Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A magia da BD

Recebemos hoje na BE o autor de Banda Desenhada Hugo Teixeira, que veio partilhar com os nossos alunos do 5º, 6º e 7º Anos a paixão que, desde miúdo, dedica a esta arte. Autodidata, Hugo Teixeira tem vindo a apurar o seu próprio estilo e, ao longo de cada sessão na BE,   foi desvendando os pormenores do seu trabalho, desde os traços simples que nascem com uma nova ideia, uma nova personagem, até à complexidade das cores e formas que se harmonizam e fazem progredir a narrativa.
Contou-nos que adora desenhar e, quando surge a inspiração, não resiste a transpor para o papel as imagens que o invadem, nem que seja para um pedaço da "toalha" sobre a mesa do café, ou para um dos seus blocos de notas, cheios de rabiscos preciosos... e nem sempre partilháveis!
Mahou na origem da magia (a sua mais recente obra, que construiu em coautoria com Ana Vidazinha) foi o livro que permitiu conhecer esse processo, contado pelo próprio autor. Folheando as suas páginas cheias de cor e de ação, Hugo Teixeira selecionou alguns elementos, para explicar o percurso que leva, em cada prancha, ao resultado final.

 
Em traços rápidos, o artista demonstrou a importância de algumas técnicas,  desafiado pelas folhas em branco ao seu lado. Explicou, por exemplo, a eficácia dos balões que marcam a transição entre vinhetas, ou da represenção visual do espanto de uma personagem a finalizar uma prancha, suscitando a curiosidade do leitor.
 
A exuberância da natureza e da sua profusão de cores atravessa as páginas de Mahou na origem da magia e, talvez por isso, houve entre o público quem perguntasse se o facto de ter nascido em Amarante tem influenciado a maneira como o autor vê a realidade e a desenha. E, sem dúvida, Hugo Teixeira confirmou esse amor pela natureza e pelas cores terra que talvez nasça desse ambiente que marcou a sua infância e juventude.
Foi, de resto, na infância e, mais claramente, na adolescência que ele sentiu surgir a paixão pela BD, desde os tempos em que devorava as histórias aos quadradinhos da Disney ou do Astérix e em que começou a esboçar os seus próprios desenhos. Tal como alguns dos nossos alunos, que gostam igualmente de desenhar... e quiseram surpreender o autor com os seus desenhos em BD. 


Hugo Teixeira produz atualmente para o público juvenil e este seu livro é o primeiro volume de um ciclo, cuja continuação surgirá em breve num novo livro que está já na forja. Mas, como se frisou no diálogo entre o autor e o público da 2ª sessão, a BD não está apenas reservada à infância e à adolescência, nem as suas histórias são forçosamente simples e superficiais. Pelo contrário,  esta forma criativa e complexa de comunicação pode adaptar-se a todas as idades e cruza-se, certamente, com outras artes.
E, acima de tudo, a BD é magia!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011