Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

segunda-feira, 15 de março de 2010

Semana da Leitura 2010





Os «Direitos Inalienáveis do Leitor», segundo Daniel Pénnac, estiveram expostos na principal entrada da escola, dando as boas-vindas à Semana da Leitura. A acompanhar quem por ali passou nesta semana, estiveram também algumas frases convidando à reflexão sobre o muito que a leitura nos dá.

No entanto, a 1ª Semana de Março teve, na nossa escola, momentos altos que fizeram da leitura uma festa. Um desses momentos foi a descoberta e declamação de poemas, na sala de professores, em que a agradável surpresa proporcionou um pequeno-almoço especial.

Entretanto, no dia 2 de Março, contámos com a presença do Dr. Deolindo Pessoa, que veio falar da Peregrinação de Fernão Mendes Pinto aos alunos do 8º e do 9º Anos e do CEF, encerrando assim as actividades com que a BE, com a colaboração das disciplinas de Língua Portuguesa e de EVT, assinalou os 500 anos da obra.

Mas as leituras em voz alta na BE, conduzidas pela disciplina de Língua Portuguesa, são já um hábito saudável desta escola. Os livros ganham vida nova, as personagens das histórias saltam das páginas impressas, as palavras, o seu ritmo e as suas sugestões adquirem uma beleza mais nítida, assim lidas no ambiente mágico da biblioteca. Escutámos o astucioso Ulisses ludibriando Polifemo, a Menina do Mar desvendando os mistérios mais longínquos, o Limpa-Vias reparando atónito no arroz vindo do céu...
E a Semana da Leitura foi também o pretexto para a descoberta da lírica de Camões, autor do mês de Março. No cenário "marítimo" da exposição dedicada à Peregrinação de Fernão Mendes Pinto, foi uma surpresa ver e ouvir alunos de diferentes idades dizer alguns sonetos do poeta. Cada poema declamado foi afixado na BE, contribuindo para a exposição em torno do autor do mês, que culminará na última semana de Março.

Por fim, também os alunos da Educação Especial mergulharam nesta maré de leitura. Também para eles, o barco da Peregrinação ultra-marina foi cenário para o encontro com os livros, que eles manusearam, leram e admiraram. Chegada a Hora do Conto, o protagonista foi o livro de Carmen Gil Por que somos de cores diferentes?
Enfim, uma Semana de Leituras.






Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011