No Dia de S. Valentim, os meninos do 3º e 4º Anos da EB1 da Bunhosa vieram à BE, para uma aula diferente, no âmbito da Educação Sexual. Todos sabiam muito bem que este é o Dia dos Namorados. A ocasião era inspiradora para falar das diferenças que distinguem os meninos e as meninas, do desenvolvimento físico e emocional que lhes permitirá um dia namorar, amar, constituir família.
A professora Natália Gomes, de Ciências Naturais, preparou para estes pré-adolescentes uma sessão que mereceu todo o seu interesse. Após uma revisão de noções já adquiridas sobre o sistema reprodutor masculino e feminino, e das principais mudanças que neles se operam a partir da puberdade, a obra Para onde foi o Zézinho? (Nicholas Allan, 2004) permitiu abordar a questão da fecundação, explicando como se gera um bebé.
Os meninos perceberam ainda que a decisão de ter um bebé requer, não só maturidade física, mas sobretudo as condições necessárias para o acolher, cuidar e amar.
Muito fica ainda por dizer e refletir no que toca a educação sexual. A adolescência trará novas perguntas e respostas mais complexas. Por agora, foi importante sistematizar algumas ideias simples e encará-las de forma esclarecida.