. Juntamo-nos todos no recanto dos sofás e quem quer apresenta o livro que escolheu (título, autor, ilustrador...); pode até ler um poema ou um pouco da história. Por fim, chega a "Hora do Conto" e todos fazem silêncio. De ouvidos e olhos atentos, só as exclamações de surpresa ou os risos atravessam a apresentação da história e as ilustrações.
Quando há tempo, os meninos entregam-se aos desenhos, inspirados nos livros de que mais gostaram.
Luís, o Poeta...
Nesta última semana de aulas do 2º Período, por entre a festa da Poesia,Camões é o grande poeta homenageado, como autor do mês de Março. Em destaque estão Os Lusíadas e outros poemas seus, para além de obras que dele falam ou que se inspiram na sua escrita.
O Carlos Ferreira do 7ºA trouxe à sessão dos "Poemas Inesquecíveis" o texto de Almada Negreiros "Luís, o poeta, salva a nado o poema". Foi uma forma gira de colocar no centro das atenções o autor do mês, integrando-o na sessão poética de hoje. Seguimos viagem rumo ao 3º Período. Novos escritores e novos livros nos esperam! Páscoa Feliz e boas leituras!
Viva a Poesia!
Este ano, o Dia Mundial da Poesia caiu num Domingo. Vai daí, a BE, em colaboração com o Departamento de Línguas, optou por celebrá-lo nas duas semanas que o envolveram. A semana passada marcou o início deste percurso ao encontro da Poesia: nas aulas de LP os alunos têm vindo a explorar a poesia contemporânea em língua portuguesa, (re)descobrindo alguns grandes poetas, e das leituras das aulas a pesquisa estende-se à BE, na procura de livros e de poemas e nas visitas à net. Em exposição, vão ficando as marcas deste percurso, poemas seleccionados e ditos pelos alunos em momentos de partilha com a respectiva turma, aqui na BE, e as ilustrações inspiradas nesses textos.
Esta semana, afirma-se em pleno esta festa da Poesia: para além das pesquisas, que continuam, e das leituras em voz alta, destacamos a actividade "Um Café e um Poema", a ter lugar na Quarta-feira, 24 de Março, na Sala de Professores (um pequeno poema-surpresa junto à chávena do café, a convidar à sua declamação para todos os colegas), e a Sessão "Poemas Inesquecíveis", na BE, no dia 25 de Março, das 12.30h às 13.15h: alunos, professores e pessoal não docente são convidados a virem à BE dizer o poema que consideram inesquecível. A sessão contará ainda com a projecção de poemas, para os que desejarem "improvisar". Promete!...
Sites e blogues mais visitados nestas actividades :
Para os professores e outros adultos da comunidade:
terça-feira, 16 de março de 2010
"Histórias tais, em pano e muito mais" - Semana da Leitura percorre o Concelho
"Histórias tais, em pano e muito mais" foi o título da exposição itenerante que percorreu as escolas do Concelho de Montemor-o-Velho, em torno da Semana da Leitura. A partir das histórias que leram e exploraram, no âmbito do PNL, alguns grupos do 1º CEB do Concelho (Agrupamento da Carapinheira)produziram magníficas ilustrações, utilizando tecidos de diferentes texturas e grande variedade de cores. Como resultado, surgiram os painéis que puderam ser admirados em cada escola por onde passaram. Ali descobrimos Capuchinho Vermelho e a sua floresta, a Menina do Mar (Sophia de Mello Breyner), a Menina dos Fósforos (Andersen), A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas (L. Ducla Soares), entre outras belas histórias, que a todos encantaram.
segunda-feira, 15 de março de 2010
Semana da Leitura 2010
Os «Direitos Inalienáveis do Leitor», segundo Daniel Pénnac, estiveram expostos na principal entrada da escola, dando as boas-vindas à Semana da Leitura. A acompanhar quem por ali passou nesta semana, estiveram também algumas frases convidando à reflexão sobre o muito que a leitura nos dá.
