A 1ª sessão de formação sobre o Acordo Ortográfico teve lugar na BE, no passado dia 12 de outubro, e teve como principal objetivo contribuir para esclarecer algumas dúvidas nesta matéria. A esta iniciativa correspondeu um número considerável de docentes, que acompanhou com interesse e vivacidade os conteúdos que ali foram partilhados. A dinamização ficou a cargo das professoras Aurora Martelo e Isabel Ferreira, com a colaboração das professoras Madalena Leite e Ângela Relvão.
Uma das mais recentes crónicas de Ricardo Araújo Pereira foi o ponto de partida para esta sessão, lançando um breve debate sobre aspetos que fazem a polémica do Acordo.
Seguiu-se uma síntese sobre o percurso da ortografia portuguesa, com especial atenção sobre o séc. XX, em que, por variados fatores histórico-políticos, se busca uma aproximação cada vez mais efetiva entre as diferentes ortografias do Português.
A atenção centrou-se, entretanto, nos principais aspetos gráficos que se alteram com o acordo de 1990.
Por fim, os participantes foram desafiados a pôr à prova o seu domínio do Acordo Ortográfico, atualizando uma "ata" grafada segundo as antigas regras. Um marcador de livros decorado com dezenas de palavras graficamente atualizadas, que oferecemos no final, revelou a solução do exercício.
A esta sessão seguir-se-ão mais duas, uma novamente para docentes, outra para não docentes, sobre o que daremos notícias oportunamente.
Sem comentários:
Enviar um comentário