Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

terça-feira, 22 de junho de 2010

O Quadro Roubado - uma viagem pela Arte

Tal como previsto, o dia 17 de Junho encerrou da forma mais bela (literalmente) um ano de convívio com livros, histórias, poemas e autores. Ilse Losa, Autora do Mês de Junho, foi o último nome deste desfile de grandes escritores, que desejámos variado, de acordo com o nosso público de diferentes idades. Da obra de Ilse Losa, destacámos O Quadro Roubado, um livro que, desde o 2º Período, nos permitiu uma incursão por diferentes áreas da cultura e por outras artes, num trabalho que se pretendeu colaborativo entre vários sectores da vida escolar.
Numa dramatização que envolveu o esforço de professores e alunos, foi recriado na Biblioteca o livro de Ilse Losa, sobre o cenário admirável de muitos quadros pintados no Clube de Artes, sob orientação da Prof. Filomena Neves, por participantes de todas as idades. A ideia desta performance surgiu no âmbito do Autor do Mês, ao escolhermos Ilse Losa e O Quadro Roubado para finalizar o ano lectivo. A prof. Filomena Neves "levou" a mensagem do livro para a sua disciplina de EVT e, pouco a pouco, foi construindo a história que viria a ser encenada.
Para além da protagonista turma do 6º A, destacou-se ainda a participação notável da Joana Bernardo, do 8º A;  a prof. São Luís encarregou-se da selecção musical, que muito contribuiu para encher de vida toda a encenação; a prof. Virgínia Azevedo explorou com as turmas do 6º Ano, nas aulas de Língua Portuguesa, o livro de Ilse Losa, pois sem a compreensão da obra e da sua mensagem essencial não seria possível reinventá-la; o prof. Jorge Silva ensinou a dança israelita com que os alunos do 6º A abriram o espectáculo, recordando as origens de Ilse Losa; a prof. Ângela Relvão preparou e projectou o power-point com os rostos dos pintores evocados durante a dramatização, cada um acompanhado de um quadro seu, representativo do movimento artístico em que se notabilizou;  a prof. Aurora Martelo resposabilizou-se pelos textos informativos sobre os vários pintores e movimentos relembrados, que alguns alunos/ actores disseram durtante o espectáculo, em sintonia com a projecção; em cena, com os alunos, estiveram ainda as profs. Filomena Neves e Ângela Relvão; o prof. João Corticeiro foi o nosso cameraman, realizando a filmagem deste momento especial; a D. Alice Silva, assistente da nossa Equipa, tratou do espaço da BE, antes e depois do espectáculo... E até o Louis Pires, do 9º B, prestável e simpático como sempre, ajudou a arrumar tudo no fim.
A todos quantos estiveram connosco e nos apoiaram (pais, alunos, professores e assistentes operacionais) o nosso agradecimento. São experiências como esta que reavivam o gosto pela Literatura, e, recordando o Professor Cardoso Bernardes, alimentam em nós a paixão de a ensinar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011