Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...

Bem-vindos à Biblioteca Escolar de Arazede! Esperamos pelas vossas visitas...
Biblioteca Escolar

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Histórias e Memórias

Esta tarde, a BE recebeu uma vista muito especial: Vitória Ivo trouxe até nós as suas memórias das paisagens e das gentes de Moçambique, onde foi professora durante 25 anos. A sua vida tem sido uma longa viagem: começou a ensinar em Arazede, quando era ainda muito jovem. Largos anos depois, regressou e aqui permaneceu até hoje. 
Foi um prazer ouvir as suas histórias ("verdadeiras", como fez questão de frisar), intensamente vividas e guardadas para sempre. Como a do homem que aprisionara a chuva e teve que ser denunciado e preso, para que as nuvens pudessem, enfim, derramar-se sobre a terra sequiosa... Como a do leopardo que, uma noite, arranhou meigamente a porta de casa da professora... Ou a dos macacos, tão engraçados, que sabiam abrir as portas e, um dia, se deliciaram com um pão de ló que encontraram sobre a mesa da sala... Ou a das enormes e assustadoras cobras, capazes de engolir cabritos inteiros... Ou a das frutas gigantes, de cores vivas...
Seduzidos, os meninos da EB1 do Viso, que vieram hoje à BE, escutavam, como se um filme se desenrolasse diante dos seus olhos. Do que mais gostaram foi dos animais. Aos poucos, as perguntas ávidas sucederam-se, e a professora voltou, como nos velhos tempos, a ver braços no ar. E a verdade é que ainda não perdeu o jeito!
Memórias de África, de Vitória Ivo, é uma obra que faz parte das estantes da BE. Mas conhecer as personagens, os lugares e as aventuras das suas páginas, pela voz da autora e protagonista, foi uma outra forma de ler: foi uma leitura viva.
O nosso agradecimento a Vitória Ivo por tudo o que partilhou connosco. Ficamos à espera da sua próxima visita!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2013

Boletim da Biblioteca - Junho 2013

Boletim da Biblioteca - Março 2013

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2012

Boletim da Biblioteca - Junho 2012

Boletim da Biblioteca - Março 2012

Boletim da Biblioteca - Dezembro 2011

Boletim da Biblioteca - Junho 2011

Boletim da Biblioteca - Abril 2011