No entanto, a 1ª Semana de Março teve, na nossa escola, momentos altos que fizeram da leitura uma festa. Um desses momentos foi a descoberta e declamação de poemas, na sala de professores, em que a agradável surpresa proporcionou um pequeno-almoço especial.
Entretanto, no dia 2 de Março, contámos com a presença do Dr. Deolindo Pessoa, que veio falar da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto aos alunos do 8º e do 9º Anos e do CEF, encerrando assim as actividades com que a BE, com a colaboração das disciplinas de Língua Portuguesa e de EVT, assinalou os 500 anos da obra.
Mas as leituras em voz alta na BE, conduzidas pela disciplina de Língua Portuguesa, são já um hábito saudável desta escola. Os livros ganham vida nova, as personagens das histórias saltam das páginas impressas, as palavras, o seu ritmo e as suas sugestões adquirem uma beleza mais nítida, assim lidas no ambiente mágico da biblioteca. Escutámos o astucioso Ulisses ludibriando Polifemo, a Menina do Mar desvendando os mistérios mais longínquos, o Limpa-Vias reparando atónito no arroz vindo do céu...
E a Semana da Leitura foi também o pretexto para a descoberta da lírica de Camões, autor do mês de Março. No cenário "marítimo" da exposição dedicada à Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, foi uma surpresa ver e ouvir alunos de diferentes idades dizer alguns sonetos do poeta. Cada poema declamado foi afixado na BE, contribuindo para a exposição em torno do autor do mês, que culminará na última semana de Março.
Por fim, também os alunos da Educação Especial mergulharam nesta maré de leitura. Também para eles, o barco da Peregrinação ultra-marina foi cenário para o encontro com os livros, que eles manusearam, leram e admiraram. Chegada a Hora do Conto, o protagonista foi o livro de Carmen Gil Por que somos de cores diferentes?
Enfim, uma Semana de Leituras.
quinta-feira, 4 de março de 2010
Semana da Leitura 2010
Em plena Semana da Leitura, queremos noticiar os melhores momentos com que temos festejado os livros. A começar, uma chuva de poesia regou a Sala de Professores, com textos de diversos poetas da Língua Portuguesa (séc. XX) a provocar o desejo de os saborear em voz alta. Calaram-se as vozes tagarelas, para escutar com surpresa um poema, e outro e outro. Foi um belo momento de leitura partilhada.
Pela semana fora, muitas têm sido as experiências de leitura em voz alta, na BE, à volta das obras programáticas e não só. Por aqui tem passado o engenhoso Ulisses e a inesquecível Menina do Mar. Mas o grande convidado desta nossa Semana é Camões, o Autor do Mês de Março, cuja lírica os alunos do 5º ao 9º Ano têm vindo a descobrir.
Continua...
Pela semana fora, muitas têm sido as experiências de leitura em voz alta, na BE, à volta das obras programáticas e não só. Por aqui tem passado o engenhoso Ulisses e a inesquecível Menina do Mar. Mas o grande convidado desta nossa Semana é Camões, o Autor do Mês de Março, cuja lírica os alunos do 5º ao 9º Ano têm vindo a descobrir.
Continua...
O Amor é...
O S. Valentim passou pela nossa BE e deixou o amor no ar. Dos postais ilustrados a partir nas aulas de Inglês e de Espanhol, com apaixonadas mensagens, às frases inspiradas sobre o Amor.Ficam aqui algumas dessas frases que alguns alunos, anonimamente, quiseram desenvolver a partir do início O Amor é...
O Amor é...
um sentimento inexplicável
um horizonte sem fim
uma grande dor de cabeça
é sentir calor quando está frio
algo maravilhoso
ter tudo sem ter nada
o que fica depois de se apagar a fogueira.
O Amor é...
um sentimento inexplicável
um horizonte sem fim
uma grande dor de cabeça
é sentir calor quando está frio
algo maravilhoso
ter tudo sem ter nada
o que fica depois de se apagar a fogueira.
Etiquetas:
O que já andámos...
Subscrever:
Mensagens (Atom)