À semelhança do ano passado, a BE associou-se à reflexão sobre as escolhas vocacionais proposta aos alunos do 9º Ano, sob orientação dos SPO. Assim, contámos, uma vez mais, com familiares dos nossos alunos, para virem partilhar um pouco da sua experiência profissional; dos sonhos e ambições que os levaram, um dia, a fazer escolhas formativas; das realidades que vieram a encontrar no terreno do mercado de trabalho.
Tivemos hoje connosco o fisioterapeuta Fábio Fernando (irmão da Rafaela, do 9º B), que exerce no Hospital Rovisco Pais, na Tocha, e a assistente social Paula Pagaimo (irmã da Mariana, do 9º B), com funções na Casa do Povo de Arazede. Ambos sublinharam a importância de saber escolher, nesta fase crucial dos jovens, já que dessa escolha dependerá, em grande parte, o futuro académico, profissional e pessoal de cada um; uma escolha que deverá ser norteada pela vocação, mas também pelas oportunidades do mercado de trabalho. Foi ainda salientado pelos nossos convidados que a formação nunca está completa; é um processo que se constrói ao longo da vida. Por outro lado, a responsabilidade profissional exige a capacidade de saber ouvir críticas e de aprender com os próprios erros.
Foi, na verdade, uma agradável conversa, participada por diversos elementos presentes. Esperamos ter dado um contributo para a orientação vocacional dos nossos alunos!
Sem comentários:
Enviar um comentário