A preparar o Dia Mundial da Alimentação, que se celebra em breve, o grupo de alunos da Educação Especial, acompanhados pelas professoras Teresa Sá e Virgínia Saramago, foram até à BE, ouvir e falar sobre a alimentação. Bons e maus hábitos alimentares estiveram no centro desta sessão com que a BE pretendeu sensibilizá-los, dando continuidade à atividade que têm estado a desenvolver na sala de aula.
Aliás, os alunos trouxeram consigo uma belíssima "roda dos almentos", confecionada por eles na sala de aula, o que tornou mais apelativa a atividade.
Ao falarmos de bons e maus hábitos em alimentação, temos que esclarecer alguns mal-entendidos... Desafiados a dar uma refeição saudável ao "João Comilão", quase todos selecionaram peças de fruta ou legumes... Ora, uma boa alimentação é muito mais do que isso! Uma revisão da roda dos alimentos ajudou a relembrar a importância da variedade, conjugada com a quantidade certa.
Variedade é uma palavra fundamental, se pensarmos nas diferentes cores dos alimentos e nos nutrientes essenciais a que cada cor está associada.
Depois do desvendar de alguns "segredos dos alimentos", surgiu a oportunidade de os vários alunos, e até os professores presentes, se confrontarem com os seus próprios hábitos, recordando os alimentos de que mais gostam, nem sempre os mais saudáveis... O professor José do Carmo frisou a importância de saber respeitar a digestão e de um pequeno almoço saudável.
Foi uma sessão muito participada, com a alegria e a espontaneidade habituais deste grupo. Agora, a temática da alimentação será retomada na sala de aula, com a produção de trabalhos que serão expostos na BE, na última semana deste mês, sensibilizando toda a comunidade para a importânciade saber comer.
Sem comentários:
Enviar um comentário